|
Foguete dos sonhos - Revista FULLPOWER- Ed. 81 - 2009.
|
Foguete dos sonhos
Um dos 5.000 Golf R32 vendidos nos EUA
roda aqui,
no Brasil. Sabe o que é ainda melhor?
Ele tem
upgrade de performance, sonzeira...
Texto Giuliano Gonçalves
Fotos Fábio Arantes
|
Se é raro ver um Golf 5 rodando no Brasil, um esportivo R32, então... Praticamente inédito! E, pasme, achamos um modelo alterado, de um proprietário tão entusiasta quanto nós. Com o Volkswagen ainda zerado, ele fez questão de sair da originalidade, com uma sonzeira e, claro, um ganho de performance no V6 3.2 que sai da fábrica com 250 cavalos!
“Adoro carros esportivos e, sem dúvida, o Golf R32 era o bólido dos meus sonhos. Quando tive a oportunidade de comprá-lo, nem perdi tempo e fui pra cima”, conta o dono da exclusividade, que prefere manter seu nome em sigilo. Com o auxilio de uma importadora paulistana, ele trouxe a bagaça para a terra tupiniquim.
“Tive alguns problemas com a documentação e fui obrigado a deixar o Golf um mês na garagem, com o pé coçando para acelerar. Mas tudo foi regularizado e agora posso rodar tranqüilamente com a caranga”, diz o proprietário. Com os “docs” na mão, ele dirigiu direto para a preparadora NPC Performance, em São Bernardo do Campo, para apimentar ainda mais o pocket rocket - nos Estados Unidos, eles usam este termo como adjetivo aos foguetes de bolso, uma comparação entre o pequeno porte do carro e o grande poder de esportividade.
“Ele chegou à oficina em busca de melhoria na performance do Golf. Mostrei um programa de injeção para alterar alguns parâmetros de V6 3.2 e, de quebra, ganhar uns 15 cavalinhos”, conta Fábio Reolon, responsável pela nova configuração da eletrônica.
Além de mais potência, o novo chip elimina o limitador de velocidade – nos EUA, o carro tava nos 210 km/h... Ou seja: dois dias de trampo na NPC Performance foram suficientes para garantir ao Golf mais disposição em baixas rotações, com máxima de velo nos 280 km/h!
“Nós fazemos uma cópia do chip original e a jogamos em um software chamado Digiview. Lá, regravamos um novo programa, com os dados alterados. Nesse carro, mudamos, além do limitador de velocidade e de torque, as curvas de avanço e de combustível, tanto parcial como em plena carga”, explica Fábio, que completa: ”Falta o filtro de ar esportivo que rende, pelo menos, mais 5 cv. Vamos instalar em breve, assim que chegar dos EUA”.
Caso o dono queira retornar às características originais do R32 (o que dificilmente ocorrerá, segundo ele), basta retirar o chip cópia e recolocar o original. “Está muito mais divertido rodar com ele agora. A diferença é mais perceptível de terceira a sexta marchas, com respostas mais rápidas e velo praticamente infinita”, vibra o dono, que viaja com o Golf frequentemente de São Paulo a Ribeirão Preto (SP), para a casa de sua namorada.
As viagens, segundo ele, ficaram mais prazerosas! As seis marchas do câmbio automático DSG – com dupla embreagem e opção de trocas através do volante -, combinadas com a tração nas quatro rodas e os 265 cv, garantem o divertimento de qualquer entusiasta! O ronco dos escapes é outra tentação, capaz de arrepiar os pelos do braço a cada acelerada.
“Para mim, não há sensação melhor do que ouvir o barulho desse V6. É musica para os meus ouvidos”, brinca o felizardo.
Toda essa performance é aplicada ao asfalto com muita segurança e conforto, visto que o R32 conta com o sistema de tração integral, freios gigantescos (discos de 345 mm e 310 mm, na dianteira e traseira, respectivamente) e um par de bancos esportivas dianteiras que abraçam o piloto e passageiro, literalmente.
Por falar em conforto, som de qualidade é outro destaque da caranga. Desenvolvido pelo pessoal da paulistana Krocokar, o sistema conta com sub de 10’’ JL Áudio, par de módulos JBL e dois kits de falantes, sendo um Eclipse de três vias na dianteira e um Pioneer, de duas vias, no local original traseiro. A equipe da loja ainda desbloqueou o monitor original do carro para rodar arquivos de DVD e adicionou um equipamento para reproduzir canais de TV digitais.
“Minha única exigência foi o revestimento do porta-malas em carpete, pois carrego muita bagagem nas minhas viagens e não queria prejudicar o visual do acabamento. No restante, toda a criação partiu do pessoal da loja que, por sinal, ficou demais”, comemorou o entusiasta, cliente assíduo da Krocokar.
Portanto, caro colega, se você tiver o privilégio de encontrar o Golf R32 gringo, de numero 2679 das 5.000 unidades produzidas, saia da frente!
A bagaça acelera demais e tem fôlego para ir além dos 250 km/h em sexta marcha!
O PREPARADOR DA BAGAÇA
Complicado preparar o Golf, Fábio?
Nem tanto. Precisamos de uns dois dias para alterar os parâmetros da injeção, pois foi o primeiro modelo que recebemos aqui.
Caso venha outro, já temos os dados salvos no computador. Basta carregar a nova configuração e correr para o abraço!
A FICHA TÉCNICA
Voltar
|
|