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Mídia

"Experiência Oriental " - Revista Quatro Rodas Nitro - Ed.15 - Fevereiro/2006.

 


Experiência Oriental

Ex-donos de um Nissan Skyline GT-R no Japão transformam o Marea 2.0 nacional em um tuning extreme com cara de japonês

Por Rodolfo Parisi
Fotos Bruno Guerreiro


Sandra provou que mulher sabe acelerar carro turbo e pisou fundo no ensaio.
O ronco do escape 5" chama atenção pelas ruas.



Quem nunca desejou ter um Nissan Skyline GT-R? Talvez essa seja a pergunta mais fácil de ser respondida no mercado de tuning, já que praticamente todos os adeptos da cultura são fanáticos por esse mito.
Agora o mais interessante seria juntar o sonho com o prazer de dirigir. Pois bem, Sandra e seu marido, Sérgio Kaneko, conseguiram. E mais, foi lá na Terra do Sol Nascente, no Japão, a capital do tuning mundial.
Desde que se conheceram, o casal combinava no quesito velocidade. Ambos respiram metanol.
O início foi duro e a possibilidade de comprar um Skyline no Japão estava um tanto distante devido às condições financeiras deles. Porém em 2001, isso mudou, e o sonho tornou-se realidade. Então, puderam adquirir um GT-R R32 1991.


O aerofólio de fibra de carbono W-One com regulagem de altura proporcionou uma melhor estabilidade na pista em altas velocidades.


Passados os anos e muitos quilômetros rodados a bordo do carro, o casal decidiu levar a vida no Brasil e montar a loja SN Kaneko Tuning, em Suzano, na Grande São Paulo. Do SKY sobraram apenas boas lembranças e alguns acessórios, como o volante Momo, chave do carro e a lendária e musical válvula de prioridade HKS, que fazem parte do brinquedinho atual da senhora Kaneko, um Marea 2.0.
Aí você deve estar se perguntando: mas por que esse carro e não um esportivo nipônico? A resposta é simples: visual e gosto pessoal.
"O Marea é um carro muito bom para transformar, e as linhas dele tornam-no fácil de chegar próximo aos veículos japoneses e, claro, conta com um bom motor", afirma Sandra.
Com know-how de anos e muita sede de personalização, o casal iniciou a tarefa mais gostosa do mundo, a transformação. Por Fora, o body kit desenvolvido na SN Kaneko Tuning ganha destaque na parte dianteira com o pára-choque exclusivo ostentando uma imensa abertura central para acomodar o intercooler.


Capricho e requinte no motor 259 cavalos.
Estética e performance caminham lado a lado como nos verdadeiros tuning orientais


Nas laterais, o alargamento de cerca de 4 centímetros em cada lado sustentou com sobra o jogo de rodas Mangels Indiana 17" com pneus esportivos Yokohama Parada 215/40. Já na parte traseira, com aparência suave, foi instalado um abafador de 5" Raceway Furious, responsável por fazer roncar alto o motor turbinado.
O motor é um caso á parte, vale até respirar um pouco e notar o capricho aplicado pela equipe da RT Racing, que optou por cromar e destacar alguns componentes mecânicos.
O resultado ficou um espetáculo.
Além de estético, é funcional, e o Marea acelera com 259 cavalos na roda - vem de fábrica com 142 - graças a uma turbina Biagio APL 240 com carcaça fria .42 e caracol externo .48. Para manter o controle da pressurização, estão instaladas válvulas de prioridade e alívio japonesas Blow-off da HKS.
Mas não pára por aí, o motor foi acertado no dinamômetro, teve sua injeção toda recalibrada e por fim foi presenteado com chip de potência da NPC Performance, coletor de aço inox Giba Scaps, Wastgate, bicos retrabalhados pela NPC Performance Chips e filtro de ar cônico Race Chrome Twister.
Reforça a carenagem do foguete uma barra antitorção produzida na própria empresa.
Os destaques finais da parte externa são as portas lambodoor e a pintura desenvolvida pela PPG em um azul especial, escolhido por encomenda da senhora Kaneko.
"Inspirei-me em um carro japonês. Já tentaram de tudo, dizem que é azul de Subaru, Porsche, mais a verdadeira identidade ninguém sabe", comenta.

A válvula de alívio HKS soa como música a cada troca de marchas. O som é único e facilmente reconhecido.

No porta-malas, dois subs de 12" garantem as batidas precisas. As miniaturas são os xodós do casal.


Identidade que fica ainda mais singular ao entrarmos no habitáculo do carro, que comporta em seu painel diversos acessórios, realçando com a nova tonalidade amarela.
Na lateral esquerda, uma coluna de instrumentos monitora a parte mecânica com manômetros Orlan Rober para controle do voltímetro, amperímetro e vacuômetro, acima do hallmeter Beast Racing. Já na frente do passageiro, outros instrumentos monitoram a pressão de combustível, turbo, óleo e água. O controle de giro fica por conta do tacômetro Monster Orlan Rober fixado no centro do painel.
Garantem o conforto nos passeios bancos em couros e acessórios, como pedaleiras, tapetes e manoplas Shutt, e, claro, o volante Momo transplantado do Nissan Skyline GT-R.
Por fim, a última peça importada fica no projeto de áudio e vídeo. Trata-se do aparelho Addzest, conhecido no Japão como HDD. O equipamento roda CD, MP3, MD, DVD e pega canais de televisão. E tudo isso pode ser controlado diretamente na tela de 7" touch screen.
O som dos vídeos e CD's é emitido por quatro falantes Bravox e potencializado por dois subs de 12" Hinor Thumber, devido ao trabalho consistente do módulo Demolidor. Para entreter nas horas vagas, um Playstation II é o diferencial.
Se você quiser ver este carro, torça para os donos estejam de bom humor, pois o mimo é tão grande, que só sai de casa algumas vezes por mês.
Mas também quando aparece é com um único motivo: acelerar muito, seja com Sérgio Kaneko, seja com sua esposa que tem um pé direito pesado.


Farol angel eyes e capô bad boy modificado tornam a cara do Marea um tanto intimidadora

Bancos em couro desenvolvidos na própria empresa tornam o carro mais luxuoso e confortável para o dia-a-dia

A lembrança do Skyline fica no toque dos dedos com o volante Momo transplantado. O aparelho Addzest também veio do Japão.


Lembrança
O SKYLINE era o grande sonho de Sandra e de seu marido. O GTR-R32 ficará para sempre na memória desta fanática por automóveis. Quem sabe ela não importa um e o traz para o Brasil.



Ficha técnica
Motor 2.0 20V, gasolina, turbo, intercooler, personalizado
Potência 259 cavalos
Transmissão original com cinco marchas
Suspensão Fênix, regulável a rosca
Freios originais
Rodas Mangels Indiana 17" personalizadas
Pneus Yokohama Parada 215/40
Exterior capô modificado, carroceria alargada, body kit SN Kaneko, portas lambodoor, aerofólio W-One, abafador Raceway Furious 5", pintura especial, angel eyes.
Interior painel personalizado, volante Momo, coluna de instrumentos, manoplas Shutt, pedaleiras, conta-giros, quatro manômetros Orlan Rober, hallmeter, bancos em couro, Playstation II.
Som aparelho Addzest japonês, kit dianteiro e traseiro Bravox, dois subs Hinor Thumber, módulo Demolidor.




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