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Mídia

Entrando no Jogo - Revista FULLPOWER- Ed. 78 - Outubro/2008.

 


Entrando no Jogo

Está louco para preparar seu carro e não sabe por onde começar? Confira algumas dicas do que fazer no motor, quanto investir, quais são os ganhos para aspirado, turbo...

Texto Teco Calienda
Fotos Fábio Arantes/ Mantovani


Entre os inúmeros e-mails, cartas e telefonemas que recebemos mensalmente, a maioria visa ganhos de rendimentos. O que e como fazer, quanto custa, qual o prazo de trabalho para aumentar a performance em motores de quatro, seis e até oito cilindros. Para não misturar as estações, conversamos com especialistas e usuários e aqui vão dicas e sugestões pra aumentar a cavalaria e torque do seu bólido tetracilindrico. Mas praticamente tudo que funciona no quatro pode ser aplicado no seis em linha ou em V, no veoitão...

A exemplo no que foi publicado na edição passada, na reportagem especial sobre projetos, o passo inicial é definir qual será a utilização do carro. É possível, sim, ter uma máquina potente e torcuda para andar por milhares de quilômetros com o pé em baixo. Basta deixar isso claro ao seu preparador e mãos à obra. Lembre-se: o risco de quebras está ligado diretamente com o ganho de potência. Dependendo da cilindrada, é possível ganhar quase 50% da potência e manter o motor praticamente indestrutível, - ou algo bem perto disso. Que tal saber que um 2.0 litros aspiradinho pode passar de 112cv para 160cv em poucos dias e você poderá "sentar o aço", sem dó?



Receita universal: filtro de ar esportivo, remapeamento da injeção e um escape de responsa é ganho na certa.


Alguns modelos, como o PT Cruiser, ganham mais de 10cv trocando filtro.

Quase nada
Pode parecer incrível, mas um preparador experiente, com as ferramentas certas, faz um motor ganhar potência apenas com ajustes. É sério! Saiba que os motores Volkswagen AP 1.6 e 1.8 carburado ganham 8cv, comprovados em dinamômetro, apenas avançando o ponto de ignição. Nos propulsores a gasolina, por exemplo, o ponto é avançado de 9º para 18º e, álcool, o ponto salta de 6º para 14º.
Mais uma forma simples de ganhar rendimento: um filtro de ar esportivo pode fazer milagres. Segundo Fábio Reolon, da NPC Performance, os VW Polo 1.6 atuais ganham 4cv só por adotar um filtro com restrição menor. Os primeiros Polos, segundo ele, rendiam de 6cv a 8cv extras só com a troca desse elemento. Seguindo na série “exceções extremas”, os BMW M3 E36 (na versão para os estados unidos) e os PT Cruiser ganham entre 10e 20cv apenas com filtros de ar esportivos! Levante os braços para o céu pelos projetos de filtros originais extremamente restritos. No bolso, um componente pode custar de R$ 50 a R$ 300.
Além de filtro, invista em um remapeamento da injeção. Essa dupla gera mais performance em qualquer motor a combustão. È a união do caminho da admissão de ar mais livre (filtro) com os tempos de injeção de combustível e de ignição da mistura otimizados (chip).
Nos casos de um motor turbo de fábrica, por exemplo, dá para ganhar mais de 40cv com essas alterações! Caso seu carro seja aspirado, os ganhos podem ser de 5cv a 15cv. Ah, sabe os 4cv do Polo atual com filtro? Remapeando a injeção, o ganho sobe para 13cv! Um corsa 1.0 antigo, também a gasolina, rende mais 6cv rodando com álcool. Já são 10% de potencia extra. Anote a vai somando a cavalaria...



Componentes de parte elétrica e ignição, como velas, cabos, bobinas e um módulo são bem-vindos, assim como um coletor de admissão de maior vazão e corpos de borboleta de maior diâmetro.

Aspirado
O termo aspirado confunde muita gente, trata-se de uma gíria da preparação para definir um motor que não é superalimentado, porém é modificado para ganhar rendimento.
Além do filtro e chip, comando de válvulas, sistema de escape, ignição mais potente, cabeçote otimizado e, eventualmente, corpo de borboleta maior fazem parte da cartilha de um aspiradinho básico. Com até R$ 1.000 da fase inicial, separe mais R$ 1.000 para cada um desses componentes (incluindo mão-de-obra). 

O objetivo é o de sempre: abrir o caminho para que o ar entre mais facilmente no motor e, conseqüentemente seja possível injetar mais combustível. A novidade, agora, está em fazer com que a maior quantidade de mistura queimada saia com facilidade, deixando as câmaras de combustão livres para um novo ciclo de admissão.



