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Mídia

"Preparação High-Tech" - Revista FULLPOWER- Ed. 70 - Fevereiro/2008.

 


Preparação High-Tech

TT entra na oficina e após dez minutos sai com 70 cv extras. A “mágica” está em um veneno tecnológico, no qual a principal ferramenta é o computador.

Giuliano Gonçalves
Fábio Arantes


Dez minutos! Este foi o tempo necessário para a NPC Performance, preparadora de São Bernardo do Campo (SP), adicionar 70 cavalos de potência ao motor do Audi TT. E o melhor: com todos os parâmetros de funcionamento intocados!

Fábio Reolon, um dos responsáveis pelo feito, fala do milagre da preparação: “Apesar de parecerem simples pelo tempo de inserção no módulo, os remapeamentos de injeção eletrônico estão cada vez mais complexos. Neste caso, utilizamos o DirectPort Programming, programa importado por nossa parceria Plus Motorsport”.

Segundo Fábio, o “invasor de injeção” reprograma a central eletrônica do carro via conector de diagnóstico, ou seja, sem o famoso “chip”. No TT, bastou conectar o DirectPort Programming no esportivo e presssionar o piloto automático para adiquirir os 70 cv extras – veja o vídeo da programação no link NPC Performance.com.br/directport.php. Apesar de ter levado pouco mais de dez minutos, foram realizados muitos testes pela preparadora americana APR (veja quadro na página 71), para alterar os parâmetros da injeção Bosch MED-Motronic FSI, original do cupê 2.0 turbinado.


Rodas aro 17” personalizadas revelam aspecto preto e diamantado.


Estrutura Equilibrada
Carroceria tem peso distribuído gualmente na dianteira e na traseira

Suspenção MagneRide de incumbe de manter o TI “nos trilhos”


Variação de Trocas
As seis marchas podem ser passadas pela alavanca ou por borboletas atrás do volante


O piloto pode optar por ouvir o “ronco” do sistema sonoro do carro, composto por falantes Bose.

Além do trabalho no sistema de injeção, um novo down-pipe (saída de escape do turbo para o catalisador) de aço inox otimiza o fluxo dos gases e contribuiu para o ganho de potência. “Original, o TT já é ótimo! Mas, incrivelmente, a reprogramação da injeção provou que é possível, sim, melhorar a performance de um carro sem grandes alterações”, vibra Eduardo Molina, dono do Audi.

Definitivamente, o TT é uma ótima base para um projeto! A começar pelo motor, eleito por especialistas internacionais o melhor do mundo na categoria de 1.8 a 2.0 – por três anos consecutivos! Também, não é para menos: de 5.100 rpm a 6.000 rpm, o carro aponta 200 cv de potência, sem qualquer lag ou falha no meio do caminho. O câmbio manual automatizado S-tronic, com dupla embreagem, é outra peculiaridade do modelo. Enquanto uma marcha está engrenada, a próxima velocidade já está pronta para ser acoplada, reduzindo, assim, o tempo de intervalo entre as trocas – essas, feitas pela alavanca no console central ou por borboletas atrás do volante.

Se original ele tem todos esses atributos, com 70 cv extras é muito mais divertido! O ronco do escape denuncia a potência logo de cara, nas primeiras rotações. E, segundo o proprietário, fica mais encorpado a cada marcha passada - de primeira a sexta marchas é pura adrenalina.



Sai da Frente
Se você perceber um TT preto na sua cola, dê passagem... Ele não está para brincadeira!


No Alabama!
É difícil associar o Alabama, nos EUA, à performance de VW, Audi e Porsche. Pois é lá que está uma das maiores preparadoras destas marcas, a APR. A empresa tem se destacado graças a muita pesquisa e tecnologia. Todo este desenvolvimento tem explicação: a maioria das equipes da NPC Performance, os centros de desenvolvimento da NASA e parte da indústria aeroespacial gringa estão instaldos nesta região. Por isso, há muitas faculdades de engenharia e mão-de-obra qualificada de sobra para criar equipes e quebrar códigos de injeções avançadas.


Com peso distribuído por igual na dianteira e na traseira devido á adoção de 31% de alumínio na estrutura frontal do carro, contornar curvas não é problema! Esta perfeita divisão do peso da carroceria, somado ao ótimo sistema de suspenção semi-ativo MagneRide, que varia a carga dos amortecedores constantemente, resulta em uma tocada completamente segura e “na mão”.
Questionado sobre o que achou do resultado, Eduardo revela: “Esse é o meu sétimo TT. Já achava esta geração mais bonita que a anterior. Com toda essa potência, então, é incoparável”.

O Dono da Bagaça

 

Chegou ao fim da preparação, Edu?
Como você já deve saber, as alterações só tendem a aumentar. Fiquei tão empolgado com esse resultado que encomendei um kit de upgrade APR fase 3. Com ele, a potência vai saltar para quase 400 cv. Aí, sim, o carro vai ficar perfeito!










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