"NPC Performance" - Jornal O
Estado de São Paulo - Ed. 643 - Fevereiro/2004
Computador ajuda a envenenar carro comum
O Estado De S. Paulo
Adeptos não ligam para o que os fabricantes dizem
e
só querem pisar fundo no acelerador
por Cibele Gandolpho
Fábio Alexandre Reolon queria um carro
potente, que empinasse nas arrancadas, a ponto de seu corpo grudar no banco, mas
também não queria gastar muito dinheiro.
Sócio dA NPC Performance, empresa especializada
em chips de potência e combustível, ele usou um notebook
para hackear o chip original de sua Parati 1.0 16V Turbo
e, praticamente sem abrir o capô do carro, transformou os 112 cavalos (cv) de potência originais
em 160 cv.
Essa prática vem crescendo aceleradamente no Brasil,
impulsionada principalmente por jovens fanáticos por
automóveis que adoram "voar" com seus carros
potentes. Eles adotaram a gíria "tunar",
aportuguesando o "tuning" inglês, que significa
afinar ou sintonizar.
O chip de potência fica
na central de injeção eletrônica e
controla o tempo de ignição das velas e a entrada de
ar na mistura com o combustível. O chip original é retirado e devolvido ao proprietário.
Um novo chip é gravado com parâmetros mais radicais de ignição
e carburação. Um teste em tempo real é realizado e o módulo é lacrado e montado
de volta ao local. "Tudo leva, em média, duas horas", diz Reolon.
Outra prática comum é trocar
o chip para tornar o motor bicombustível ou convertido a álcool. Mas nesses casos, só
a alteração do chip não é
suficiente. Outras peças são trocadas para
não prejudicar o motor.
A questão tem causado controvérsia. De um
lado, as lojas especializadas em chips de potência garantem que a troca não
causa nenhum dano ao veículo e o ganho de potência chega até 40%.
Especialistas em injeção
eletrônica dizem que o aumento de potência
é geralmente de 10%, o que é suficiente
para deixar o carro um pouco mais ágil.
O Informática testou duas Parati 1.0 16V Turbo,
uma original de fábrica e outra com o chip alterado. A medição eletrônica
mostrou que os originais 112 cv pularam para 160 cv. Do outro lado, estão
os fabricantes de automóveis que acham a prática irresponsável, já
que um serviço mal feito pode causar sérios danos ao veículo. Os carros com
chips remapeados perdem a garantia de fábrica.
Mas aqueles que "tunam" o carro, costumam esperar
a garantia acabar e pisam fundo no acelerador.
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