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VW Turbinados - Revista FULLPOWER- Ed. 86 - 2009.
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VW Turbinados / Fator EA-111
Os motores da nova geração VW já estão sendo
desenvolvidos para defender um título conquistado há
décadas: o de "marca mais preparada do Brasil"
...
Texto Teco Caliendo
Fotos Fábio Arantes
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Polo
Compacto premium com ótima qualidade de construção. O Polo oferece
muitas
amenidades
só vistas em carros de categorias superiores.
Seu chassi aceita
muito bem o acréscimo de potência do turbo.
Por falar em intercooler, hoje o componente é parte integrante da preparação. "Montamos um Gol se o 'cooler'. Na primeira puxada, rendeu 20 cv a menos com a mesma pressão. Nas puxadas seguintes, a potência caiu ainda mais. A injeção original reprogramada protege o motor de detonação, atrasando o ponto de ignição, mas o rendimento fica comprometido. Não vale a pena!"
Dica FullPower
Prós: apesar de compacto, tem acabamento premium. Alguns acessórios, sofisticados, principalmente de freio e suspensão, podem ser adquiridos no exterior. Chassi excelente, até a fábrica fez uma versão forte, a GTI, com o EA-827 1.8 Turbo. Graças ao Gol, motor pode se tornar bem popular para ser preparado.
Contras: freios, suspensão, rodas e pneus merecem upgrade. Acessórios são raros e caros. Peças originais caras. Componentes internos reforçados estão em desenvolvimento.
Próximos upgrades: câmbio sera alongado.
Para turbinar qualquer um desses Volks na NPC Performance é preciso investir R$ 8 mil. Em três semanas, um EA 1.6 entra na oficina com pouco mais de 100 cv e sai com, pelo menos, 180cv. Detalhe: operando entre 0,65 Kg e 0,8 Kg de pressão de turbo, o motor torna-se inflexível. Deve-se utilizar exclusivamente álcool como combustível. "É um investimento considerável, mas tenho sossego. Meu carro é zerado e acelera. Estou tranquilo", conta o dono do Gol, Daniel Russo.
Sylvio Silva, proprietário do Polo, concorda com Daniel: "Tenho turbinado desde 1986. Já montei outros carros na NPC Performance. Decidi 'economizar' no Polo e fui a outra preparadora. Gastei R$ 5 mil, fiquei 70 dias sem o carro e não funcionou! Voltei e tive que investir mais R$ 5 mil! Foi uma má escolha, mas agora está tudo bem".
Além dos componentes "turbo" e da calibração da injeção original, o sensor MAP de fábrica, para motor aspirado, é trocado por outro, que lê pressão positiva e permite um funcionamento preciso. "Sem o MAP de pressão não dá para deixar o EA perfeito. Em pouco tempo, o pedal do acelerador cai, simplesmente para de funcionar. É dor de cabeça na certa! Eu garanto", explica o preparador.
Para quem quer montar seu Volks moderno em outro lugar, saiba que todos os fabricantes já desenvolveram kits turbo para os EA. No final de maio, a SPA Turbo, por exemplo, comercializava o kit completo, com turbo SPA 6300 GTS, similar ao utilizado no Gol desta matéria, por R$ 1.690. Na Turbo Anhanguera, o kit sai por R$ 1.570 com turbo Master Power e válvula de alívio externa.
Padronização: o Polo está montado há mais tempo. A disposição dos tubos de
admissão e pressurização é diferente. Desse jeito, encostaria no capô do Gol.
Como é muito utilizado em estradas, este carro terá o seu câmbio alongado
em quase 10% com a adoção do diferencial dos novos Polo 1.6 VHT.
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