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Demorou, mas chegou - Revista FULLPOWER- Ed. 89 - 2009.
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Demorou, mas chegou
Cheia de estilo, a Saveiro G5 é lançada com atributos de sobra para agradar os fãs de utilitário. E tudo indica que ela também fará bonito no mundo dos modificados.
Texto: Giuliano Gonçalves
Fotos: Fábio Arantes
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Depois do gol e do Voyage, chega a hora da Volkswagen apresentar a Saveiro com visual G5. Sua frente já era previsível, igual à de seus irmãos. Porém, todo o restante do utilitário, que acaba de completar 27 anos, é novidade! Com opção de cabine simples ou estendida, a nova Saveiro tem potencial para reconquistar consumidores que querem uma picape para uso diário. O espaço atrás dos bancos da versão estendida é bem generoso (300 litros), e toda a linha tem um grande porta-objetos em cada porta - essas, aliás, bem maiores do que as do Gol.
Maior também é o seu poder de contornar curvas, pois foram aumentadas a distância entre-eixos (152mm) e as bitolas (traseira 108mm e dianteira 47mm) - em relação às medidas da versão anterior. O eixo traseiro é emprestado da família Golf e os batentes vieram do Passat atual. Na prática, é nítida a sensação de que o carro está mais na mão, mesmo quando provocado. Entretanto, quem quiser um upgrade pode adotar kits de molas (R$ 438) e amortecedores (R$ 520) preparados, já disponíveis no mercado, e deixar a picapinha ainda mais esportiva!
Como opcional, a VW oferece coluna de direção com regulagem de altura
e profundidade. O espaço atrás dos bancos aumentou na cabine simples:
são 108 litros contra os 60 litros do modelo anterior.
O motor é o 1.6 VHT Total Flex, que desenvolve 104 cv, quando abastecido com álcool. De acordo com Fábio Reolon, da NPC Performance, de São Bernardo do Campo (SP), "um kit turbo, para ele, sai por R$ 8.000, já instalado. Vem completo, com intercooler, e garante uns 180 cavalos". O especialista afirma que três semanas são suficientes para a instalação e acerto do conjunto e o trabalho dispensa grandes alterações, facilitando o desmonte, caso necessário.
Para quem vai "malhar" a picape, utilizando mais para cargas do que para passeio, a versão indicada é a 1.6 básica. Se quiser um pouco mais de conforto e visual, há o pacote Trend, que inclui tecido interno diferenciado, para-choques na cor do carro e detalhes cromados. Acima desta, tem a configuração Trooper, com rodas de aço aro 15" pintadas em Cinza Cross, direção hidráulica, volante ajustável e cintos com regulagem de altura, entre outros equipamentos.
A capacidade de carga subiu, com 715 kg ou 924 litros na versão com cabine simples e 700 kg (734 litros) na estendida - ambas com passageiro e motorista inclusos. As caçambas tem proteção de série e, na tampa traseira, há porta-copos-garrafas. Um mecanismo de abertura reduz bastante o peso da pela e, para mais segurança, ela pode ser trancada com a chave do carro, dificultando furtos.
Como opcional, a Volkswagen disponibiliza um brake-light sobre o vidro traseiro, com sistema de iluminação para a caçamba - funciona apenas com o carro desligado. Outro acessório interessante vendido separadamente é o kit de ganchos deslizantes para amarração na caçamba, que facilita bastante a vida de quem transporta moto, por exemplo. Itens como travas e vidros elétricos, preparação para som, airbag e ABS são adquiridos como opcionais.
A versão básica, cabine simples, começas em R$ 31 mil e a estendida, em R$ 33.700. Já a Trooper parte dos R$ 36.400 (simples), chegando aos R$ 43 mil, com trio elétrico e ar-condicionado, entre outros itens.
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