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"Experiência Oriental " - Revista Quatro Rodas Nitro - Ed.15 - Fevereiro/2006.
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Experiência Oriental
Ex-donos de um Nissan Skyline GT-R no Japão transformam o Marea 2.0 nacional em um tuning extreme com cara de japonês
Por Rodolfo Parisi
Fotos Bruno Guerreiro
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Sandra provou que mulher sabe acelerar carro turbo e pisou fundo no ensaio. O ronco do escape 5" chama atenção pelas ruas.
Quem nunca desejou ter um Nissan Skyline GT-R? Talvez essa seja a pergunta mais fácil de ser respondida no mercado de tuning, já que praticamente todos os adeptos da cultura são fanáticos por esse mito.
Agora o mais interessante seria juntar o sonho com o prazer de dirigir. Pois bem, Sandra e seu marido, Sérgio Kaneko, conseguiram. E mais, foi lá na Terra do Sol Nascente, no Japão, a capital do tuning mundial.
Desde que se conheceram, o casal combinava no quesito velocidade. Ambos respiram metanol.
O início foi duro e a possibilidade de comprar um Skyline no Japão estava um tanto distante devido às condições financeiras deles. Porém em 2001, isso mudou, e o sonho tornou-se realidade. Então, puderam adquirir um GT-R R32 1991.
O aerofólio de fibra de carbono W-One com regulagem de altura proporcionou uma melhor estabilidade na pista em altas velocidades.
Passados os anos e muitos quilômetros rodados a bordo do carro, o casal decidiu levar a vida no Brasil e montar a loja SN Kaneko Tuning, em Suzano, na Grande São Paulo. Do SKY sobraram apenas boas lembranças e alguns acessórios, como o volante Momo, chave do carro e a lendária e musical válvula de prioridade HKS, que fazem parte do brinquedinho atual da senhora Kaneko, um Marea 2.0.
Aí você deve estar se perguntando: mas por que esse carro e não um esportivo nipônico? A resposta é simples: visual e gosto pessoal.
"O Marea é um carro muito bom para transformar, e as linhas dele tornam-no fácil de chegar próximo aos veículos japoneses e, claro, conta com um bom motor", afirma Sandra.
Com know-how de anos e muita sede de personalização, o casal iniciou a tarefa mais gostosa do mundo, a transformação. Por Fora, o body kit desenvolvido na SN Kaneko Tuning ganha destaque na parte dianteira com o pára-choque exclusivo ostentando uma imensa abertura central para acomodar o intercooler.
Capricho e requinte no motor 259 cavalos. Estética e performance caminham lado a lado como nos verdadeiros tuning orientais
Nas laterais, o alargamento de cerca de 4 centímetros em cada lado sustentou com sobra o jogo de rodas Mangels Indiana 17" com pneus esportivos Yokohama Parada 215/40. Já na parte traseira, com aparência suave, foi instalado um abafador de 5" Raceway Furious, responsável por fazer roncar alto o motor turbinado.
O motor é um caso á parte, vale até respirar um pouco e notar o capricho aplicado pela equipe da RT Racing, que optou por cromar e destacar alguns componentes mecânicos.
O resultado ficou um espetáculo.
Além de estético, é funcional, e o Marea acelera com 259 cavalos na roda - vem de fábrica com 142 - graças a uma turbina Biagio APL 240 com carcaça fria .42 e caracol externo .48. Para manter o controle da pressurização, estão instaladas válvulas de prioridade e alívio japonesas Blow-off da HKS.
Mas não pára por aí, o motor foi acertado no dinamômetro, teve sua injeção toda recalibrada e por fim foi presenteado com chip de potência da NPC Performance, coletor de aço inox Giba Scaps, Wastgate, bicos retrabalhados pela NPC Performance Chips e filtro de ar cônico Race Chrome Twister.
Reforça a carenagem do foguete uma barra antitorção produzida na própria empresa.
Os destaques finais da parte externa são as portas lambodoor e a pintura desenvolvida pela PPG em um azul especial, escolhido por encomenda da senhora Kaneko.
"Inspirei-me em um carro japonês. Já tentaram de tudo, dizem que é azul de Subaru, Porsche, mais a verdadeira identidade ninguém sabe", comenta.
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A válvula de alívio HKS soa como música a cada troca de marchas. O som é único e facilmente reconhecido. |
No porta-malas, dois subs de 12" garantem as batidas precisas. As miniaturas são os xodós do casal. |
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Identidade que fica ainda mais singular ao entrarmos no habitáculo do carro, que comporta em seu painel diversos acessórios, realçando com a nova tonalidade amarela.
Na lateral esquerda, uma coluna de instrumentos monitora a parte mecânica com manômetros Orlan Rober para controle do voltímetro, amperímetro e vacuômetro, acima do hallmeter Beast Racing. Já na frente do passageiro, outros instrumentos monitoram a pressão de combustível, turbo, óleo e água. O controle de giro fica por conta do tacômetro Monster Orlan Rober fixado no centro do painel.
Garantem o conforto nos passeios bancos em couros e acessórios, como pedaleiras, tapetes e manoplas Shutt, e, claro, o volante Momo transplantado do Nissan Skyline GT-R.
Por fim, a última peça importada fica no projeto de áudio e vídeo. Trata-se do aparelho Addzest, conhecido no Japão como HDD. O equipamento roda CD, MP3, MD, DVD e pega canais de televisão. E tudo isso pode ser controlado diretamente na tela de 7" touch screen.
O som dos vídeos e CD's é emitido por quatro falantes Bravox e potencializado por dois subs de 12" Hinor Thumber, devido ao trabalho consistente do módulo Demolidor. Para entreter nas horas vagas, um Playstation II é o diferencial.
Se você quiser ver este carro, torça para os donos estejam de bom humor, pois o mimo é tão grande, que só sai de casa algumas vezes por mês.
Mas também quando aparece é com um único motivo: acelerar muito, seja com Sérgio Kaneko, seja com sua esposa que tem um pé direito pesado.
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Farol angel eyes e capô bad boy modificado tornam a cara do Marea um tanto intimidadora |
Bancos em couro desenvolvidos na própria empresa tornam o carro mais luxuoso e confortável para o dia-a-dia |
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A lembrança do Skyline fica no toque dos dedos com o volante Momo transplantado. O aparelho Addzest também veio do Japão. |
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Lembrança
O SKYLINE era o grande sonho de Sandra e de seu marido. O GTR-R32 ficará para sempre na memória desta fanática por automóveis.
Quem sabe ela não importa um e o traz para o Brasil. |
Ficha técnica |
Motor |
2.0 20V, gasolina, turbo, intercooler, personalizado |
Potência |
259 cavalos |
Transmissão |
original com cinco marchas |
Suspensão |
Fênix, regulável a rosca |
Freios |
originais |
Rodas |
Mangels Indiana 17" personalizadas |
Pneus |
Yokohama Parada 215/40 |
Exterior |
capô modificado, carroceria alargada, body kit SN Kaneko, portas lambodoor, aerofólio W-One, abafador Raceway Furious 5", pintura especial, angel eyes. |
Interior |
painel personalizado, volante Momo, coluna de instrumentos, manoplas Shutt, pedaleiras, conta-giros, quatro manômetros Orlan Rober, hallmeter, bancos em couro, Playstation II. |
Som |
aparelho Addzest japonês, kit dianteiro e traseiro Bravox, dois subs Hinor Thumber, módulo Demolidor. |
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