“Prepare-se para o Tuning”

Revista Autoreview – Ed. 03

Os fanáticos por carro, atraídos pelo tuning, não medem valores para deixar seus carros mais bonitos e potentes.

Foi criada uma nova definição para algo que é feito há algum tempo, ou seja, a produção de automóveis personalizados. Só que hoje, com o crescimento da tecnologia e do design automotivo, essa atividade se tornou ainda mais atraente, fazendo com que eles desembolsem até dezenas de milhares de reais para deixar seus carros mais bonitos e potentes.

O gosto do brasileiro, em especial dos mais jovens, em personalizar seus automóveis é mais antigo do que se pensa. Já nos anos 70, podiam ser vistos Pumas, Mavericks e até Fuscas com motor repotencializado, carburador alterado e detalhes na pintura. Era a época dos carros incrementados. Começaram a aparecer oficinas especializadas na preparação de motores, direcionadas especialmente para àqueles que mudavam seus carros para tirarem rachas nas ruas ou em autódromos. O ronco forte do motor fascinava os jovens que se desdobravam para deixar seus carros mais “bravos”. Esse mercado de preparação de automóveis, portanto, não é novidade.

Assim como outro setor, o de som automotivo. Essas três áreas – preparação de motores, pintura estilizada e sonorização – hoje estão interligadas e fazem parte do que se convencionou chamar de tuning.
Esse conceito surgiu a partir da exibição de Velozes e Furiosos, em 2001, que mostra o mundo dos carros preparados nos Estados Unidos. Pode-se dizer que o filme foi responsável por uma verdadeira explosão na procura pela personalização de automóveis a partir do momento que entrou em cartaz. “Posso afirmar que, em minha loja, a clientela aumentou 500%”, afirma Marcos Eli dos Santos, proprietário de uma oficina especializada paulistana, a NPC Performance.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

QUER SER UM FRANQUEADO?

© NPC PERFORMANCE 2019 - Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Agência BMC