|
"Livro de Receita" - Revista Mecânica
- Edição especial Hot - Outubro/2001
Equilibrando os fatores: mais potência/durabilidade/baixo
custo.
|
Livro de Receita
Preparar o motor do carro pode ser
mais simples e barato que se imagina.
Veja algumas opções para ganhar mais rendimento.
(Os preços informados são da época
da matéria - Out/2001)
|
Atualmente as opções para se ganhar mais potência
e/ou torque num motor, seja para rodar na rua ou em pista, são
muitas.
Mas, antes de escolher a receita a ser usada, deve-se levar
em conta durabilidade e consumo "pós veneno",
além de custos do trabalho. Imagine sair para uma viagem
com o carro carregado e, numa ultrapassagem com seu motor
"canhão", tudo vai para o espaço.
Além da dor de cabeça, os prejuízos geralmente
são elevados. E tem mais: rodar num beberrão
que faz 2Km/l também fica caro!
Portanto, confira algumas receitas dadas por especialistas
em preparação.
Muitas podem ser facilmente adaptadas ao motor do seu veículo
de uso diário, seja ele um quatro, seis ou oito cilindros,
de qualquer cilindrada.
Suave veneno
Segundo o preparador Fábio Alexandre, da oficina
de preparação NPC Performance (São Bernardo do
Campo - SP), o veneno leve mais procurado inclui a troca de chip
- no caso de modelos injetados - e também a adoção
de um filtro de ar esportivo, com melhor passagem de ar. O chip
custa R$ 180 e o filtro R$ 60. Essas simples mudanças garantem
cerca de 10% de melhora no motor, e ficam ainda melhor quando se
rebaixa o cabeçote - no máximo em 1,2mm - por cerca
de R$ 170.
Com o novo chip e as demais modificações, ganha-se
mais torque, mudando a "curva" de funcionamento do motor.
Ou seja, se a programação original do chip indica
o torque máximo aparecendo nas 4.000 rpm, por exemplo, com
a substituição deste componente eletrônico,
pode-se adiantar a força do motor para as 3.000 rpm e assim,
ter melhor rendimento em rotações mais baixas.
Quem deseja mais que chip e filtro, pode ainda colocar um
comando de válvulas mais "bravo" (utilizando
inclusive uma polia variável, que facilita o acerto do
comando), um coletor de escapamento dimensionado e corpo de
borboleta (componente da injeção) retrabalhado.
Esse adendo ao veneno sai por volta de R$ 1.000 e, nesse caso,
a potência aumenta em cerca de 30%. O consumo também
se eleva na mesma proporção.
Veneno forte
O motor "canhão" recomendado por Grilo requer
grandes alterações para não ocorrer quebras.
Nesse veneno, além de um kit turbo que trabalha com
cerca de 1,5 bar de pressão, entra um sistema Nitro.
A receita, bem completa, custa por volta de R$ 16.000 (cerca
de R$ 13.000 para o kit turbo e componentes internos especiais,
mais R$ 3.000 para o nitro).
Na parte interna do motor, modifica-se tudo: são colocados
pistões forjados de diâmetro maior (no caso de
um motor 1.8 por exemplo, a cilindrada pode ir até
2.100cc) e bielas especiais. Uma segunda bomba elétrica
de combustível é também instalada para
evitar falta de "comida" durante as acelerações.
Para completar, o cabeçote recebe válvulas de
admissão e escapes maiores.
Com toda essa adaptação no motor, se faz necessário
trocar platô e disco de embreagem por outros especiais
(o pedal fica duro e com curso muito curto), sistema de escapamento
refeito (com 3,0 pol. de diâmetro) e uso de um marcador
de pressão do turbocompressor.
Claro que o chip do sistema de injeção deve
ser especial. E para monitorar o volume de combustível
injetado, instala-se um sistema HIS (importado), que calibra
a alimentação de acordo com a rotação
do motor e pressão de trabalho do turbo. O condutor,
nesse caso praticamente um piloto, pode controlar se quer
mais ou menos combustível para o motor através
de teclas no HIS.
Com todas essas alterações, a potência
de um motor VW AP 1.8 pode chegar aos 350 cv, garantindo um
rendimento "animal". Claro que a vida útil
do motor fica curta e o consumo de combustível elevado.
O preço para conseguir um pouco mais de rendimento.
NITRADO
O famoso NOS, na verdade óxido nitroso
ou apenas nitro, ajuda no rendimento de motores gasolina
ou álcool, sendo injetado com o combustível
original. O kit universal tem apenas um bico e pode ser
instalado na maioria dos modelos com injeção,
podendo elevar a potência em cerca de 60 cv sem afetar
muito o motor. Já na utilização de
um bico para cada cilindro (ou seja, quatro bicos num quatro
cilindros, por exemplo), recomenda-se o uso de pistões
forjados e bielas especiais para não haver quebra.No
kit estão inclusos cilindros do nitro (4,5kg) mangueiras,
duas válvulas sonelóides (para nitro e combustível)
, botão de acionamento do sistema e chicotes elétricos.
O modelo básico, com apenas um bico e para 60 cv,
custa US$ 600. Para os quatro bicos e 120 cv, o preço
passa para US$ 745. Motores V8, que tem kit para até
300cv com oito bicos, sai por US$1.300.
|
|
Voltar para o índice das publicações
|
|