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Variante quente - Revista FULLPOWER- Ed. 94 - 2010.
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Variante quente - Jetta Variant
Confira cada passo da preparação leve de uma Jetta Variant, station wagon da Volkswagen equipada com motor cinco cilindros 2.5 e câmbio automático de seis marchas.
Texto Teco Caliendo
Fotos João Mantonvani
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A station wagon Jetta Variant é perfeita para quem precisa de espaço, não quer abrir mão de comportamento esportivo de jeito nenhum e também não tem uma pequena fortuna para investir em um carro. Derivada da quinta geração do Golf, a estabilidade é um ponto forte. Depois de décadas com eixo de torção na traseira, os "MK V" receberam um sistema independente. As rodas de aro 17" com pneus 215/45 tornam o rodar firme e também colaboram para o bom desempenho dinâmico.
Com o acabamento interno de boa qualidade, é destinada ao mercado americano. Quem desejar (e tiver coragem), pode encomendar o belo interior de couro bege. Ótimo para sair da mesmice de neutro e sonífero cinza ou do sisudo preto. A opção vem com bônus: também ajuda na educação de crianças com mania de pôr os pés no banco. Inspira você a cessá-las em apenas uma pisada.
O motor é um velho conhecido, porém modernizado e com um cilindro extra: um EA-113 (curso de 92,8 mm e diâmetro de 82,5 mm) de cinco cilindros, aspirado. O 2.5 com injeção direta rende 170 cv e gera 24,5 kgfm de torque. Não é um rojão, nada de tirar o fôlego. Só garante uma performance honesta, pelo menos até uns 170 km/h. Depois disso, as coisas começam a ficar lentas no SW.
O ronco, com pulso cadenciado, graças a um tempo de explosão a cada 144° de revolução do vira, empoga! Um sistema de admissão de ar com filtro cônico esportivo faz um motor destes berrar bonito - e dizem que rende 12 cv! Para animar, pense em um propulsor de Lamborghini Gallardo cortado ao meio (e depois amarrado e dado nó, claro). Faltam, pelo menos uns 80 cv...
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