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"Quase impossível " - Revista Motor Show - Ed. 279 - Junho/2006.
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Quase impossível
Antes, um raquítico Ford Ka. Agora, depois de turbinado, um anabolizado esportivo
Por Daniel Ávila
Fotos Fabiano Cerchiari
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Já imaginou andar a 215 km/h num Ford Ka 1.0 Endura? Pois essa é a velocidade que o Ka que você vê nessas fotos consegue alcançar. Seu proprietário, Celso Herculano, estava muito insatisfeito com o desempenho do propulsor original. "O carro não andava, era um inferno", desabafa. Numa primeira tentativa, ele optou pela reprogramação do chip de injeção de combustível, mas, para o gosto de Celso, o aumento no rendimento foi mperceptível.
Surgiu, então, a idéia do turbo. O Ka ganhou um turbina T2 da MasterPower, um novo coletor de escape e, com nova pressurização, foi levado a um preparador para os ajustes. Depois de 29 dias, o carro não andava nem em marcha lenta, e Celso foi aconselhado a desistir...
Contrariando o prognóstico, Celso levou seu carro a NPC Performance, em São Bernardo do Campo. Com exceção do escapamento, o resto - com o dinheiro gasto - foi para o lixo. Novamente, outro coletor e nova pressurização, mas, dessa vez, o Ka saiu andando (e andando bem) da oficina.
Para ficar ainda melhor, o carro recebeu uma bomba de combustível semelhante às usadas pela Porsche e BMW, bicos injetores do Chevrolet Astra GSi retrabalhados e velas Iridium resistivas Grau 8, mais adequadas ao uso do álcool, o combustível adotado. Um dosador HPI garante a pressão necessária para injeção do combustível, enquanto o filtro de ar esportivo permite a entrada de mais ar para a mistura. Resultado: 21 kgfm e 156 cv de potência medidos em dinamômetro. Dispensa maiores comentários.
Por fora, as molas rebaixadas e as rodas de liga leve aro 14 com pneus 185/60 P6000 da Pirelli, diferenciam o carro. Já por dentro, além de instrumentos básicos de como hallmeter, hodômetro e manômetro, o Ka conta com um caprichado sistema MP3, que toca Pink Floyd com absoluta fidelidade acústica. Ao todo, foram investidos cerca de R$14 mil, mas como o próprio Celso diz, "ver a cara de incrédulos ao passar com meu Ka a 215 km/h não tem preço!".
O carrinho passa fácil dos 200 km/h graças à turbina T2 e ao remapeamento
do sistema de injeção eletrônica. Por fora, rodas maiores, penus mais largos e,
por dentro, um refinado sistema de som.
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