"Audi A3 Turbo" - Revista Auto Power - Ed.
20 - Fevereiro/2003
Testando o Audi que a NPC Performance Chips preparou
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Audi A3 Turbo
Mesmo pesando 200kg a mais por ser blindado, a boa preparação
deixou o Audi com rendimento surpreendente.
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Conversando com o preparador Fabio Alexandre, da NPC Performance Power Chips
de São Paulo, eu disse que havia muita curiosidade no mercado
sobre a preparação de carros AUDI, em especial, o
Audi 1.8 turbo. O preparador prontamente arrumou um modelo para
a matéria, mas pediu que o nome do dono e a placa do carro
fossem excluídos, para garantir a privacidade do proprietário.
O AUDI testado recebeu adereços externos (kit aerodinâmico)
aumentando ainda mais o apelo visual. Novos pára-choques,
saias laterais e a pequena asa traseira deram ao carro um visual
mais agressivo. As rodas do modelo Avantgarde possuem aro de 17
polegadas e foram calçadas com pneus Sumitomo nas medidas
225/45. Além disso, a suspensão foi recalibrada utilizando
novos amortecedores e molas especiais para garantir a estabilidade
do conjunto que é mais pesado que o original, pois o carro
é blindado.
O interior é basicamente original e somente foram adicionados
os novos relógios de pressão de combustível,
hallmeter e o relógio marcador de pressão de turbo.
Todos da marca AUTO METER.
O
motor foi preparado recebendo uma receita eficiente, de custo reduzido,
mas que não necessitasse de abertura do motor e nem sacrificasse
a durabilidade do conjunto. Optaram por uma nova turbina Master
Power .48 .42 que proporcionou mais fluxo e pressão, que
agora fica na casa de 1,5kg com o motor movido à gasolina.
Um novo coletor de escapamento com maior vazão, em conjunto
com abafadores e canos intermediários mais largos e livres
de restrição liberaram os gases do sistema de escapamento.
Sem contar que um novo chip foi desenvolvido especialmente para
esta preparação, buscando curva ideal de ignição
e combustível, adequados aos novos bicos injetores que também
foram aumentados e tiveram sua vazão 15% acima do sistema
original.
Para completar, foram instalados uma válvula Pop-Off, filtro
de ar K&N de alto fluxo, uma nova borboleta de admissão
que recebeu trabalho interno, visando melhorar sua capacidade de
vazão e eliminando a progressão do acelerador. Os
tubos de captação de ar também receberam atenção
especial, foram confeccionados em aço inoxidável e
deram ao cofre do motor um visual mais esportivo em conjunto com
as peças cromadas e algumas pintadas.
Mesmo pesando 200kg a mais que o original, pois o modelo AUDI testado
é blindado no nível 3, o carro tem uma boa pegada
de média rotação para alta. A turbina enche
rapidamente e o corpo é mantido pressionado ao banco em todas
as marchas. Poder provar um AUDI turbo, especialmente este devidamente
preparado para a rua, foi extremamente prazeroso. Não só
por andar em um carro confortável (bancos dianteiros), bem
acabado e muito bem construído, mas sim por ser rápido
o suficiente para fazer meu coração animar a cada
acelerada. A preparação foi bem executada e o rendimento
surpreendeu as expectativas durante os testes.
Para um apelo visual ainda mais esportivo, o proprietário
instalou um kit aerodinâmico.
O kit alemão é composto pelas saias laterais, apliques
dos pára-choques e a pequena asa traseira.
Para que o piloto fique sabendo de tudo o que se passa no motor,
foram
acrescentados manômetros de pressão de combustível
e turbo, um hallmeter
que indica a mistura de ar/combustível, todos da Auto Meter.
A válvula Pop-off foi instalada para que a pressão
do turbo
não caia tanto nas trocas de marcha mais rápidas.
O dosador HPI é especial para carros turbo que são
alimentados por
injeção eletrônica, ele tem a função
de regular a pressão do combustível.
Para uma melhor admissão e filtragem do oxigênio
pressurizado
pela turbina Master Power, foi instalado um filtro de ar K&N.
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