“Turbo Legal”
Revista FullPower – Ed.27
Sem encrenca com a polícia: preparador roda com Saveiro tranquilamente todos os dias. |
VW Saveiro 1.6 roda turbinada com pressão no talo (1,9 kg), suspensão sacada, com rodas 17”, som pesado e… Dentro da lei! Saiba como isso é possível
Ao comprar uma Saveiro 99, o preparador Marcos Eli estava tomado por um único desejo: transformar a picape num canhão de rua com visual insano e, principalmente, que não fosse uma fonte de dor de cabeça.
O preparador é um dos donos da NPC Performance, de São Bernardo do Campo (SP) e demonstra muita preocupação em “andar na linha” para não ficar sem o grande amor da sua vida: “Vejo meus clientes gastando uma bala nas carangas e se encrencando com a polícia. Não quero esse tipo de problema, mas também não abro mão de andar com a Saveiro.”
Depois de pesquisar, ele consegui deixar a Saveiro “quente”. Um laudo com uma série de testes foi elaborado e os documentos estão em ordem (veja abaixo).
No motor AP 600 original, um kit de coletor pulsativo da Mack Tech e turbo Lacon S2A com 1,9 de pressão resultaram em 250 cv (na roda) a 5300 rpm. As outras alterações que ajudaram na performance são o comando de válvulas especial e corpo de borboleta NPC Performance (com maior diâmetro).
Além do chip e dos bicos retrabalhados, um outro equipamento foi usado no acerto da caranga: um MAP – sensor que mede a pressão do coletor -, especial para carros turbinados.
“Naveguei na internet muitas noites até encontrar um MAP de pressão positiva, compatível com a injeção MI”, conta Marcos.
Um kit de freio a disco nas quatro rodas – com os dianteiros sarados, ventilados e fresados – da Powerbrakes, seguram a bronca na hora de parar e “enchem” as rodas aro 17”. A única observação é que para usar os discões é necessário também uma roda maior – se não for no mínimo aro 15”, você terá uma surpresa desagradável, além do pneu furado.
Para andar colado no chão com segurança e conforto, a suspensão foi trocada por um conjunto de rosca com molas de 2,5” de diâmetro e amortecedores mais curtos, da Contraste.
Markinhos não esqueceu do interior, tratou de melhorar o acabamento com os bancos de couro e sistema de entretenimento: DVD, CD e sonzeira de responsa com kit de voz Profile e dois subs de 10’’ NAR. Todo o conjunto é empurrado por módulos Audio Bank. O estepe foi enviado para a caçamba para liberar espaço para a caixa selada, atrás dos bancos.
O 1.6 é monitorado por conta-giros com memória, manovacuômetro e manômetro de combustível – tudo da gringa Auto Meter. Para saber se a mistura está sempre correta, um hallmeter da HIS também foi instalado.
O dono da bagaça anda todos os dias, feliz da vida com sua caranga. Não é para menos, ter uma caranga socada e turbinada sem preocupação com lei…Não tem preço!
- Entretenimento de responsa: com o carro em movimento, o monitor de 7” recebeuma capa protetora que impede a sua visualização. A unidade principal e o equalizador são Pioneer. Atrás dos bancos, o espaço é tomado pelos amplificadores de potência, subwoofers e disqueteira
- O motor 1.6 Mi: turbo pulsativo com 1,9 kg de pressão gera 310 cavalos de potência, sem bico extra. Além do chip da NPC Performance e dos bicos retrabalhados, um MAP de pressão positiva auxilia no acerto
- Instrumentação Auto Meter mantém o piloto ligado. O coletor pulsativo deixa o turbo em posição elevada, facilitando a montagem da pressurização.
Bonito na foto
Regularizar um carro fuçado está bem longe de ser uma missão impossível – claro que um carro “equipado” com molas cortadas, pneus carecas ou turbo fumando não tem a menor chance.
A verificação do carro é feita por meio de um teste de rolagem: o carro roda em um equipamento que analisa suspensão, freio e até emissões. Depois, um dinamômetro de chassi verifica a potência e define em qual das alíquotas de IPVA o foguete vai entrar. Quanto mais alta a potência, maior será o valor do imposto.
Além de estar tudo funcionando, outra exigência é a apresentação dos comprovantes de compra (recibos ou notas fiscais) dos equipamentos instalados.
Depois dos testes, é hora da foto. Isso aí, o laudo técnico RTQ 24 (Inspeção de veículos rodoviários automotores – modificação ou alteração artesanal) sai com uma descrição dos equipamentos e com uma foto da caranga.
Digite http://www.inmetro.gov.br/organismos e clique em “Segurança Veicular”. Agora, é só verificar qual empresa credenciada – capaz de realizar o RTQ 24 – está mais próxima de você.