PesquisarPesquisar
Nascarchips nas redes sociais Veja nosso perfil no Facebook Siga-nos no Twitter e saiba tudo
Veja muitos vídeos em nosso canal no Youtube
Mídia

"Verdadeiro Presente" - Revista VWORLD - Ed. 01 - Julho/2007.

 


Verdadeiro Presente

Amizade e criatividade foram os principais
ingredientes no desenvolvimento desse custom especial

Por Cláudia Cardinale
Fotos Marcello Garcia


O carro que você vai conhecer nesta reportagem teve uma história bem diferente da maioria dos veículos customizados que vemos por aí. Nesse caso não houve a participação do proprietário no desenvolvimento do projeto, a não ser com algumas pequenas dicas.

“Preferi assim, pois não fiquei ansioso ou nervoso com o andamento dos trabalhos, não tive que correr atrás de peças e, dessa forma, não sofri com nenhum stress”, afirma o dono que prefere não se identificar.

Essa opção, apesar de parecer loucura para muitos, nesse caso foi ideal, pois o resultado final garantiu total satisfação ao cliente.



O visual agressivo conta com pintura amarela, rodas grandes e muito estilo.

PRESENTAÇO
A idéia do projeto surgiu, na verdade, como um “presente” oferecido ao aniversariante, e proprietário do automóvel, pelos sócios da Braceli Veículos e Serviços Ltda., amigos de longa data, que não mediram esforços para transformar o Fusca 1985 em algo nada convencional, capaz de surpreender pelo requinte de detalhes e estilo.
O projeto demorou um ano para ficar pronto e exigiu muita paciência e criatividade de seus idealizadores. Para chegar ao nível esperado, nada foi poupado nessa customização de ponta, em que restou pouco do estilo original do besouro da VW.

Este Fusca 1985 se transformou em algo nada convencional, capaz de supreender pelo requinte de detalhes e estilo.

Externamente, a tampa traseira foi remodelada, os pára-choques redesenhados e pintados na cor do carro, o capô, inteiramente alisado e o quebra-vento perdeu seu espaço, o que garantiu uma nova identidade ao carro. Se o visual já apavorava e era uma amostra do que estava por vir, a equipe da Braceli decidiu que podia ser ainda mais radical. Para isso, substituiu as velhas maçanetas cromadas por modelos atuais utilizados na linha VW e adaptou os retrovisores de forma a se adequarem a esse visual mais moderno e criativo. Com a base do projeto praticamente pronta, foram realizados alguns retoques finais, como a utilização de uma tampa de combustível semelhante às encontradas em motocicletas e um novo conjunto óptico, que agora ostenta faróis especiais equipados com telas amarelas e lanternas escurecidas.


 


 




Por fim, veio o último detalhe que, segundo Cláudio Celibert, um dos sócios da Braceli, foi também o mais trabalhoso: o alargamento em 8 cm dos pára-lamas, personalização que requer bastante conhecimento profissional. O formato arredondamento da peça e a decisão de não utilizar massa para auxiliar na nova modelagem, pois optou-se por uma técnica artesanal que poucos conhecem por aqui, garantiram estilo próprio ao veículo. Porém faltava algo para o projeto ficar perfeito, ou melhor, dois itens: uma pintura impactante e um jogo de rodas que caracterizasse ainda mais a esportividade do novo Fusca. Para a primeira questão, a escolha recaiu em uma cor muito conhecida dos apaixonados por carros: o amarelo Ferrari, utilizado na Moderna, por exemplo.


 

 

 

Já o jogo de rodas, um dos itens mais importantes na confecção de um automóvel customizado, é da Vaska, modelo VK248 de 17”, equipado com pneus Toyo Proxes 235/45 R17 na traseira e 215/45 na dianteira. Com a adição de suspensão de rosca, a combinação rodas menos altura conferiu ao Fusquinha um visual final matador!

Depois de tudo isso chegamos à parte mecânica, que não ficou por menos. No entanto, aqui foram dados poucos toques para não prejudicar a vida útil do equipamento, que recebeu apenas injeção eletrônica. Além dos cabos de vela Nika de 8 mm e do filtro de ar esportivo, o equipamento ganhou um banho de cromo, que lhe garante agora destaque por onde passa.


QUALIDADE ACIMA DE TUDO
Se por fora ele “já dá o que falar”, por dentro não deixa por menos. O sistema de som, por exemplo, foi desenvolvido pela Leandrini, uma das mais conceituadas empresas do segmento, que optou por instalar um sistema de alta qualidade Lightning Áudio, linha bolt. O conjunto de equipamento de áudio é encabeçamento por um amplificador B300.4, que empurra dois subwoofers de 10”, além de dois pares de alto-falantes.

   


O CD/MP3 Playesr Clarion DXZ955MC com touch screen dá o toque final na obra de arte. O processo de modificação do Fusca, porém, não parou por aí.
Para complementar e deixar o carro com o mesmo ar futurista da parte externa, o interior teve de ser todo reformulado. Para isso, o painel antigo deu lugar a um Gol geração 3, acrescido de manômetros de pressão de óleo, combustível e voltímetro Auto Meter C2.


Toques de arrojo e classe do customizador deixaram este Fusca irresistível, mesmo mantendo a mecânica original.

Ainda na parte interna foram adicionados volantes, manopla e pedaleira Sparco, manopla de câmbio Shutt, além dos bancos, painel e forro de portas, que foram revestidos de couro bege e courvin emborrachado. Os vidros, por fim, receberam sistema elétrico para garantir ainda mais conforto.
Depois de tudo isso só restava perguntar ao proprietário se ele tinha gostado da surpresa. E a resposta não decepcionou:”Foi o meu melhor presente. Ao dirigi-lo me sinto novamente com 18 anos”, finalizou o feliz aniversariante.

 


O estilo "rebaixado" deixa o Fusquinah ainda mais imponente durante as aceleradas.


Voltar

 


Desenvolvimento: Netbit Internet (http://netbit.com.br) / NPC Performance.com, Todos os Direitos Reservados m, Todos os Direitos Reservados. É proibida a cópia de qualquer conteúdo sem autorização.
Hospedagem e Desenvolvimento por Netbit Internet (http://www.netbit.com.br)
Netbit Internet