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Mídia

Veia de campeão - Revista FULLPOWER- Ed. 84 - 2009.

 


Full Power - capa

Veia de campeão

Acelere este 911 GT3, um Porsche de rua com genes
de pista, preparado para superar a barreira dos
100 cv por litro com seu motor aspirado.

Texto Teco Caliendo
Fotos Fábio Arantes


FullPower - Porsche GT3

O piso do acesso à pista de testes onde andaria com este 911 GT3, ano 2001, não é perfeito. Por menores que fossem, quaisquer desníveis, ondulações ou emendas eram transmitidos ao ótimo volante de três raios e ao banco, do tipo concha reclinável. Algo me dizia que mesmo na pista, de superfície praticamente perfeita, não seria muito diferente...
Rodando em primeira marcha, comentei com o dono do carro (que prefere não se identificar) que havia imaginado o ronco do seis cilindros boxer 3.6 muito mais alto, similar ao dos GT3 RSR de pista (veja quadro).
Afinal, este Porsche está equipado com o exótico, do além mesmo (até no nome), Kreiss-Sieg Valvetronic F-1. Fabricado em inox e titânio, este escape tem válvulas bypass que, quando acionadas, desviam a passagem dos gases direto para as ponteiras de design exclusivo, sem passar pelos abafadores. "Aperta aquela tecla ali", apontou o dono do GT3 para o canto esquerdo do painel. Assim que acionei o tal botão, dei uma olhada pelos retrovisores para verificar se não tinha um par de silenciosos rolando pelo chão, pois aquele devia ser o comando 'ejetor de escape', tamanho barulho!

FullPower - Porsche GT3

Ah, agora sim! O boxer roncava como um autêntico GT de corrida. Uma matadas na embreagem, uma acelerada e... Um urro na subida de giro, graças ao volante de motor mais leve e aos 26 cv extras.
Todos estes cavalos a mais não vieram do escape especial. Na verdade, com o Valvetronic F-1, o motor rendeu 350 cv na primeira puxada, 10 cv a menos que o original! "Com o escape instalado, a mistura empobreceu, instalamos o módulo Unichip e fizemos calibração em tempo real. Deu um trabalhão! Foram mais de 60 puxadas no dino até chegarmos aos 386 cv atuais", explica o preparador Fábio Reolon, da NPC Performance, de São Bernardo do Campo (SP).

FullPower - Porsche GT3

Apontado na pista, hora de cravar o pé no acelerador. Uau! Primeira marcha no corte, segunda no corte. Terceira (consegui não cortar). Engate justo, mas inacreditavelmente preciso! Força sempre, até o limite de rotação a 8.200 rpm.
quarta, o bico continua alto. A frente copia cada milímetro de asfalto. Quinta. Nossa, que direção precisa, direta, porém extremamente sensível! A força continua disponível. Animal! Demais! Muito bom para um aspirado!
Na hora de parar, a tradição Porsche foi mantida: discos flutuantes de 380mm e pinças de seis pistões na frente (e quatro atrás) ancoram o cupê. Dá para acionar o ABS no seco a mais de 200 km/h.

FullPower - Porsche GT3

Isso com pneus de rua, imagine com composto de pista! Porém, a frente puxa para todos os lados. Obra do alinhamento de direção dos Porsche Cup, os carros de competição da marca. Além do alinhamento, altura e posição das barras estabilizadoras também são similares às empregadas nos Cup, no autódromo de Interlagos.

FullPower - Porsche GT3


Infelizmente, é hora de sair da pista, uma pena. De qualquer forma, o prazer ainda não terminou. Dá para ficar admirando o GT3 para sempre. A suspensão com roscas e barras estabilizadoras reguláveis deixa o bólido mais baixo do que os 911 normais. Pára-choques e saias laterais são exclusivos do modelo, muito mais agressivos e feitos para que o coeficiente aerodinâmico seja de apenas 0,30, mas que gere pressão aerodinâmica para colar o 911 no chão.
Neste carro, o aerofólio traseiro não é original. A enorme asa de fibra de carbono, regulável, veio da versão RS de rua, porém com peso mais aliviado. Os RS ainda não existiam em 2001: foram lançados três anos depois (um exemplar branco foi capa da FullPower 29). As faixas laterais pretas também vieram do modelo ultraleve.

FullPower - Porsche GT3

Como o esportivo é utilizado na rua e na pista, ele emprega dois jogos de rodas, ambos de aro 18". Para circular por
vias públicas, o GT3 anda com as rodas originais, modelo Sport Design de duas peças e pneus Yokohama Advan Sport.
Já para a pista, entram em ação as rodas modelo Turbo 996 - com raios ocos, para diminuir peso - e pneus também
Yokohama, os A048, com sulcos na banda, mas tem estrutura e composto de competição.
Na hora da despedida, deu aperto no coração. Indo embora, uma última olhada. Tchau GT3. Já estou com saudades.
Que conjunto, que freios, que motor (são 107 cv/litro)! Achou exagero? Entre no site revistafullpower.com.br e assista
ao vídeo. Veja, ouça... Pena que não dá para sentir o cheiro de Podium queimado e a frente arisca.


O PREPARADOR DA BAGAÇA

FullPower - Porsche GT3


A FICHA TÉCNICA

FullPower - Porsche GT3

 


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