
“Domando a Fera”
Revista FullPower – Ed.36
Empresário paulistano transforma seu BMW 325i 92 em uma maquina de causar inveja. |
Emerson Campo é um fã de peso do tuning: em março de 2003, seu antigo carro, um Omegão tunado até os ossos, brilhava nas páginas da FULLPOWER. Agora, o “Gigante” retorna com um BMW 325i 92 lindo e claro, 100% preparado e equipado.
“Esse BM é meu há dois anos. Sinto raiva quando me lembro que ele era o carro que eu malhava enquanto o Omega era preparado”, diz o dono da bagaça. O auto-flagelo faz sentido, afinal este sedan é a coisa rara: segundo dono, lata zerada, motor seis cilindros, câmbio manual – uma verdadeira mosca branca!
Depois de rodar por um tempo com a BMW sem escape e com o interior detonado, Campo resolveu dar a atenção que a máquina merece. O primeiro passo foi frustrante? “Encomendei os pára-choques especiais, mas a loja não acertou a mão em nada. A fibra mal feita e a pintura diferente da cor do carro” lembra o proprietário, que acabou migrando para uma outra oficina de pintura – que finalmente resolveu o problema.
Superado o trauma, O próprio “Homem-Zica” reconhece: ” foi um azar danado! O preparador se perdeu na hora de turbinar e o carro ficou manco. O vacilo foi meu de não pedir referências de trampo antes de autorizar o serviço”. Emerson nega, mas a impecável condição atual de seu BMW nos faz acreditar que ele tomou um banho de sal grosso ou escondeu pimenta no porta-luvas. Hoje, tudo funciona bem e o carro esta show de bola.
A loja Garage R se incumbiu de providenciar as rodas originais de M3 com pneus 225/40 aro 18″, molas especiais rebaixadas e um jogo de amortecedores Kobi. Lógico que andando rebaixado e com pneus largos e de perfil baixo o BMW ganhou em performance, mas teve que lançar mão de uma boa dose de conforto. A equipe da Garage R também mandou ver em um kit de freios da RG Brakes, com discos ventilados/perfurados/slotados (de 330 mm na frente) – o kit traseiro terá 290 mm de diâmetro e já foi encomendado. Mesmo incompleto, é possível sentir a mandíbula (pinça) morder forte o disco, parando o sedã com segurança. O mérito da beleza do conjunto deve ser dividido com outra casa: a Áudio Design. ” Marcelinho” Figueiredo, o dono, diz: ” Alem do som, providenciei os faróis importados, o berço do cilindro de nitro e os acabamentos de performance” . Em poder dos novos faróis (com engel eyes incomparados), a Garage R adicionou dois kits de xenônio, nos focos alto e baixo.
A sonzeira foi montada pela Audi Design há bastante tempo e enche os olhos (e os ouvidos). No interior, o kit de voz de duas vias Diamond Áudio reproduz forte e fiel “som” enviado pelo DVD – player Alpine, turbinado pelo amplificador DB Drive Speed Series A490. Um modulo idêntico da força as freqüências mais baixas envolvidas a um par de subwoofers Diamond de 10″, montados invertidos em uma bela caixa atrás do banco traseiro. Entre os “espancadores” há um mega capacitor de força, da DB Drive. Não há muito o que dizer sobre o acabamento que seja diferente de IM-PE-CÁ-VEL!. O revestimento em tom caramelo acompanha o acabamento da cabine (em couro legitimo, com costura aparente e linha grossa, feito na Domini, de São Paulo).
O tampão sobre o assoalho (com a logo BMW ) e a iluminação branca, vista através dos acrílicos, completam o Vip Style.
550 cv com menos de 1 Kg de pressão
Bonito ele é, mas anda?! ” Montei muitos carros preparados, inclusive de arrancada. Posso afirmar, sem medo de errar, que esse é o melhor que eu já tive “, comemora Emerson, que após muitas decepções, chegou a oficina NPC Performance . Lá, ele conheceu seu xará, o preparador Emerson Soares, o Gordo. Com fome de bons resultado, Gordo decretou: “Vamos arrancar tudo e começar do zero”. Feito isso, o recomeço marcou a aquisição de um turbo K27, da KKK. Pressurização e escapamento (coletor, linha, abafadores e até a ponteira de carbono) são da Giba Escapes – o coletor de admissão, de alumínio anodizado, foi na oficina Lucchesi. A linha de combustível é toda de cobre – não resseca como as de borracha comum.
Ou seja, tudo o que é turbo esta na parte baixa do carro, longe dos olhos, inclusive a maior parte da pressurização. O sistema atua com uma pressão de exato 0,85 Kg, segundo Gordo, que também ajeitou um belo upgrade no sistema de alimentação. São duas bombas exatas (de GTI), flauta trabalhada e bicos injetores de Passat “mexidos” para garantir uma vazão de álcool 300% mais alta do que os originais proporcionavam. Todo esse alimento é preciso para manter os 550 cavalos produzidos pelos seis cilindros 2,5 turbinado – comprovados em teste no dinamômetro, que também apontou torque de 57,0 Kmfg. Longe da frieza dos números e próximo ao calor incendiário do que eles representam na prática, é um grande barato andar nesse 325i. Pisando fundo, o ronco grave emitido pelo escape pede passagem aos domingueiros que insistem em puxar um cochilo na faixa da esquerda. Se a caça for noturna, melhor ainda: dois pares de Angel eyes anunciam a chegada da fera, que pisca seus belos olhos azuis – xenônio como se focasse a presa logo adiante. O bote é letal; que ousa desafiá-la é espancado. É deixado para trás, humilhado.