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"Cavalos Flexíveis" - Revista HOT- Ed. 71 - Dezembro/2007.

 


Cavalos Flexíveis

Remapeamento da injeção eletrônica pode ser uma opção pra extrair mais cavalos do seu motor flex. Com menos de R$ 500 e sem nenhuma alteração mecânica, você consegue mais potência

Texto Álvaro Matos
Fotos Divulgação


Diferente dos carros preparados de rua e competição, os originais de fábrica têm outros compromissos além da performance. Isso porque as montadoras precisam atender rígidos padrões de emissões de poluentes e consumo, e aí é necessário sacrificar parte da potência que o motor poderia atingir para alcançar essas metas. Outro inimigo da performance é a margem de segurança usada na montadora para reduzir o risco de quebras ao utilizar combustível adulterado na programação original, o que também restringe a “criação” de mais cavalos.

Veneno Flex
Para extrair os preciosos cavalos abandonados na calibração de fábrica é preciso recorrer a uma oficina especializada em remapeamento(programação) de injeção. Inclusive os motores flex, - mais de 80% dos carros vendidos atualmente – podem ganhar potência com esse tipo de serviço. “ A boa taxa de compressão, de cerca de 11: nos flex, contra 10:1 do movidos a gasolina, permite bom ganho de potência”, diz Edinilson Almeida. “ Sem contar que seus componentes, como a bomba de combustível e bicos, por exemplo, não têm sua durabilidade prejudicada”, acrescenta. “O serviço demora cerca de uma hora e custa em média R$ 400. O ganho varia de acordo com o tipo de motor, injeção e até mesmo carro, pois motores iguais podem apresentar resultados diferentes. Mas, de modo geral, a potência aumenta em torno de 10%”, afirma Fábio Reolon, proprietário da NPC Performance Power Chips. Pode parecer pouco, mas num veículo como um Gol 1.6 Total Flex, de 103cv, acrescentar mais 10 cv é significativo para retomadas e também no uso diário.


A reprogramação poder ser feita na bancada ou via notebook


Na Oficina
O remapeamento exige alterações de alguns parâmetros de injeção, entre os principais, tempo de injeção e ponto de ignição. Eles são alterados para atender melhor performance do álcool, assim, ao utilizar gasolina o motor terá sensível perda de performance. È importante lembrar que as centrais flex apresentam maior capacidade de correção que as convencionais. Isso significa que, depois de remapeada, a injeção do carro precisa de um período – geralmente algumas horas ou até dias – para se acostumar com os novos parâmetros.“Antes desse prazo o carro pode parecer até mais fraco que o original, mas pouco tempo depois ele vai desenvolver bem seus novos cavalos. Embora o ganho possa ser considerado modesto por muitos, é fácil perceber que o carro ganhou fôlego extra em todas as faixas de rotação”, afirma Edinilson.

“O serviço ainda não está disponível para todos os motores flexíveis. A linha da Ford, por exemplo, exige desenvolvimento para efetuar a leitura e gravação dos novo parâmetros. È somente uma questão de tempo para reampearmos mais modelos”, ressalta Fábio, da NPC Performance.

Cuidado com chips sem procedência! Geralmente eles são cópias dearquivos já prontos e remapeados por um desconhecido. Além de não possuir garantia, podem quiemar a central de injeção, reduzir a durabilidade do motor ou mesmo quebrá-lo.

O veneno eletrônico é uma boa opção para quem deseja uma preparação leve sem nenhuma alteração mecânica. Outras vantagens são o pequeno aumento no consumo de combustível (compatível ao ganho de potência, cerca de 5 a 10%, mas bem menor que o aumento em preparações pesadas) e facilidade de retornar á configuração original. Para isso, somente é preciso baixar a antiga programação para módulo de injeção. O torque do motor Flex também aumenta sensivelmente (máximo de 10%), algo interessante par quem usa o carro diariamente.

 



Motor do Vectra 2.4 16V teve ganhos expressivos com remapeamento e troca de filtro: potência foi de 144 cv para 156 cv

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