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Mídia

Captura de equipamentos - Revista FULLPOWER- Ed. 81 - 2009.

 


Full Power - capa

Captura de equipamentos

Sucesso de vendas, o Captiva pode ficar ainda
mais potente, veloz e bonito com dicas
dos especialistas do mercado.
Saiba o que cabe de rodas, quanto
se ganha em performance...

Texto Eduardo Bernasconi
Fotos Fábio Arantes


FullPower - Captiva acessórios

Bem vendido, o utilitário esportivo de luxo da Chevrolet, o Captiva, ganha novo espaço no mercado: além dos proprietários que querem um carro espaçoso, com boa motorização e garantia, a legião de fãs dos equipados foi conquistada por este modelo importado do México, com motor seis cilindros, V6 3.6 nas versões 4x2 e 4x4.

Isso fez com que a própria General Motors oferecesse algumas alterações na configuração dos carros já vendidos e dos que estão chegando. Na edição 77 de FULLPOWER, andamos em um Captiva limitado a 160 km/h. Há algumas semanas, a própria montadora passou a oferecer, em sua rede, uma configuração que permite atingir os 180 km/h. Basta conectar um computador e baixar um novo programa, para permitir que o velocímetro aponte números que levem à cassação da sua habilitação.

Segundo Ronald, em São Paulo (SP), é possível aumentar a máxima e, com o cambio automático de seis marchas, o modelo fará cerca de 220km/h, com adoção de filtro esportivo, escape mais livre... Ele tem se dedicado a desenvolver programas especiais para carros novos. “Já fizemos algumas inovações para o Captiva e agora aguardamos um equipamento de fora do país que permitirá mexer mais neste veiculo. É questão de dias para termos tudo pronto”.

FullPower - Captiva acessórios

Fábio Reolon, da NPC Performance (SP), também tem se dedicado ao seis bocas GM. “Utilizo uma central eletrônica importada na África do Sul para ganhar torque e potência no motor Alloytech (que também equipa o Omega, sedan top de linha da marca, importado da Austrália). Nos Omega que acerta,os em nosso dinamômetro, conseguimos ganhos em todas as faixas de rotação, em torque e potência . Medindo mas rodas, a 2.500 rpm, são 5 kgfm de força extra e 20 cv adicionais”, diz Reolon.

Com mais potência, que venha um visual mais arrojado, afinal as rodas 17” cromadas que vêm de fábrica merecem um upgrade. Alexandre Barros, da Flash Wheels, dá a dica: “O Captiva precisa de, pelo menos, aro 20” para ficar bacana. Com pneus 255/40 ou 275/40 fica o bicho. Os mais arrojados podem atacar de 22”. Ai, os pneus ideais são 265/35”, afirma o especialista.

O complemento é dado por Sérgio Albuquerque, da Impacto Amortecedores Especiais: ”Com rodas maiores e motor mais forte, a suspensão pode ser levemente trabalhada, com altura reduzida e carga diferente de amortecedores”. Demorou: equipe já seu Captiva!

 


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