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Mídia

Questão de Honra - Revista FULLPOWER- Ed. 78 - Outubro/2008.

 


Questão de Honra

Está louco para preparar seu carro e não sabe por onde começar? Confira algumas dicas do que fazer no motor, quanto investir, quais são os ganhos para aspirado, turbo...

Texto Teco Calienda
Fotos Fábio Arantes/ Mantovani


A curiosidade foi grande. Enquanto o novo Volkswagen Gol estava para ser lançado, todos que curtem performance imaginavam se ele sustentaria o título conquistado pelas gerações anteriores de “o mais preparado do Brasil”.

Hoje, quem anda com o carro percebe que o comportamento dinâmico não foi simplesmente mantido, mas melhorado, evoluído.

Mesmo sendo totalmente novo, o Gol mantém as características que o consagram: equilíbrio, direção precisa, suspensão firme...

Mas será que, as mudanças mecânicas (motor EA-11 VHT e o câmbio MQ-200 montados transversalmente), o G5 manteria as qualidades que o promoveram o queridinho dos entusiastas, que veneram o antigo motor da série AP e o câmbio longitudinal?

Não demorou até essa pergunta ser respondida! Dias depois do lançamento, a NPC Performance, preparador do ABC paulista, já estava modificando um exemplar. “Tenho um cliente que é diretor da Original, revenda VW. Ele chegou aqui com um Power 1.6. com módulo Unichip e filtro de ar, a potência saltou de 104cv para 112cv!”.

Na mesma hora, Fábio Reolon, sócio da NPC Performance e eterno apaixonado pelo modelo (e suas variantes Voyage, Parati e Saveiro), decidiu que compraria um G5 para ir mais além. “Liguei para alguns fabricantes e para a FullPower e expliquei minha intenção de desenvolver componentes para o modelo. Todos me apoiaram. Essa troca de informações é importante. Já tinha feito o mesmo com um 1.000 turbo (em uma Parati) e com o Polo  1.6. assim que foram lançados,  comprei estes carros pra sair na frente no desenvolvimento de programas de injeção e equipamentos de performance”.

O primeiro passo foi, literalmente parar na Powerblakes, especialistas em freio, de São Paulo (SP). Lá o engenheiro Sérgio Paulo Rodrigues, dono da empresa, adaptou um kit de discos traseiros, fresou suícos nos dianteiros (os slots) e instalou pastilhas especiais no quatro cantos do hatch. “Encomendei as mangas de eixo para desenvolver novo suportes novos suportes das pinças. Em breve teremos um kit de discos dianteiros maiores para o  modelo”, comenta Sérgio.

Da Powerblakes, Fábio foi direto para a HR Rodas e Pneus, em São Bernardo do Campo(SP), para instalar todas as Tsuya Strong de aro 17” com pneus Tokyo Proxes FZ-4 205/45.




Fábio e seu supercelular Nokia “N-masterblaster”, que funciona até como controle remoto de TV, produziram um verdadeiro “making-of” da montagem de seu Gol. Foram mais de 500 imagens. Apesar de 97,8% das fotos estarem tremidas, deu para salvar meia dúzia... entre elas a equalização dos injetores PAP injection – baseados nos dos motores VW 1.8 T, porém com vazão dobrada-, da produção da pressurização, ainda sem o intercooler, e dos testes com uma variedade de coletores e turbos. Na última foto, detalhe da calibração da versão aspirada, que rendeu 112cv.


Mesma Potência na metade da rotação
Mais power:. A 3.100rpm este turbinado ultrapassa os 104cv de um Gol 1.6 original


1.6 elástico: das 2.700rpm até o corte de rotação, o torque está sempre acima dos 20 kgfm!

Finalmente, chegava a hora de Fábio encostar o Gol em sua oficina. Turbo Anhanguera e SPA Turbo, fabricantes de kits, enviaram os coletores de escape desenvolvidos para Fox e Polo, que utilizam a mesma mecânica do Gol. Garret, SPA e Master Power disponibilizaram turbos compatíveis co motor 1.6. “Com algumas adaptações, principalmente no cofre do Gol”, explica Fábio, que optou por montar o seu com o turbo SPA GTS 4700com válvula de alívio incorporada.
Como o seu objetivo principal era desenvolver um kit exclusivo, o SPA modificou seu coletor de Fox, alterando ângulos de inclinação na flange de acoplamento de turbo. Apsar da flange ter sido soldada com equipamento especifico para ferro fundido, enquanto você lê esta matéria, kits específicos para o modelo já estão disponíveis.
O preparador optou por trocar o coletor de acmissão original, de plástico, por outro de alumínio, feito sob encomenda. A medida serve para o desenvolvimento futuro do motor turbinado, pois o coletor de plástico não suportaria altas pressões de turbo que serão empregadas e simplesmente pode estourar.
No caso do Gol de Fábio, a pressurização também é exclusiva, pois há um intercooler frontal SuperCooler. Para instalar o trocador de calor, parte da travessa metálica do pára-choque dianteiro teve que ser “amputada”. "É apenas uma pequena tira na parte superior, nada que comprometa a resistência da peça”, afirma Fábio.

Enquanto o intercooler era produzido, o carro foi enviado para a Giba Escapes Especiais, em São Bernardo do Campo(SP), para fabricação de sistema de escape – com tubos de 2,5" e dois abafadores – e de pressurização, em aço inox. Externamente a discrição foi mantida, graças a uma ponteira de escape quase idêntica à original, porém com o mesmo diâmetro interno da descarga,. Uma medida curiosa foi a adaptação de um tubo de pressurização oval, equipamento original do motores VW 1.8 Turbo – o componente  passa com folga entre a longarina direta e a polia do viabrequim.


Pressurização, tubo e coletor de admissão foram projetados para suportar além dos 0,8kg de turbo.


Poder de Parada
Rodas 17”, pneus com 205 mm de largura e freios especiais protegem o investimento

 De volta à  NPC Performance, foram instalados os componentes para alimentar o 1.6 que, dali em diante, só funcionaria com álcool como combustível; bomba Savor dentro do tanque e injetores modificados PAP injection, ambos de maior vazão, regulador de pressão de combustível, Turbo Anhanguera HPI e galeria de combustível com retorno, igual à dos primeiros Polo. Os parâmetros de alimentação da injeção Bosch ME7.5.30 flex foram alterados através do módulo do tipo piggy back – que intervém na injeção original – Unichip.



Para acomodar o enorme intercooler SuperCooler, foi preciso realizar uma “cirurgia” na alma do pára-choque. Com quase 12,1:1 de taxa, o trocador de calor é altamente recomendável.

O Dono da Bagaça

 

Mal lançaram a caranga e você já ta neste apetite todo! Que arrojo, Marajá!
Este carro vira muito no meu ramo. Desenvolver componentes e programação para ele é retorno garantido. Eu adoro os VW, mas no caso deste Gol, é puro investimento. Agora virão bielas e pistões forjados.




Com 0,8kg de pressão no tubo, o EA-111 VHT rendeu 219cv a 5.600 rpm e 28,5 kgfm de torque a 5.400 rpm. A quebra da barreira dos 200 cv e os quase 30 kgfm de torque com componentes internos originais não preocupam Fábio: “Montamos vários Golf e Polo 1.6 com esta potência e todos continuam ‘vivos’. Acho que, além disso, é brincar com a sorte. Este é o limite com ‘miolo’ original”.
Andando, o comportamento do novo VW só melhorou. Força disponível o tempo todo, marchas ‘encurtadas’, só falta uma suspensão mais firme. O que era bom...Ficou melhor!



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