Para tentar ganhar performance
no motor, alguns acham que vale tudo. Quem nunca ouviu
falar de "inventores" que colocam naftalina
no tanque de combustível ou retiram o filtro
de ar? Só que estas duas "soluções"
são bastante prejudiciais ao motor. Em primeiro
lugar naftalina só serve para espantar traças
do armário e, misturada à gasolina, acaba
criando cristais dentro do motor e literalmente travando
os pistões.
A retirada do filtro também ataca o mesmo local:
os pistões e seus anéis. Sem filtro, toda
poeira e patículas em suspensão no ar
são literalmente engolidas pelo motor, o que
aumenta o atrito interno e acelera o desgaste. Para
melhorar a "respiração" do motor,
existe uma opção mais correta: utilizar
filtro de ar esportivo. Além de serem baratos,
os filtros especiais - encontrados nos mais diversos
tipos e modelos - têm instalação
simples e rápida.
Os filtros se diferenciam devido ao encaixe e à
aplicação. E as diferenças maiores
ficam para os motores com injeção eletrônica
ou com carburador. De acordo com o preço (geralmente
entre R$40 e R$ 150 'Filtros nacionais'), varia a qualidade
do filtro e até seu rendimento.
Em carburadores, suporte especial... |
... fixa o elemento ao componente.
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Turbinado: filtro na boca da turbina |
Disfarce: esportivo com cara original |
Maior Fluxo
O filtro esportivo garante praticamente o mesmo efeito
de rodar sem o elemento filtrante, permitindo admitir
maior quantidade de ar. Porém, ele impede que
impurezas e objetos entrem no motor, ainda que sua eficiência
na filtragem não seja a mesma do filtro original.
Assim, antes de passar pelo corpo de borboleta, coletor
de admissão e entrar para o motor, o ar aspirado
passa por alguma filtragem. A vantagem do equipamento
esportivo está num funcionamento mais livre devido
ao maior fluxo de ar. Já as desvantagens ficam
para uma filtragem menos rigorosa e geralmente maior
ruído: o barulho de aspiração se
destaca bem mais.
Geralmente os equipamentos importados trazem na embalagem
o volume do ar aspirado pelo motor, comparando o rendimento
do filtro original com o especial. A comparação
mostra a aspiração tanto de elementos
filtrantes usados como novos(veja gráfico ao
lado).
Além do formato, os esportivos utilizam materiais
diferentes: enquanto os originais têm elemento
filtrante de papel (colocado dentro de uma caixa), os
esportivos ficam à mostra e são de feltro
especial, coberto com um aramado para maior resistência.
Esse material recebe tratamento especial para resistir
melhor a umidade e alguns podem (e devem) ser lavados
periodicamente com água e sabão (ou detergente),
daí sua maior durabilidade. Alguns tipos de filtro
esportivo, depois de lavados, exigem que sejam embebidos
com líquido especial encontrado em lojas de preparação.
Diferentes
Em carros atuais, equipados com injeção
eletrônica, a instalação de um filtro
especial costuma ser simples, não sendo necessário
mexer no módulo ou chip que comanda a injeção.
Os sistemas têm uma faixa de auto-ajuste e passam
a enviar mais combustível para acompanhar a entrada
de ar levemente maior. Quem quiser maior potência
ou torque pode também instalar um chip especial
no módulo da injeção eletrônica,
encontrado em oficinas ou casas especializadas. Assim,
o filtro esportivo terá uma ajuda extra num possível
ganho de rendimento. Com maior volume de ar admitido,
um chip também mais esportivo pode otimizar as
curvas de injeção de combustível
(e de ignição), deixando o motor um pouquinho
mais "apimentado".
Neste caso, o serviço deve ser iniciado com a
instalação do novo chip, para depois colocar
o filtro mais adequado ao novo ajuste do motor. Um outro
"veneno leve" que combina bem com chip e filtro
de ar esportivo está na adaptação
de um escape que permita melhor exaustão dos
gases queimados.
Nos carros mais antigos, ainda com carburação,
o filtro utilizado tem formato e encaixe totalmente
diferentes dos usados no motor com injeção.
Neste caso geralmente o filtro complementa um retrabalho
de carburação, com troca de venturi e
acertos de giclês do carburador.
