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Mídia

VW Turbinados - Revista FULLPOWER- Ed. 86 - 2009.

 


Full Power - capa

VW Turbinados / Fator EA-111

Os motores da nova geração VW já estão sendo
desenvolvidos para defender um título conquistado há
décadas: o de "marca mais preparada do Brasil" ...

Texto Teco Caliendo
Fotos Fábio Arantes


Gol

FullPower - VW Turbo
Caçula, porém forte candidato ao trono! Com comportamento dinâmico
impecável, o novo Gol empolga e pode assumir o legado de carro mais
preparado do Brasil, deixado pelas gerações anteriores do modelo.
FullPower - VW TurboFullPower - VW Turbo

Apesar de continuarem sendo preparadíssimos, motores VW a ar e AP - código de fábrica EA-827 - saíram de linha. Atualmente, apenas a série EA-111 está em produção aqui no Brasil. Nas versões 1.0 e 1.6, ambos VHT (uma evolução, com componentes mais leves e taxa de compressão elevada), equipam Gol, Golf, Fox e Polo.

Será que o motor mais compacto, moderno e eficiente herdará a coroa de "rei dos preparados" do AP? "Se depender do ânimo dos consumidores, acredito que sim", afirma Fábio Reolon, da NPC Performance, de São Bernardo do Campo (SP).

 

Dica FullPower

Prós: Ótimo comportamento dinâmico. É muito provável que se desenvolva uma infinidade de acessórios para o modelo. Visual moderno. Custo de peças razoável na rede autorizada.

Contras: ainda é novo demais e faltam acessórios, inclusive os de fábrica. Upgrade de freio vale a pena. Componentes internos reforçados ainda estão em desenvolvimento.

Próximos upgrades: montado para ser utilizado no uso diário, com discrição, não há intenção de se aumentar a potência. Apesar de ser equipado com sistemas ABS, este carro deve receber upgrade de freios da Powerbrakes.

 

Parcerias

A preparadora já montou mais de uma dezena de Polo e Golf 1.6, como os exemplares prata e vermelho desta matéria. O Gol verde é o quarto carro da nova geração do hatch turbinado pela NPC Performance. "Cada vez que entregávamos um carro equipado com o EA-111 1.6 a montagem, o acerto e o acabamento final melhoravam. Com este Gol, acredito que tenhamos chegado à receita ideal para um carro de uso diário forte, prático e seguro".

Essa receita ideal não seria possível sem as parcerias da NPC Performance no desenvolvimento dos EA turbinados. Coletor de escape, kit de lubrificação, regulador de pressão de combustível e mangueiras de pressurização são SPA Turbo. Pressurização e escape de 2,5" foram produzidos pela Giba Escapes. Injetores, blow-off e a flauta de combustível são componentes originais modificados ou adaptados pela NPC Performance. A flauta de aço inox com saída para retorno de combustível, por exemplo, é dos Seat Ibiza e a válvula blow-off é uma Bosch que equipa os motores VW 1.8 Turbo. Já os injetores, Fábio não divulga medidas nem modelo. O intercooler frontal é da Super Cooler, também de São Bernardo do Campo.

FullPower - VW Turbo
Dos três kits montados, o deste Gol é considerado "a combinação ideal de
componentes" pelo preparador. Rende 184 cv com 0,8 Kg de pressão.
FullPower - VW TurboFullPower - VW Turbo
Para manter a discrição, manômetros de turbo e combustível e
monitor de mistura foram montados no console central.

 


 

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