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Tratamento Intensivo - Revista FULLPOWER- Ed. 87 - 2009.

 


Full Power - capa

Tratamento Intensivo

Audi TT recebe dose cavalar de potência para aliviar o estresse do proprietário, nos finais de semana, com conforto e dirigibilidade de carro original!

Texto Fábio Felix Pascoal
Fotos Fábio Arantes


FullPower - Porsche GT3

O gosto por carros preparados é como uma droga. O indivíduo experimenta um pouco, gosta e começa a utilizá-lo no dia-a-dia. Sem perceber, não consegue viver sem ele e sempre quer mais e mais. Para o empresário paulista L.W.H. - que prefere revelar apenas as iniciais do seu nome - foi mais ou menos assim. "Sempre gostei dos Audi, tive um A3, passei para um S3 e, no começo de 2009, adquiri este TT (ano 2008) zerado.
Em todos, dei uma apimentada", conta o proprietário.

Mas não foi a falta de potência que o fez querer mais e sim a facilidade e potencial que o TT, equipado com o ótimo motor 2.0 turbo com injeção direta, oferece. "O pessoal da NPC Performance me mostrou os kits da americana APR Tuned, da qual são representantes no Brasil, específicos para o TT. Aí, não teve jeito, na hora decidi instalar o primeiro estágio", revela.

Nas mãos do preparador Fábio Reolon, da NPC Performance, o TT recebeu o tal "primeiro estágio" de preparação: reprogramação, troca da blow-off (a original não suporta o aumento de potência) por uma Forge, de alumínio, e a substituição do filtro de ar original por um de maior fluxo, da K&N, montado dentro da caixa de ar original.

O revolucionário câmbio S-tronic com dupla embreagem absorveu a nova potência de forma exemplar. As trocas são rápidas, como um verdadeiro bólido de competição.

 


Dica FullPower

Com tantos atributos, o Audi TT é uma boa pedida para quem curte um "tração dianteira do mal". O preço do carro original está na casa dos R$ 200 mil. Para um esportivo deste porte, há possibilidades de performance a um custo relativamente baixo: o segundo estágio da APR, por exemplo, fica em torno de R$ 8.000,00.

Para quem sofre de "DPP" (Dependência Psicológica por Performance), não se desespere! Ainda há uma última dose disponível na empresa gringa. Mais dois componentes são oferecidos pela preparadora e completam o Stage 3: intercooler e turbo maiores.

 

 

Nesta primeira fase,a potência subiu de 200 cv para 290 cv. "O pulo do gato está no veneno eletrônico. É simples e eficiente! A reprogramação da ECU é feita em tempo real, via internet. O serviço da APR Tuner, nos Estados Unidos, acessa a ECU via conector de diagnóstico OBDII e descarrega o programa desejado. Esse sistema chama-se Directport Programming", explica Fábio. A empresa americana é conhecida mundialmente por desenvolver equipamentos de performance específicos para Audi, Volkswagen e Porsche.

As rodas 10 Spoke aro 18" são acessórios originais Audi, assim como a capa de retrovisor de alumínio. Os leds nos faróis, similares aos do R8, são americanos e foram instalados pelo dono do carro.

O vício

Com os 90 cavalos extras, L.W.H. acho que estivesse satisfeito. Entretanto, durante uma viagem de negócios para os States, resolveu aproveitar para trazer um filtro de combustível para o esportivo. "Na loja, avistei um maravilhoso escape de aço inox da APR, que fazia parte do stage 2. Até tentei me segurar, mas não resisti e... comprei! E como eu estava à procura de um filtro de combustível novo, decidi trazer também uma bomba de combustível High Performance", confessa o empolgado dono.

De volta à NPC Performance para a instalação do segundo estágio, veio a boa notícia: "Ao comprar as peças do estágio 2, a APR fornece a reprogramação gratuitamente. É assim mesmo, eles sabem que o cliente não vai resistir à tentação e querer mais potência, então eles dão uma ajudinha", brinca Fábio.

Com o novo fôlego da APR, a potência saltou para espantosos 320 cv no motor! Esta performance de dar inveja não aparece por acaso. Os equipamentos da APR são exaustivamente estudados e testados, antes de serem colocados à venda. O escape, por exemplo, foi desenvolvido em parceria com a NASA, a agência espacial americana, para diminuir ressonância, mantendo alta vazão.

Com toda esta tecnologia, não resisti: liguei para L.W.H. e pedi para dar um rolezinho neste "foguete da NASA". Ao entrar no carro, achei que tudo o que havia escutado era pura cascata. O TT parecia original, nem barulho de escape especial ele tinha! Mas bastou afundar o pé no acelerador para a fera mostrar as suas garras. O escape grita forte em altas rotações e o carro acelera rápido, chegando a colar o corpo no banco. Fiquei impressionado com as duas faces do TT: em baixas rotações, silencioso e dócil; quando provocado, é imponente e violento. Agora, estou aguardando a fase três, para mais um rolê!

Com a nova bomba, a injeção direta passa a trabalhar com 130 kg de pressão de combustível

O TT tem 69% de sua carroceria feitos de alumínio, e os outros 31% de aço. Assim, ele é o carro esportivo mais leve de sua categoria, com um total de 1.260 kg.
Com 390 cv, este Audi se tornou um foguete da Nasa!

 

 


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