
“Francês Nitrado”
Revista FullPower – Ed. 26
Piloto profissional embarca na onda tuning com seu Xsara VTS. Kit aero, som pesado rodas 17”… De quebra, ainda rola um kit nitro com gás para 80cv: justificável, afinal o dono da bagaça precisa praticar. |
Alexis Pilau acelera desde criança. Começou no kart e hoje pilota protótipos e carros de turismo. Ele está se preparando para ingressar na temporada 2005 da Stock Light e treina toda semana.
Folheando a edição 11 de FULLPOWER, o piloto ficou impressionado com os carros que viu, principalmente um certo A3 prata de um empresa de sua cidade, a CHT tuning de Porto Alegre (RS).
Com a ajuda (e influência) de seu amigo Lucas, mais conhecido como “Garoto Prodígio”, entrou em contato com a CHT e começou uma “viagem sem fim” para que seu Citroën Xsara VTS ano 2001 refletisse sua personalidade e principalmente, sua atitude.
Primeiro, veio um jogo de rodas TSW Evo R aro 17″, o kit aerodinâmico da “local” By Bolla e aerofólio W One que deixaram o visual externo bem ao gosto do dono da bagaça, ou seja, racing.
O interior manteve o tema “de competição”. Consciente de que segurança e qualidade são fundamentais, Pilau optou por equipamentos da recém nacionalizada Sparco. Bancos concha, cintos de segurança de quatro pontas com engate rápido, volante, pedaleiras e manopla de câmbio: tudo é da marca. A preferência pelos equipamentos até rendeu um apelido para o cara na galera da CHT, Spartaco.
Monitorar o funcionamento da nave, é outra preocupação herdada das pistas. Conta-giros C2, da Auto Meter e pod na coluna; com manômetro de combustível, amperímetro e termômetro de água (Shutt) e hallmeter Auto Meter Lunar Series.
E já que para um bom piloto, desempenho é item pra lá de fundamental…um filtro de ar cônico, chip a álcool e bicos retrabalhados pela paulistana NPC Performance e o escape com abafador traseiro Raceway MTR9 saindo do centro do pára-choque traseiro deixam o 2.0 16V mais alegre.
Para aumentar a emoção, o nitro enviado por duas garrafas dão conta do recado. O “tiro” de 80cv é sempre estável – um aquecedor das garrafas mantém a pressão estabilizada. Um purgador, com uma saída no pára-lama esquerdo e outra junto à porta do motorista, completa o kit – e faz uma bela presença.
O gosto de Spartaco pelos tunados foi incorporado por Joana, sua namorada, que em breve vai assumir a nave racing. “Adorei fazer parte deste universo e fiz muitos amigos, mas…preciso cuidar da minha carreira e a Joana é quem vai competir nos campeonatos daqui pra frente”.
Só resta desejar boa sorte para Spartaco nas pistas e para Joana no circuito tuning.
Visual insano no francês, como o aerofólio W One e o kit aero By Bolla; o abafador Raceway domina a cena na traseira.
O 2.0 16V recebeu atenção no visual com o kit de mangueiras de silicone e a pintura da barra anti-torção”.
Porta – malas cheio: par de garrafas de NOS, subs de 12″, módulos e os falantes ocupam todo o espaço.