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"Economia em Dobro" - Revista FULLPOWER- Ed. 68 - Dezembro/2007.

 


Economia em Dobro

Preparação Paulista com jeitinho brasileiro. Que tal um golf 1.6 Sportline turbinado e com desempenho de GTI, mas com preço total equivalente á metade do valor do esportivo.

Fabio Felix Pascoal
Fábio Arantes


Ostentar a sigla “GTI” em um golf custa caro! Este esportivo nacional, com seu motor 1.8 Turbo de 193 cv, tem preço em torno de R$ 120 mil na versão completa, tornando-o um carro para poucos. Pensando em economizar, mas sem abrir mão de alto rendimento, o consultor técnico Luiz Antônio de Oliveira adquiriu um Golf 1.6 Total flex Sportline e o enviou direto para a oficina Alex preparações, em São Bernardo do Campo (SP). “Foi uma compra pensada.Pesquisamos os preços dos equipamentos, da calibração e do seguro antes de ter o carro nas mãos”, conta o preparador Alex Trambaioli.

Na preparadora, o golf recebeu um turbo 125 Master Power. “ Não foi preciso desenvolver um kit especial para este carro, pois é o mesmo utilizado no Polo. O coletor de escape é da SPA Turbo.Válvula de prioridade e dosador HPI são Beep Turbo”, conta Alex.

Por se tratar de um motor flex, o carro foi enviado á NPC Performance Power Chips, em São Bernardo do Campo(SP), para o acerto da injeção . “Com a adição do turbo, o módulo flex do Golf (este com várias opções de ajuste de mistura) entende que o motor está pobre. Então, este sistema ‘pede’ muito mais combustível se comparado a uma injeção convencional”, explica o programador Fábio. Ciente disso, Fábio utilizou bicos especiais com 120 lb/h de vazão (o original tem 32 lb/h), trabalhados pela PAP Injetores Especiais. “Quem olha o tamanho dos bicos pensa em um carro com marcha lenta ‘suja’, cheio de falhas e com bom desempenho apenas em altas rotações! Não neste Golf. O módulo está travado para funcionar apenas com álcool, o sensor MAP é o do Pólo 1.6 a gasolina, mais lento no envio da informação de variação de pressão. As velas são resistivas com grau térmico 9”, revela Fábio.


Na ponta do Lápis
Colocamos toda a receita na ponta do lápis, foram economizados mais de R$ 60 mil para andar com um GTI em um Sportline, versão cujo preço de tabela gira em torno de R$ 54 mil – foram investidos R$ 5 mil na preparação. Com apenas 0,5 kg de pressão de turbo o carro rendeu 158 cv a 550 rpm e 21kgfm de torque a 5000 rpm. “Adaptamos com sucesso o tradicional jeitinho brasileiro. Conseguimos economizar dinheiro sem abrir mão de estilo e performance”, comenta o preparador Alex.



Cor e performance do GTI
Preparado, um Golf Sportline anda igual um GTI, mas custa a metade do preço

Para Luiz rodar com seu “GTI caseiro” é só alegria. “Já tive vários carros superalimentados. Com certeza este é o melhor deles. Parece turbinado de fábrica, sem trancos ou embreagem pesada. Optei por utilizar o sistema de escape completo do Audi A3 1.8T, o que deixou o carro silencioso e muito agradável. O acerto fino e o planejamento prévio do projeto permitiram a manutenção de um nível decente de consumo. Rodando no álcool, este amarelinho faz cerca de 10km/l na cidade e 14 km/l na estrada”, comenta o ‘economista’ Luiz.

O Preparador da Bagaça

 

Então, você é um cara “flex”ivel?
Sim. Para um carro modificado andar bem, só usando álcool. O combustível vegetal é superior em tudo, quando o assunto é performance. Para mim, gasolina só serve para lavar peças na oficina.










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