“Veneno Hi-tech”

Revista Full Power – Ed. 12

Descubra como funciona o emulador, um equipamento de alta tecnologia que permite a reprogramação de chips de injeção eletrônica em tempo real.

Se você tem um carro original com injeção e quer entrar para o mundo dos fuçados, lembre-se que além de boas peças, o acerto final é fundamental para o funcionamento perfeito. O mesmo cuidado deve ser aplicado até para quem está querendo converter o automóvel de gasolina para álcool, ou apenas chipar para ganhar um pouco de potência.

Atualmente, a melhor maneira de afinar o motor é levar o carro a uma oficina que disponha de um emulador em tempo real. O nome assusta, mas trata-se de um aparelho que permite a comunicação da central de injeção com um notebook dotado de um software específico para alterações de mapas de injeção. Na prática, basta localizar e abrir a centralina do carro, retirar o chip e, no seu local, espetar uma ponta do chicote do emulador – a outra extremidade liga-se ao computador portátil.

“O carro funciona normalmente, pois os parâmetros do chip original são pré-gravados no programa do emulador”, ensina Fabio Alexandre Reolon, da oficina paulista NPC Performance, que desenvolve seus projetos através de um emulador em tempo real. Feitas as conexões, é só rodar alguns quilômetros.

A partir daí que a experiência do preparador entra em cena.
“Com o carro andando, vejo os gráficos na tela do notebook”, ensina Fabio. Ele completa: “Uma vez que o cérebro do carro passou a ser o software, e não mais o chip original, posso alterar diversos parâmetros como tempos de injeção e ignição, curva de avanço, etc”.

Para se ter uma idéia do “poder de influência” do emulador sobre o motor, basta dizer que o preparador pode fazer até o carro morrer, através de um simples comando no teclado do notebook. O preparador ainda pode fazer as modificações em qualquer condição de temperatura, carga do motor e relação rpm/pressão no pedal do acelerador.

Obviamente o conhecimento técnico continua sendo crucial para um trabalho perfeito. Ou seja, apesar de toda tecnologia, o preparador continua sendo fundamental, pois uma alteração equivocada resultaria em mal funcionamento do motor.

Por esses fatores explica-se a diferença de preços entre um acerto convencional – no qual o chip recebe parâmetros pré-gravados, independentemente do comportamento dinâmico que ele surte em cada carro – e o ajuste fino obtido através do emulador em tempo real.

Depois de rodar com o automóvel e realizar as devidas mudanças, hora de voltar para a oficina e gravar os novos parâmetros na epron – o chip propriamente dito – e recolocá-la na central.

Pronto! Agora é só usufruir de um carro preparado com equipamento hi-tech e, claro, mão-de-obra especializada.

Tudo o que pode ser alterado através do emulador

Tempo de injeçãoem marcha lenta, parcial e plena carga
Avanço de pontoem marcha lenta, parcial e plena carga
Turbo (original)gerenciamento da pressão em função da temperatura do ar, gerenciamento da pressão em função da rotação, gerenciamento da estabilidade da pressão (overboost)
Limitador de rpmcancelamento ou anulação
Limitador de velocidadecancelamento ou anulação
Sonda lambdaalteração de parâmetros

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