Civic Si: caso raro, ganha quase 60cv e vai aos 240km/h com alteração leve.

Se não der para investir de uma vez, definitivamente comece pelo escape. Em um carro turbo de fábrica, espere ganhos de 10cv a 20cv e, em aspirados, de 5cv a 10cv. Quer um exemplo prático de que o trio, filtro, injeção, escape é capaz de fazer em um foguete multiválvula moderno? O Civic SI é um canhão, não? Que tal 250cv e corte de rpm em sexta marcha a mais de 240km/h? Detalhe: não há programação de injeção para o motor K20! É preciso adquirir um módulo piggy-back para escravizar a injeção de fábrica, um investimento que passa dos R$ 3 mil, mas vale cada centavo.

Comando de válvulas e cabeçotes
Ao chegar à fase de comandos de válvulas, pode se considerar um iniciado na preparação. Apesar de exigir muita técnica na escolha do comando e na modificação do cabeçote, os resultados são expressivos. Um AP 2.000 Mi (citado no início desta matéria) salta dos 112cv para 160cv com o conjunto completo de um aspiradinho injetado – além do escape, coletor, comando e filtro, adicione o corpo de borboleta e a ignição. Os custos beiram R$ 5 mil, mais a grana que precisará investir na cerveja, pela carona do amigo, da namorada, esposa, irmão... Já que será, pelo menos, uma semana sem o carro.

Bala na agulha
Se estiver disposto a investir além dos R$ 5 mil, prepare-se pra ganhos sérios. Carros como Marea turbo e Golf Gfl ultrapassam a barreira dos 330cv. No caso dos aspirados, dá para chegar aos 200cv.



Bielas e pistões forjados e turbo maior são mudanças rápidas e eficientes para os turbinados de fábrica. Os ganhos podem dobrar e até passar disso. E com esses componentes no miolo do motor, a durabilidade cresce também.

Turbos de Fábrica: Upgrades eficientes
Marea Turbo e Golf GTI passam dos 300cv. Turbos maiores e intercoolers estão no pacote

Nos turbinados, intercoolers e turbos maiores estão no pacote. Nos aspirados, balanceamento e alívio de componentes internos, aumento de cilindrada e taxa de compressão são o caminho. Além do motor, sistemas de transmissão e alimentação devem ser revistos. Portanto não conte apenas com o dinheiro da usina, mas sim, para um conjunto todo. Separe mais de R$ 10 mil e umas duas semanas sem o veiculo.
Um kit turbo também pode ser bem-vindo nessa faixa de preço. Kit mais mão-de-obra e demais partes, como escape completo, por exemplo, vai custar nessa faixa. Dependendo de sua cabeça e do preparador, com pouca pressão (no máximo 0.8kg) os ganhos podem significar o dobro da potência e torque, mas o risco de quebras aumenta. Nesse tipo de preparação, recomendamos “ir para as cabeças” de uma vez e investir em bielas e pistões forjados para aumentar também a durabilidade do conjunto.
No caso dos Subaro WRX, que têm pouco mais de 210cv de fábrica, sabe-se que o limite para ganhos de potência, sem mexer no miolo do motor e do câmbio é grande. Os quatro cilindros nacionais cão bem até os 200cv. Porém, como basta apertar um parafuso para aumentar a pressão, a potência, os mais abusados e otimistas que chegam nos 220/230cv terão surpresas.



Dinamômetro é a ferramenta dos sonhos: ganham-se cavalos só com acertos, sem peças novas. Há motores em que avançar o ponto de ignição significa elevar em quase 10cv!

  

Sem Limites
Se você não se “contenta” com pouco e quer acelerar com motos e supercarros, vai ter que chegar ao nível “profissional”. O tipo de preparação que exige muito mais do que apenas (muito) dinheiro. Também é preciso pagar com tempo (muito), dedicação (muita), paciência e alento na tocada. Não é para qualquer um, exige prática. Caso nunca tenha andado em nada realmente forte, esqueça! Para atropelar as válvulas do cabeçote por não ter acompanhado a rotação subindo rapidamente é muito fácil, assim como quebrar a transmissão.

Em qualquer situação, com verba para investir apenas em um filtrinho ou querendo se tornar um “Pro Street”, um sem limites, não se esqueça; um preparador de confiança será seu melhor amigo e um dinamômetro, a ferramenta mais preciosa, invista sempre em ambos e boa sorte. Outro lembrete: não use esses torpedos em vias públicas. Você coloca a sua vida e a de outras pessoas em risco, além da sua habilitação. E sem ela, adeus dirigir carros fortes!


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