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Captura de equipamentos - Revista FULLPOWER- Ed. 81 - 2009.
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Captura de equipamentos
Sucesso de vendas, o Captiva pode ficar ainda
mais potente, veloz e bonito com dicas
dos especialistas do mercado.
Saiba o que cabe de rodas, quanto
se ganha
em performance...
Texto Eduardo Bernasconi
Fotos Fábio Arantes
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Bem vendido, o utilitário esportivo de luxo da Chevrolet, o Captiva, ganha novo espaço no mercado: além dos proprietários que querem um carro espaçoso, com boa motorização e garantia, a legião de fãs dos equipados foi conquistada por este modelo importado do México, com motor seis cilindros, V6 3.6 nas versões 4x2 e 4x4.
Isso fez com que a própria General Motors oferecesse algumas alterações na configuração dos carros já vendidos e dos que estão chegando. Na edição 77 de FULLPOWER, andamos em um Captiva limitado a 160 km/h. Há algumas semanas, a própria montadora passou a oferecer, em sua rede, uma configuração que permite atingir os 180 km/h. Basta conectar um computador e baixar um novo programa, para permitir que o velocímetro aponte números que levem à cassação da sua habilitação.
Segundo Ronald, em São Paulo (SP), é possível aumentar a máxima e, com o cambio automático de seis marchas, o modelo fará cerca de 220km/h, com adoção de filtro esportivo, escape mais livre... Ele tem se dedicado a desenvolver programas especiais para carros novos. “Já fizemos algumas inovações para o Captiva e agora aguardamos um equipamento de fora do país que permitirá mexer mais neste veiculo. É questão de dias para termos tudo pronto”.
Fábio Reolon, da NPC Performance (SP), também tem se dedicado ao seis bocas GM. “Utilizo uma central eletrônica importada na África do Sul para ganhar torque e potência no motor Alloytech (que também equipa o Omega, sedan top de linha da marca, importado da Austrália). Nos Omega que acerta,os em nosso dinamômetro, conseguimos ganhos em todas as faixas de rotação, em torque e potência . Medindo mas rodas, a 2.500 rpm, são 5 kgfm de força extra e 20 cv adicionais”, diz Reolon.
Com mais potência, que venha um visual mais arrojado, afinal as rodas 17” cromadas que vêm de fábrica merecem um upgrade. Alexandre Barros, da Flash Wheels, dá a dica: “O Captiva precisa de, pelo menos, aro 20” para ficar bacana. Com pneus 255/40 ou 275/40 fica o bicho. Os mais arrojados podem atacar de 22”. Ai, os pneus ideais são 265/35”, afirma o especialista.
O complemento é dado por Sérgio Albuquerque, da Impacto Amortecedores Especiais: ”Com rodas maiores e motor mais forte, a suspensão pode ser levemente trabalhada, com altura reduzida e carga diferente de amortecedores”. Demorou: equipe já seu Captiva!
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