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Mídia

Estimulante - Revista RACE MASTER- Ed. 05 - 2010.

 


Full Power - capa

Estimulante

Vida nova ao Punto T-Jet, e o melhor
de tudo: simples, rápido e barato.

Fotos e reportagem:
Régis Vasconcellos


FullPower 93

Os carros turbo de fábrica sempre tiveram uma série de up grades de fácil acesso em oficinas especializadas. Assim foi com o Gol 1000 Turbo, Marea e companhia. No caso do Punto, as possíveis melhorias aplicáveis ainda não se difundiram no mercado, talvez por ser um carro de custo elevado (R$ 60.000) e de recente lançamento. Mas para a salvação dos proprietários do hatch compacto, algumas vitaminas já estão à disposição.

A empresa NPC Performance, de São Bernardo do Campo, é uma das que desenvolveu kits de upgrade para o pequeno esportivo. Especializada em acertos eletrônicos há mais de uma década, a oficina conciliou o remapeamento da injeção com algumas melhorias no escape e resfriamento do ar. Os resultados são surpreendentes e não alteram em nada a dirigibilidade, estética e barulho do carro.

FullPower 93

A fabrica de Betim entrega o T-jet com 152 cavalos. O carro chegou à NPC Performance com filtro de ar cônico instalado no lugar do original. O primeiro passo foi realizar a medição de potência para constatar os ganhos futuros . O serviço de dinâmometro foi feito dentro da própria empresa. Após sucessivas medições, notou-se que o intercooler original perdia eficiência com o tempo, e a potência diminuía gradativamente.

A primeira modificação foi na central eletrônica, programada para elevar a pressão inicial e final (overboost) do turbo. O novo sopro é acompanhado do devido enriquecimento de combustível e alcança os mesmos valores de lambda que a fábrica calibrou. Todo o trabalho foi aferido por uma aquisição de dados Inovate. Esse serviço gerou 20 cavalos extras a 3.700 e cerca de cinco a mais no restante da curva – isso sobre a curva já ‘chipada’. Outro grande benefício é o incansável bom rendimento, que mantém a cavalaria sempre nas alturas, sem ‘miserinha’ como o original.

FullPower 93

A finalização do upgrade é a substituição da saída de escape do turbo, o down pipe – nova peça fabricada pela Giba escapamento, que tem fluxo otimizado e fornece os mais preciosos cavalos. O restante do escape é de fábrica. Apareceram mais sete cavalos a 3.700, depois alguns fogem, mas ficam quatro até o motor acabar.

O resultado ésurpreendente, especialmente para os desavisados. Quem pensar que é moleza enfrentar o hatch, tomará um susto. A ótima dirigibillidade, relação de câmbio curta e entrega constante de torque - que aparece muito cedo, dão consistência ao desempenho do carrinho. Visual, consumo e ruído no padrão de fábrica: conforme solicitado pelo cliente. Agora basta passar no caixa e entregar cerca de R$ 2.500,00 ao Fábio Reolon e ao Marquinhos Eli, proprietários da NPC Performance.

FullPower 93

 


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