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"GT de Verdade" - Revista HOT- Ed. 72 - Janeiro/2008.
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GT de Verdade
Hot mostra o primeiro Vectra GT-X chipado do país: com álcool, novo hatch rende bons 11,6 cv extras em relação ao original, com 1,5 KGFM de Torque a mais. E melhor, tudo por apenas R$ 550!
Texto Guilherme Silveira Fotos Mario Villaescusa/Divulgação
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Já que a GM não deu ao Vectra hatch – GT ou GT-X – uma performance que faça jus ao nome e também á sua ótima dirigibilidade, a preparação NPC Performance , de São Bernardo do Campo, deu um talento no motor 2.0 8V Flexpower de 127,8 do Chevrolet. Com o custo de R$ 550, uma nova calibração deixou o GT mais arisco, em especial ao rodar com álcool. Usando este combustível, o ganho de potência apurado pelo dinamômetro de rolos Dynotech 720 da preparadora chegou a 11,6 cv: foi de 133,8 cv originais para 145, 5 cv, uma potência maior que a de muitos motores 2. 0 multiválvulas.
Além disso, também se nota mais disposição nas rotações baixas e médias, ”culpa” do bom aumento de torque de 1,5 kgfm (20,4 kgfm totais, a 2.800 rpm, contra 19 kgfm originais, a cerca de 2.600 rpm). Nas rodas, a potência medida com a calibração de fábrica foi de 113,8 cv, contra 127,6 depois com motor melhorado.
Segundo Fábio Reolon, o preparador responsável, nem mesmo as velas de ignição precisam ser alteradas para se chegar a esse ganho: “como os injetados têm que alcançar o melhor consumo e não a melhor performance, aumento o tempo de combustível em 5% e melhoro a curva ignição, elevando o ponto original em especial com o propulsor em plena carga, que é o momento em que posso fazer sem correr risco do motor apresentar pré-ignição e sofrer algum dano”. E quem quiser, não precisa parar por aí. “Se o dono instalasse um escape 100% esportivo antes de fazer o veneno eletrônico, algo como um coletor tipo 4 x 1 com cano de descarga de 2” até 2, 5, poderia ganhar ainda mais performance”. A única alteração no motor aparece no filtro de ar, um modelo cônico de maior vazão – cerca de R$ 100 extras na receita.
Já que quesito consumo, que mesmo com o motor original não é dos melhores, em especial com o combustível vegetal, houve ligeiro aumento de cerca de 8%. Acessível mecânico, este veneno também vale para os demais GM com esta motorização, a exemplo de Vectra Sedan, Astra e também a minivan Zafira. Como a idéia ao rodar com gasolina é menor consumo e maior autonomia, os mapas de injeção para este combustível foram originais. Mas segundo Reolon, também é possível deixa-lo mais forte com o derivado de petróleo.
Mudanças envolveram maior tempo de abertura dos bicos injetores e nova curva de ignição
Motor FlexPower 2.0 8V agora rende potência maior que muitos 16V ao usar álcool: consumo pouco aumentou
Motor original em medição: 133,8 cv a 5.700 rpm, com álcool.
Medição mostra ganho de 11% na potência do propulsor: 145,4 cv e 5.700 rpm, com torque 1,5 kgfm maior.
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