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“Focus com preparação radical”

Revista do Carro Fim de Semana – Ed. 83

O técnico em eletrônica Fernando Bispo dos Santos equipou seu Focus 2.0 16V com turbo, nitro e muitos acessórios. Convertido para álcool, motor agora rende 328 cv e 37, 18 mkgf.

Há tempos o técnico em eletrônica Fernando Bispo dos Santos, de 35 anos, queria um carro turbinado. Segundo ele, contudo, até recentemente as modificações ficavam limitadas a modelos carburados, que não raro, quebravam por causa de serviços malfeitos. Só depois de muito tempo ele se arriscou e hoje roda num Focus turbo. “Antes de comprar esse carro tive um Vectra CD e um Golf GLX e pensei muito em equipá-los, mas o conhecimento dos preparadores e os equipamentos eram precários. Por isso, não quis me arriscar”, diz. Passado alguns anos, contudo, ele resolveu mexer no seu Ford Focus 2.0. O sedã 16V, comprado zero quilômetro em 2002 e transformado para álcool faz, segundo ele, 4 km/l na cidade. “Comecei colocando rodas esportivas, lanternas, acessórios e um som bacana.”

A suspensão é a ar com controle remoto, os amortecedores foram retrabalhados,
as rodas são de 17″ e os pneus , 205/50. No porta-malas há módulos, cilindro de nitro
e até uma tela de DVD de 7″.

Qual a mágica?

Depois, Santos conta que foi tomando gosto pelo assunto. Navegando pela internet ele encontrou uma preparadora que se dizia especialista em motor Ford. “Como eu não tinha conhecimento, acabei acreditando e infelizmente foi o meu maior pesadelo, me custou um motor inteiro e muito estresse.” Mas Santos não desanimou e levou o Focus para a NPC Performance, que, diz ele, recebeu o Ford sem motor e com as peças jogadas em cima do banco. “Hoje me sinto realizado, meu carro está com 328 cv, 37,18 mkgf de torque, turbo e nitro. Valeu cada centavo que eu gastei.” Santos conta que o eixo traseiro é da versão Ghia e foram instaladas embreagens de cerâmica de seis pastilhas e platô que suporta 1200 libras. O painel, de fundo branco com luzes verdes, ganhou conta giros, marcador da pressão do turbo, da mistura ar-combustível, do combustível, do óleo e do ar das suspensões, além do medidor de temperatura do coletor de escapamento. Pedaleiras e soleiras são da Shutt e os bancos, de duas cores, são revestidos de couro. As lanternas traseiras são da Altezza Cristal, os faróis são Halo projection Euro e os piscas são brancos. Foram colocados ainda spoilers nas laterais e aerfólio traseiro. A dianteira foi toda personalizada, as rodas têm 17 polegadas e os pneus são 205/50.

O freio da frente conta com discos especiais e pastilhas de competição e os traseiros são a disco do Focus Ghia. A suspensão é a ar com controle remoto e os amortecedores foram retrabalhados. O som também é de primeira. Há um Pioneer 9600 MP Premiere com tela de DVD de 7″ no teto e na tampa do porta-malas, além de quatro kit Midbass nas portas, módulos para ass portas e tampa traseira, onde estão instalados dois alto-falantes de 6″ e dois sub graves de 12″. Para não faltar energia para essa sonzeira, foram instalados uma bateria de 80 ampères e um capacitador digital.


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