Skip to main content

“Disfarçado de Original”

Revista Car Stereo Tuning – Ed.62

Palio com visual “careta” esconde 195hp de turbo comprovados em dinamômetro NPC Performance

Existem alguns proprietários que gostam de esconder o que há embaixo do capô, ou procuram não chamar a atenção com carros não muito equipados. Não se assuste se acaso algum dia você for ultrapassado por um Palio branco, ao som dos pneus gritando e o berro da turbina na sua orelha. Caso isso aconteça, vire na primeira rua e esqueça o seu orgulho. Isso pode acontecer se você encontrar este Palio, visualmente original, mas que esconde quase 200 cavalos embaixo do capô.
O proprietário confiou a missão da montagem do seu brinquedo ingênuo à conceituada NPC Performance, preparadora de São Bernardo do Campo. Lá o carro recebeu a instalação e acerto do kit turbo e a Car Stereo Tuning foi chamada para um teste no novo dinamômetro da empresa. Afinal, declarou que é potente, tem de provar!

O motor original Fiat de 1600 cilindradas utiliza o eficiente e rápido cabeçote 16v. Nele foi instalado um kit turbo da Spa Turbo, que quase fica invisível aos olhos quando se abre o motor. Você irá reconhecer que é turbo apenas se procurar a turbina e reparar no filtro que foi instalado no sistema.
A turbina é a modelo T2 da Garret, que utiliza caixa quente .42 e caixa fria .35. A NPC Performance optou por esta turbina justamente para que o carro tivesse uma rápida pegada e respondesse de imediato aos carinhos no acelerador. A pressão utilizada é de 0,9 bar, para não comprometer a durabilidade e lubrificação do conjunto pistões, bielas e virabrequim, que permaneceram originais. Mas podemos comprovar que esta pressão se tornou suficiente para o tamanho da turbina e consequente resposta rápida.

O coletor de escape também é da Spa turbo e segue até a traseira sem fazer muito barulho, escondendo o jogo…
Todo o sistema de injeção foi remapeado pela NPC Performance para uma correta compensação de combustível quando a pressão de turbo cresce. A pressão inicial de combustível é de 1 bar e final de 4,5 bar, usando dosador HPI. A bomba de combustível é derivada da Chevrolet Blazer, preparada para o uso do álcool, que é o novo combustível utilizado no motor. As velas originais foram substituídas pelas NGK BR9ES.

DESEMPENHO

No dinamômetro NPC Performance, os números impressionaram nossa equipe. O carro acelerou rápido e a 5300 giros alcançou 195 cavalos na roda, aonde foi melhor aproveitado o seu torque. O motor tem o corte de giro nos 7300 RPM, mas sabemos que o melhor aproveitamento do torque do motor turbo não está neste giro.
As relações de câmbio permaneceram originais. A embreagem foi substituída por uma cerâmica da Displatô, evitando assim patinagem e transmitindo toda potência gerada pelo motor.
O interior do carro permaneceu original. Apenas o relógio de pressão de turbo no console original da Fiat denuncia que algo diferente deve estar acontecendo embaixo do capô.
É realmente um carro muito interessante de se andar, principalmente por ser bastante dócil em baixos giros e rápido auxiliado pelo motor multi-válvulas Fiat e a pequena turbina. Você arriscaria uma brincadeira com um carro surpreendente como este? Eu não!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GOSTOU?

FALE CONOSCO

    Abrir bate-papo
    Fale Conosco
    Olá 👋
    Podemos ajudá-lo?