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Mídia

"1.6 ou 2.0?" - Revista HOT- Ed. 73 - Fevereiro/2008.

 


1.6 ou 2.0?

Com cabeçote levemente preparado, filtro de ar esportivo e injeção flex remapeada, Polo 1.6 fica mais potente que muito 2.0: 120 cavalos a 5800rpm

Texto Guilherme Silveira
Fotos Rodrigo Leite



Filtro esportivo e injeção remapeada responderam por maior parte do genho (foto esq.)
Leitura de injeção/ignição permitiu alteração do módulo (foto dir.)

Com pouco mais de R$ 1.800, o promotor de eventos André Barion, 31, deu 17 cv extras ao seu Volkswagen Polo. Ou seja, os originais 103 cv na álcool saltaram para 120cv. Parece pouco, mas o desempenho do carrinho mudou bastante, com um ótimo conjunto custo x benefício x durabilidade. A receita começou um pouco mais ousada que o comum, com a preparação do cabeçote 8V do motor 1.6. Mas foi graças a isso que o motor ganhou um ótimo torque em baixa (foi de 16 kgfm para 17,5 kgfm a 3.300 rpm, aferidos no dino). “Um amigo desmontou o cabeçote e como conheço o Boy, da Paula Faria, mandei a peça para lá”, conta. O cabeçote ganhou novos ângulos nas sedes de válvulas (três nas de admissão e dois nas de escape), os dutos foram apenas polidos e a face do cabeçote aplainada em 1,3 mm. Isso resultou num maior fluxo de ar na admissão e escape, além de um bom aumento na taxa de compressão – foi de 10,5 para 12,4:1. Segundo André, a idéia inicial era apenas trocar o comando de válvulas, mas como não achou nenhum modelo esportivo para o motor EA, mesmo no exterior, partiu para este tipo de veneno.

Demais mudanças ocorreram na admissão (com um filtro de ar K&N instalado na caixa, no lugar do elemento original) e com a retirada do catalisador no escapamento. Com isso tudo no lugar, o Pólo rumou pra a NPC Performance Chips, em São Bernardo do Campo (SP), onde teve sua injeção reprogramada.

Após as medições no dinamômetro de rolos Dynomet, o preparador Fábio conta que o ganho foi de 17 cv. Ou seja, ficou mais potente que o Polo 2.0, com seus 116 cv. “Um amigo que é piloto de testes da Volks andou no carro e achou ele muito forte de saídas. Disse ainda que o torque aumentou de forma notável”, conta. “O que impede este motor de gerar mais potência é um comando de válvulas mais esportivo, coisa muito difícil de achar”, completa. Mas, segundo o feliz proprietário do Polinho, o resultado foi um tiro certeiro: “Antes eu conseguia chegar com custo aos 180 km/h de painel. Agora ele chega até que rápido aos 200 km/h. Sem contar que está muito mais saudável em subidas e quando está carregado. Inclusive, bebe menos que antes. Na cidade, onde fazia pouco mais que 7 km/l, consigo chegar perto de 8 km/litros sem abusar, pois não preciso acelerar tanto para ele ganhar e manter boas médias de velocidade”. André, que já teve alguns turbinados e usa o carro especialmente para viajar, conta que não tem do que reclamar: “adoro fazer curvas ao ir para praia. E com mais motor, ficou ainda mais divertido. O melhor é que não perdi o conforto de carro original”.

UPGRADE FLEXÍVEL

Cada motor Flex tem seu tipo de injeção mesmo ocorrendo com a reprogramação. No caso do motor VW EA 111, a central do cofre do motor. Então é colocado um resistor na central, que permite “jumpear” (pular) o módulo e ir testando as novas curvas de injeção e ignição feitas no laptop,. No caso deste 1.6 com cabeçote preparado, o preparador Fábio Reolon conta que foram necessários mais de seis programas diferentes e dois dias de trabalho, para chegar ao resultado final. Com maior fluxo na cabeçote e taxa de compressão elevada, foi preciso aumento no tempo de bico (mais álcool em todas faixas de rotação, chegando a passar de 60% em giros mais altos. O ponto de ignição foi aumentado desde a marcha lenta, mas é a partir de cerca de 3.000 rpm que ele pôde ser bem incrementado, passando dos 7% em relação ao original – conforme conferimos no novo mapa. Uma programação dedicada deste tipo fica entre R$ 600 e R$ 800, enquanto uma programação esportiva para um motor original – que em conjunto com um filtro de ar esportivo garante de 10 cv extras – fica em R$ 450 para o motor 1.6.

PLANILHA

Preparação leve cabeçote R$ 700
Mão-de-obra desmontagem e montagem cabeçote R$ 250
Filtro de ar K&N R$ 200
Reprogramação injeção R$ 700
   
Total: R$ 1.850


Primeiro gráfico, ainda sem os ajustes na injeção flexível: sem ganhos, mesmo com cabeçote preparado.


Medição após o remapeamento da injeção: curva com mairo torque, e potência máxima de 120 cv disponível em faixa de giros maior.


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