“Penélope Poderosa”

Revista Full Power – Ed. 48

Palio repleto de toques femininos como pintura rosa com aplicação “fantasma” para cobrir a carroceria alargada. Interior pra lá de personalizado, sonzeira forte, e motor turbinado estão presentes para detonar em exposições e campeonatos…

Nos últimos tempos, uma reviravolta levou as mulheres a ocuparem novos espaços na sociedade, sejam profissionais ou não. Um desses universos “invadidos” é o dos automóveis, inclusive os modificados. De olho nos últimos eventos, podemos encontrar inúmeros carros com toques femininos. Os veículos mostram delicadeza com bicho de pelúcia e abuso da cor rosa. Este é o caso da “tuning girl” Silvia Oliveira, de São Paulo (SP). “Gosto muito de carros mexidos. É um vício!”, conta ela, que começou a alterar veículos ao comprar um Chevrolet Kadett. Logo depois veio este Palio ELX 2001, originalmente vermelho.
Na Dimension Xtreme Customs, da capital Paulista, o projeto ficou sob controle dos “hermanos” Juliano e Daniel Barbosa: o Palio evoluiu. Os pára-lamas foram alargados na lata e acomodam numa boa as novas rodas TSW X-Treme de 17″, calçada com pneus 195/40. Saias laterias acompanham o novo shape do Fiat, agora mais baixo em cerca de 5 centímetros: como se trata de um sistema de rosca (Fênix, SP) está regulado nessa altura mas pode ser socado até o talo.

A grade dianteira foi fechada enquanto o capô foi alongado no estilo bad-girl. “É diferente do comum: foi alongado com linhas redondas, num toque feminino”, brinca Juliano. Os novos pára-choques confeccionados em fibra de vidro são da KM Tuning. Ambos foram aumentados em suas laterais para “casarem” com os pára-lamas. Na cabine de pintura dos irmãos, o Palio ganhou uma das principais modificações do projeto: a pintura.
“Para chegar nesse tom de rosa, criamos uma tinta poliéster com pigmentos de cosméticos”, conta Daniel. Por toda carroceria, aparecem 48 grafias fantasmas (os famosos ghost’s): são flores, estrelas, corações e as palavras Tuning Girl, denominação criada por Silvia. Juliano explica a técnica fantasmagórica: “Após criar a tinta, fazemos um tom ligeiramente mais escuro para grafitarmos. Depois, cobrimos tudo com a tinta da carroceria”, explica. Para trazer o brilho de volta, foram necessárias oito camadas de verniz.

Debaixo do capô deste rosado está um quatro cilindros Fire 1.0 8V, turbinado por Emerson “Gordo” Soares, da NPC Performance, de São Bernardo do Campo (SP). O novo alimentador é um turbo Master Power T2 e trabalha com pressão de 0,5 kg.

A gasolina entra no tanque e passa pelos bicos com vazão 70% maior que a original. Um dosador HPI entrou em cena. “Alguns preparadores julgam ele muito grande, mas caso a pressão aumente ‘do nada” ele segura a bronca e não compromete a saúde do motor”, conta Gordo. Todo o escape é de 2,5″, obra da Binho Escapes de São Paulo (SP). A potência passou dos 55 cv originais para 101 cv medidos em dinamômetro Dynotech. “Ficou bem mais gostoso dirigir. Motor e suspensão com apetite de verdade e rodas de medida mediana para manter o conforto original”, conta Silvia, satisfeita com o projeto.
Na Kroko Kar, de São Paulo (SP), Fabio d’Elia ficou responsável pela personalização interna e sistema de som. “O interior é a parte preferida do meu carro: confortável e delicado. Coisa de mulher”, fala Silvia. O painel ganhou duas novas cores: pink e branco. Novos modelos de carpete entraram no Palio, de cor branca. Os bancos foram revestidos em couro da mesma cor. Volante, manoplas e pedaleiras são da Shutt. Na coluna A, está um pod com instrumentos: hallmeter, manômetro de combustível e turbo, além de um shift-light, todos da Beast Racing.
O som nasce no painel, onde está localizada a unidade principal, um DVD-player soudstream completão, que reproduz CD e MP3. Logo abaixo, fica a tela Boss de 5.6″. Um kit de duas vias de Bomber reproduz o estéreo na viatura, enquanto a parte inferior das portas levam os midbass 6″. Os agudos são responsa de tweeters, fixados pertinhos dos retrovisores com repetidores de pisca.

Com estrutura montada em madeira MDF e fibra de vidro, o porta-malas acomoda os demais equipamentos. Na parte superior do compartimento de bagagem, há outro kit duas vias, semelhante ao dianteiro, voltado para quem senta no banco traseiro. No compartimento propriamente dito, estão os quatro subwoofers Bomber de 10″, da linha Slim: dois foram montados com imã para fora, enquanto o outro par exibe suas calotas. O acabamento segue o padrão: pink e branco. Para fazer bonito no eventos, Silvia também recheou a tampa do porta-malas. Um terceiro kit duas vias Bomber e uma tela de 7 ” ficam acomodados em uma peça de fibra.
Quando o Palio está na rua ou eventos, a cena é de Silvia. A loira acumula uma série de troféus na estante de sua casa. Porém, a vida de um carro alterado nesse ponto é dura! Fora dos eventos vive em oficinas e lojas ganhando novas modificações. “A cada hora, algo novo fica pronto. Não tem como enjoar”, finaliza Silvia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

QUER SER UM FRANQUEADO?

© NPC PERFORMANCE 2019 - Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Agência BMC