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"Todo-poderoso Chip" - Revista Quatro Rodas
Nitro - Ed. 02 - Dezembro/2004.
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Todo-Poderoso Chip
Simples e baratos, os chips de potência são a porta de entrada
para o mundo das preparações
por Léo Nishihata
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Com um notebook ligado ao carro e um dinamômetro de rolo,
os ajustes da injeção podem ser emulados em tempo
real
A idéia é tentadora: o dono de um Gol 1.0 16v Turbo
gasta apenas 350 reais para que a central eletrônica de seu
carro seja modificada. Em poucas horas de trabalho, a potência
cresce 15%. Tanta praticidade faz a troca de chips ser o item nº
1 das receitas de veneno. O procedimento é simples, mas exige
cuidados específicos. Para demonstrá-los, fomos até
a oficina especializadA NPC Performance, em São Bernardo
do Campo (SP). Vale lembrar aos fuçadores iniciantes que,
como em outros tipos de preparação, uma troca de chip
invalida a garantia de fábrica do possante.
Preparo Instantâneo
Para mexer na eletrônica de um motor já modificado
(com turbo, comando bravo etc.), a oficina ideal deve possuir um
emulador em tempo real. A emulação (ou simulação)
é feita conectando-se a central eletrônica a um notebook,
que assumirá o papel do chip (ou da própria central,
no caso de sistemas micro-híbridos). Com o software adequado
e um dinamômetro de rolo, o técnico pode alterar os
parâmetros da injeção e conferir os seus efeitos
na roda em tempo real. Depois de extrair o ajuste desejado, basta
salvar os dados em um chip virgem e soldá-lo na placa. A
tecnologia não é uma maravilha?
Passo Importante
Gastando 350 reais dá para ganhar 34 cavalos, mas com 650
reais a potência de um Gol 1.0 16v Turbo pode bater nos 163
cavalos, extraídos da conversão de gasolina para álcool,
um retrabalho nos bicos injetores. Desse ponto em diante, a preparação
fica mais séria, e o limite fica aonde seu bolso acaba.
Coisa de Híbrido
As centrais micro-híbridas (que equipam Astra, Corsa, Celta,
Meriva, Zafira, Palio e Marea, entre outros) concentram todos os
sistemas em um módulo integrado, sem chip destacável.
Isso impossibilita a pura troca de chips, já que o técnico
precisa modificar o módulo como um todo. As centrais híbridas
também podem ser remapeadas em tempo real: basta conectar
a centralina a um notebook e, junto desse, um aparelho Kess, específico
para alterar o software integrado da central.
Dicas Rápidas
- Cada carro é um modelo diferente. Desconfie de soluções
genéricas ou milagrosas.
- Ouça as sugestões do técnico. Somente ele
pode definir a melhor configuração para seu motor.
- Manutenção preventiva é essencial na preparação
antes de mexer no motor, limpe os bicos injetores, verifique as
velas e troque o óleo.
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1 - De prima, é preciso conectar
um aparelho de diagnose (scanner) que analisa a eletrônica
do carro à procura de falhas. O dono tem de explicar
se a manutenção preventiva está em ordem.
Caso haja algum problema, ele é resolvido antes de qualquer
modificação. |
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2 - No caso deste Gol 1.0 16v Turbo, a NPC Performance aconselhou trocar o jogo de velas (180 reais). "Se
elas estiverem em mau estado, podem não suportar os novos
parâmetros da injeção, explica o técnico
Marcos Eli dos Santos". |
3 - Boa parte dos carros possui
a central eletrônica instalada no lado direito inferior
do painel. O módulo é retirado, desparafusado
e aberto. |
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4 - Um soprador térmico aquece o
chip principal para destacá-lo da placa. A mecânica
do Gol que utilizamos nesta reportagem era original. Nesses
casos, os parâmetros da injeção eletrônica
são conhecidos. Em carros preparados, as centrais remapeadas
anteriormente precisam ser analisadas via computador, que armazena
e disponibiliza essa leitura. |
5 - O chip original é
alojado em uma caixinha e devolvido ao proprietário.
"Se o dono quiser desfazer a nossa mudança, é
só trazer o carro e chip até a oficina, sem custos"
garante Marcos. |
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6 - Agora é a vez de ligar o computador
e definir o novo mapeamento. O software ECM, da marca italiana
AlienTech, oferece um banco de dados com informações
de boa parte dos carros existentes, e que pode ser atualizado
sempre. O técnico utiliza uma interface gráfica
para alterar cinco parâmetros: pressão do turbo,
tempo de injeção, avanço da ignição,
limite de giros e leitura da sonda lambda. |
7 - As linhas verdes são
as curvas originais do Gol 1.0 Turbo, enquanto o remapeamento
está marcado em vermelho. Os gráficos também
podem ser vistos em 3D. Quando a mecânica é original,
as modificações tendem a ser padronizadas. Já
em motores preparados, o ajuste é individual. Um bom
técnico precisa conhecer quais parâmetros não
podem ser modificados. |
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8 - O arquivo do software
AlienTech é salvo em um chip virgem pelo gravador de
eprom. Depois, a nova peça será soldada à
placa da central eletrônica. Cuidado extremo: qualquer
erro de solda pode inutilizar toda a central (um prejuízo
de 4.000 reais). Tudo pronto, o módulo é lacrado
para que não haja dúvidas quanto a quem fez a
última modificação. |
9 - O módulo da central
é conectado. Ao girar as chaves, ele faz seu check-list
e liga o motor. "Com chips não existe meio-termo,
se ligou, é porque está tudo OK. Se tiver falhas,
o carro simplesmente não funciona", explicam os
técnicos da NPC Performance. O dono do carro pode conferir o ganho
de potência no dinamômetro de rolo. Com o novo chip
e mais um filtro de ar esportivo, este Gol passou de 112 para
146 cavalos. Vale lembrar: aqui não houve conversão
para o álcool. |
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