|
"Personalização Aprovada!" - Revista FULLPOWER- Ed. 76 - Agosto/2008.
|
Personalização Aprovada!
Profissional paulista altera uma saveiro por completo e garante: "Esse carro é uma prova de que é possível, sim, criar, um extreme tuning e utilizá-lo diariamente"
Texto Giuliano Gonçalves
Fotos Fábio Arantes
|
Um tuning profundo sempre impressiona, seja pela criatividade ou pela ousadia do artista. Mas, será que na prática os "showcars" funcionam? Em sua maioria é pouco provável.
Primeiro, pela dimensão dos componentes utilizados nos projetos, como rodas gigantes, suspensão baixa, pára-choques alongados...
Pelas ruas em péssimas condições de São Paulo, por exemplo, os acessórios acima citados estariam seriamente comprometidos!
Sabendo desses obstáculos, Robson Ribeiro, proprietário da instaladora paulista Sokados, trabalhou com sua equipe "árduos" meses no projeto de sua Saveiro 2003 (prata, até então). O objetivo, claro, era ter um carro capaz de divulgar os trabalhos da loja e servir também, como meio de transporte para viagens e afins.
"Todos os serviços executados na loja são testados antes de chegar às mãos do cliente. No caso da Saveiro não foi diferente e, entre um teste e outro, fomos descartando acessórios que complicariam o uso do carro civilizadamente", conta Robson.
Rodas aro 20" e carroceria totalmente modificada: tudo "na lei"
Passagem Secreta
O grave dos subs "viaja" para a cabine por uma abertura atrás dos bancos.
Para o acesso ao som da caçamba, um motor elétrico suspende a tampa de fibra
Um dos componentes dispensados na Saveiro foi a suspensão a ar, pois a regulagem da altura da carroceria feita pelo equipamento prejudicava a utilização do carro, principalmente com o peso extra de acessórios que a picape adquiriu. “A enorme quantidade de fibra de vidro e madeira MDF aplicada no painel e nas molduras dentro da caçamba, além de diversos componentes de som espalhados pelo carro, gerou muito peso. A solução veio com uma suspensão especial fixa, com amortecedores, preparados a nosso gosto e molas Elbach”, explica o instalador.
O maior destaque é estético: originalmente “bola”, virou uma Geração 4, incluindo alargamento das laterais e pára-choques exclusivos, com direito a detalhes em fibra de carbono. A tampa da caçamba agora é unida à carroceria, com bocal de abastecimento (de moto esportiva) posicionado à esquerda. Logo abaixo, um par de ponteiros de escape finaliza a traseira – apenas a da esquerda cumpre o real papel de expulsar os gases da queima de combustível.
Visual e som a Saveiro tem de sobra, mas será que o motor 1.8 turbinado manda bem também? ”A exemplo dos cuidados que tive para tornar o carro utilizável, peguei leve na preparação. Montei um kit básico, com turbo Grrett APL 240, .42/.48, embreagem cerâmica, bomba de GTI e bicos maiores. Ele trabalha com 1,3 kg e todo o acerto deixei para o pessoal da NPC Performance”, conta Robson.
Painel Exclusivo
Remodelado, painel tem instrumentos Auto Meter, linha Cobalt e mostradores digitais no console.
Destaque para DVD-player Pioneer, pedaleiros Isotta e bancos revestidos em couro.
Só para curtir
Kit turbo básico gera 215 cv de potência. Sem exageros, como esperado pelo proprietário
Mesmo com um kit simples, ele precisou substituir a homocinética original da picape por um modelo de Golf, mais resistente – as “pequenas” rodas DUB Spinner aro 20”, calçados com pneus Toyo Proxes 245/35, exigiram demais do componente de fábrica, que literalmente esfarelou algumas vezes!
Para atingir o objetivo do projeto, o Instalador passou seu showcar por todos os testes de regularização do Detran (Departamento de Trânsito) e agora, roda tranqüilamente com os devidos documentos que aprovam o uso da Saveiro nas ruas!
O Preparador da Bagaça
A cor desse carro ficou animal, Robson,
Qual o segredo para atingir essa tonalidade?
Na verdade, nós buscamos a pigmentação
na internet e formulamos a tinta aqui na loja
Para chegar nesse aspecto, é preciso dar uma
demão de base especial, aplicar a tinta e, por fim,
um outro verniz.
Voltar
|
|