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"Sedã Ford recebe preparação radical" - Jornal do Carro Fim de Semana
Parte integrante do Jornal da Tarde
- Ed. 83 - Outubro/2005.
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Sedã Ford recebe preparação radical
O técnico em eletrônica Fernando Bispo dos Santos equipou seu Focus 2.0 16V com turbo, nitro e muitos acessórios. Convertido para álcool, motor agora rende 328 cv e 37, 18 mkgf
Por Marcelo Fenerich
Fotos José Corediro A/E
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Há tempos o técnico em eletrônica Fernando Bispo dos Santos, de 35 anos, queria um carro turbinado. Segundo ele, contudo, até recentemente as modificações ficavam limitadas a modelos carburados, que não raro, quebravam por causa de serviços malfeitos.
Só depois de muito tempo ele se arriscou e hoje roda num Focus turbo. "Antes de comprar esse carro tive um Vectra CD e um Golf GLX e pensei muito em equipá-los, mas o conhecimento dos preparadores e os equipamentos eram precários. Por isso, não quis me arriscar", diz.
Passado alguns anos, contudo, ele resolveu mexer no seu Ford Focus 2.0. O sedã 16V, comprado zero quilômetro em 2002 e transformado para álcool faz, segundo ele, 4 km/l na cidade. "Comecei colocando rodas esportivas, lanternas, acessórios e um som bacana."
A suspensão é a ar com controle remoto, os amortecedores foram retrabalhados, as rodas são de 17" e os pneus , 205/50. No porta-malas há módulos, cilindro de nitro e até uma tela de DVD de 7".
Depois, Santos conta que foi tomando gosto pelo assunto. Navegando pela internet ele encontrou uma preparadora que se dizia especialista em motor Ford. "Como eu não tinha conhecimento, acabei acreditando e infelizmente foi o meu maior pesadelo, me custou um motor inteiro e muito estresse."
Mas Santos não desanimou e levou o Focus para a NPC Performance, que, diz ele, recebeu o Ford sem motor e com as peças jogadas em cima do banco. "Hoje me sinto realizado, meu carro está com 328 cv, 37,18 mkgf de torque, turbo e nitro. Valeu cada centavo que eu gastei."
Santos conta que o eixo traseiro é da versão Ghia e foram instaladas embreagens de cerâmica de seis pastilhas e platô que suporta 1200 libras. O painel, de fundo branco com luzes verdes, ganhou conta giros, marcador da pressão do turbo, da mistura ar-combustível, do combustível, do óleo e do ar das suspensões, além do medidor de temperatura do coletor de escapamento.
Pedaleiras e soleiras são da Shutt e os bancos, de duas cores, são revestidos de couro. As lanternas traseiras são da Altezza Cristal, os faróis são Halo projection Euro e os piscas são brancos. Foram colocados ainda spoilers nas laterais e aerfólio traseiro. A dianteira foi toda personalizada, as rodas têm 17 polegadas e os pneus são 205/50.
Santos (à direita) instalou no painel de fundo branco muitos relógios.
O freio da frente conta com discos especiais e pastilhas de competição e os traseiros são a disco do Focus Ghia. A suspensão é a ar com controle remoto e os amortecedores foram retrabalhados.
O som também é de primeira. Há um Pioneer 9600 MP Premiere com tela de DVD de 7" no teto e na tampa do porta-malas, além de quatro kit Midbass nas portas, módulos para ass portas e tampa traseira, onde estão instalados dois alto-falantes de 6" e
dois sub graves de 12". Para não faltar energia para essa sonzeira, foram instalados uma bateria de 80 ampères e um capacitador digital.
A receita do Focus |
Acessório |
Preço (R$) |
Motor e embreagem |
14.000 |
Instrumentos |
3.200 |
Acabamento |
1.500 |
Iluminação |
2.500 |
Kit aerodinâmico |
1.500 |
Rodas, pneus, freios e suspensão |
8.900 |
Som |
9.000 |
Total |
40.600 |
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