Para melhorar a mistura de combustível em motores
carburados, além de acertos de giclagem, também
se faz uma entrada mais rápida do segundo estágio
do carburador.
Ou seja, com mais combustível, a maior quantidade
de ar admitida pelo filtro esportivo pode ser melhor
aproveitada. Desta forma, cada motor tem seu filtro
específico. Para os motores mais antigos, Carburados,
o formato geralmente é de "Marmita"
e variam na altura e comprimento de acordo com o tipo
e cilindrada do motor.
Dentro desta marmita metálica fica o elemento
filtrante, que pode ser trocado ou lavado, dependendo
do modelo. O encaixe do filtro no topo do carburador
deve ter boa vedação e aperto correto,
para evitar entrada de ar não filtrado. Motores
turbinados ou carros que dispõem de pouco espaço
para filtros grandes podem utilizar versões especiais:
filtros pequenos com superfície de mesmo diâmetro
em toda extensão. Ao contrário de outros
modelos, mais comuns, com formato de cone, que não
cabem em locais apertados.
A "boca" do filtro, no entanto, deve ter tamanho
equivalente ao do carburador ou turbina para encaixe
perfeito. Caso contrário, existem suportes especiais
em alumínio, nacionais ou importados, para se
fazer o encaixe.
Para quem quer deixar o sistema original, há
filtros mais "civilizados" - com um pequeno
aumento de fluxo de ar - com formato semelhante ao de
fábrica. Este elemento também é
feito de feltro especial e sua principal vantagem está
na instalação imediata e sem mudança
visual. A restrição está no fato
de geralmente serem importados e o preço pode
ser elevado.
Instalação e cuidados
Na instalação do equipamento deve-se levar
em conta o local onde ele vai ficar, pois assim como
o sistema original, o filtro deve captar ar fresco e
o mais limpo possível. Portanto, evite a instalação
perto de locais quentes, como do coletor de escape,
por exemplo.
Se for necessário, demensione
um tubo metálico para o filtro ficar próximo
da grade do motor. Em suas pontas, use dois pedaços
de mangueiras de borracha com abraçadeiras para
prender o filtro no bocal do motor. Para um serviço
mais bem acabado, toda a tubulação plástica
do filtro original deve ser retirada, mas guarde os
componentes para recolocar na hora de vender o carro.
Como exemplo de instalação de filtro esportivo,
usamos o motor de um Gol MI. Mas sua colocação
é muito semelhante ao da maioria dos carros.
1º Retire as presilhas da tampa
do filtro de ar. Em seguida, solte a braçadeira
original da tubulação, com uma chave de
fenda ou phillips;
2º Retire a tampa do filtro de ar, junto com seu
elemento filtrante de papel;
Retire o original soltando na frente...
... e depois no suporte do elemento
3º Se não quiser deixar
o sistema original à vista, retire-o por inteiro.
Para isso, solte a base da caixa do elemento, com uma
chave 'L'. Em seguida, a mangueira de captação
deve ser solta e retirada do painel dianteiro, pois
não será necessária com o novo
filtro;
4º Encaixe o novo filtro sem folgas na mangueira
de admissão e, em seguida, prenda-o firmemente
utilizando a mesma braçadeira do filtro original;
5º Se for necessário colocar o filtro mais
à frente do local, devido ao calor elevado ou
falta de espaço, use um tubo metálico
cortado na medida correta. Nas duas extremidades(cano
e filtro), utilize pedaços de mangueira e braçadeiras.
Certifique-se de que tudo está corretamente apertado,
não havendo entradas de ar não filtrado.
Além disso, cuidado para que nenhuma peça
ou ferramenta caia dentro da entrada de ar, pois ela
será sugada pelo motor quando ele funcionar.
O local está pronto para o novo filtro.
O novo Filtro
Depois de colocar um pequeno filtro esportivo no lugar
do sistema original, saia para experimentar no trânsito
urbano e rodovias. A melhora nesse caso, é bastante
sensível. O motor fica mais esperto em rotações
baixa e a rotação passa a subir mais rapidamente
até o limite útil de potência, pouco
acima das 5.000 rpm. Além disso, vai notar um
ruído mais encorpado e esportivo do ar sendo
sugado pelo motor. Um ruído que funciona duplamente.
Além de ser um convite a acelerar, ajuda a enganar
quando o novo filtro não melhora muito o rendimento
do motor.