VW Turbinados - Revista FULLPOWER- Ed. 86 - 2009.
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VW Turbinados / Fator EA-111
Os motores da nova geração VW já estão sendo
desenvolvidos para defender um título conquistado há
décadas: o de "marca mais preparada do Brasil"
...
Texto Teco Caliendo
Fotos Fábio Arantes
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Golf
O preço do seguro e estilo defasado desta 4a. geração do Golf não ajudam.
Porém, uma infinidade de componentes de performance está disponível
para um dos modelos mais preparados em todo o mundo.
Desempenho variável
Por sinal, assim como o preço dos kits, o turbo é um dos itens que variaram na montagem dos três carros: no Polo, há um Garret GT-25 e, no Golf, um KKK K-16. Ambos empregam válvulas de alívio externas para controlar a pressão de 0,8 kg. A SPA 6300 GTS do Gol utiliza válvula incorporada, regulada para 0,65 kg.
Dica FullPower
Prós: é possível comprar componentes de performance em qualquer lugar do mundo e a disponibilidade de acessórios originais é enorme. Graças ao Gol, o motor pode se tornar bem popular para ser preparado. Possibilidade de se instalar uma infinidade de motores VW, até um VR6.
Contras: peças e seguro caros, design ultrapassado.
Próximos upgrades: pistões e bielas forjados, cabeçote preparado, embreagem especial, bomba de combustível externa, freios e volante de direção do Golf GTI de 197 cv, pneus UHP (Ultra High Performance).
Claro que a variação de turbos e de pressão empregada gerou rendimentos diversos. O Gol é mais fraco, tem 184 cv a 5.500 rpm, porém gerou o maior torque do trio, com 32 kgfm, pouco além das 4.000 rpm. O Polo rendeu 192 cv a 5.200 rpm, mas com 29,5 kgfm a 4.300 rpm. O Golf tem a maior potência, com 196 cv a 5.000 rpm, mas o menor torque dos três, com pico de 29 kgfm a 4.700 rpm. Na opinião de Fábio, apesar da menor potência, o Gol é o mais equilibrado, com funcionamento mais agradável. "A válvula incorporada funciona melhor com baixas pressões. A resposta do turbo vem em rotações mais baixas e mantém o Gol sempre aceso".
Um upgrade está planejado para que estes motores suportem mais de 300 cv: bielas e pistões forjados estão sendo fabricados pela Iapel, na Argentina. A embreagem reforçada também está em desenvolvimento na empresa paulista FF Embreagens. O último item é o coletor de admissão de alumínio, fabricado pela Belquip Competições, de São Paulo (SP), que substituirá o original, de plástico.
Será que os EA serão herdeiros dignos do título conquistado há décadas por seus antepassados? Só o tempo dirá. Bons produtos e clientes fiéis já ficou bem claro que a Volks tem...
Turbo KKK K-16 e válvula de alívio externa diferenciam o kit deste Golf.
Uma flange foi soldada no coletor de escape para fixar a KKK.
Os instrumentos (manômetros de turbo e combustível, no detalhe acima)
ODG têm grafismo similar ao do painel original do Golf 1.6.
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