Skip to main content

“Sonho alcançado”

Revista Full Power – Ed. 46

Com kit turbo, sonzeira pesada e visual diferente, a realização de um sonho saiu melhor do que a idéia inicial!

Ser jovem é ter pouco compromisso, viver uma vida tranqüila e sonhar bastante. William Kassagui, microempresário de Santo André (SP), também passou por isso até 25 anos de idade. Uma picape vermelha era o seu desejo sobre rodas. Em 2004, o sonho se realizou ao adquirir uma Montana Sport, top de linha, zero km. A história é mais complicada do que se parece: a primeira vez que turbinou sua picape, uma oficina não soube acertar o motor.
A escolha caiu então para a NPC Performance, de São Bernardo do Campo (SP). O preparador Emerson “Gordo” Soares colocou pimenta na preparação com um turbo kkk, modelo k16, trabalhando com 0,8 kg de pressão. O motor 1.8 8V deixou de ser flexível: hoje, só roda no álcool. Os bicos originais foram trabalhados e agora tem vazão 250% maior que os originais. Duas novas bombas entraram na jogada: uma externa de VW Gol GTI e outra interna de GM Blazer, ambas para utilizar álcool. A válvula de prioridade Beep Turbo garante o espirro (acredito: é alto!). Coletor de escape e escape de 2,5″ (com um abafador da stock-car) são obras da Giba Escapes.

William define a sensação de pilotar a picape após turbinada: “Aprendi a dirigir de novo! Seu torque ficou muito mais forte”, diz ele. Fomos obrigados a comprovar na prática! Ao encher o turbo e sair rasgando em primeira marcha realmente sente-se a força do quatro cilindros em linha. Numa troca rápida na alavanca de curso longo, destraciona mais ainda. A partir de terceira os pneus param de lixar o asfalto e é só alegria até os 220 km/h. Mas Gordo alerta: “As bielas originais são fracas para o turbo. Precisam ir para o banco de reserva e dar lugar à componentes forjados”. No dinamômetro o resultado é surpreendente! São 197 cv com 28 kgfm de torque contra os 114 cv originais.
O visual não ficou ao léu, a começar pelas rodas 17″ com pneus 205/45. A Drift Suspension, de São Bernardo do Campo (SP), providenciou um kit de suspensão a ar da Air Lift. O carro está bem confortável e seguro. Para controlar a altura da suspensão, basta apertar o botão no console para encostar o assoalho no chão. Internamente, acessórios Shutt. Os bancos foram revestidos em couro, assim como a coluna do motorista que tem quatro instrumentos: manômetro de turbo, combustível, óleo e shift-light com conta-giros digital. No painel estão os instrumentos da suspensão.

Da Excessound de Mauá (SP), veio novo sistema de som. O painel agrupa CD e MD-player Kenwood. Seu som é reproduzido em um kit duas vias Rockford Fosgate. Os graves, apesar de fortes, não “agridem” o passageiro, isso é trabalho da caixa band-pass feita em madeira MDF e acrílico, onde há um subwoofer Bravox Endurance 2k de 12″. Ao seu lado, fica o amplificador Boss Audio de 4 canais. Todo o espaço é revestido em couro cinza e tem iluminação com led’s azuis. “O som tem um palco sonoro animal! Dá para ouvir lounge (um techno tranqüilo), meu ritmo predileto”, explica William. Para quem “pediu” apenas uma picape vermelha e ganhou turbo, som, visual… Nada mal, hein?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GOSTOU?

FALE CONOSCO

    Abrir bate-papo
    Fale Conosco
    Olá 👋
    Podemos ajudá-lo?