
“6 canecos de Conforto”
Revista Car Stereo Tuning – Ed.67
Com muito luxo, Omega aspirado ganha preparação de cabeçote para dar mais força ao motor 6 cilindros. |
Nada como um carro que une o conforto à esportividade. Isso sem contar a segurança, pois este é um dos itens de mais importância nos Chevrolet Omega. Agora, se este carro possui ainda aquele ronco característico dos motores de 250 polegadas com escape dimensionado, melhor ainda!
Foi isso que procurou Gerson Ferrari, quando passou por algumas oficinas, na busca de uma preparação de cabeçote, porém utilizando a injeção original.
O cabeçote foi retrabalhado pela Allen Preparações, mais foi o próprio Gerson que ficou incumbido de polir os dutos, já que também trabalha no meio automobilístico. Após este trabalho, cabeçote foi levado a Allen e recebeu uma equalização em banco de fluxo. O comando é um eixo bruto de 278º.
Bielas, bronzinas e virabrequim permaneceram originais, mas o motor recebeu pistões maiores com cabeça reta, próprios para o uso de álcool, o que proporcionou também uma melhor taxa de compressão. O escape do tipo dimensionado, proporcionou maior velocidade na saída de gases, item muito importante em se tratando de motores aspirados. Foi utilizado um tipo 6×2 construído pela Truck escapamentos.
O escapamento do Omega, que ainda exibe no vidro o emblema da Allen Preparações. Abaixo, o carro durante a sessão de fotos na oficina NPC Performance.
Cavalaria
Como Gerson queria manter o sistema de injeção original, levou o carro ate a oficina NPC Performance. A injeção deste modelo é um Bosch Motronic. NPC Performance retirou os 6 bicos originais e fez um retrabalho, no qual os bicos ganharam 60% a mais de capacidade.
Todo acerto do motor foi feito no dinamômetro, isto é, procurando extrair não só uma potência maior, mas uma curva de torque melhor. Com isso, se ganha muito em aceleração e retomada de marcha. O carro rendeu 245 cavalos.
O carro é uma beleza de andar, pois conta com o conforto Chevrolet e a alma do 6 canecos bem acertados. Em nossa sessão de fotos, facilmente os gigantes pneus aro 16 sofreram, acompanhado de um grito alto do motor.
Virando velocidade final com o carro, quem já teve a oportunidade de acelerar Omega, sabe o quanto o carro é estável, mesmo com a suspensão original. Agora imaginem andar facilmente acima dos 200 Km/h, com aquele belo ronco do dimensionado. Perguntem ao feliz proprietário Gerson, ele pode desfrutar destes prazer.