|
"Endura de Matar 1.0" - Revista FULLPOWER- Ed. 65 - Outubro/2007.
|
Endura de Matar 1.0
Ford Ka com motor criticado pelo mercado recebe turbocompressor.
Ele roda há dois anos com o dobro da potência original e... Sem quebras!
Fabio Felix Pascoal Fábio Arantes
|
O motor Endura-E 1.0 desde Ford Ka 99 é perseguido por uma fama nada agradável. Barulhento, “morto” em baixas rotações e de concepção pré-histórica - cabeçote de ferro com comando no bloco – são alguns de seus “atributos”. Com tantos adjetivos negativos, difícil acreditar que alguém seria insano o bastante para turbiná-lo. “Gosto de novidades. Adquiri este carro e resolvi colocar um turbo justamente pelo desafio”, revela Celso Herculano, de 47 anos, empresário e dono desta raridade.
Sem dó! O preparador não economizou no burn-out, mostrando do que o Kazinho é capaz.
Sob Pressão
Coletor de admissão original de plástico deu lugar a uma peça em alumínio feita pela Belquip
O Preparador da Bagaça
E aí, Gordo, o que achou da dobradinha de potência?
Confesso que esse aí me surpreendeu!
Lógico que está
longe de ser um rojão. Dá para ir ao supermercado bem
mais rápido e continua com o consumo digno de um milzinho.
A saída encontrada pelo preparador para alimentar o pequeno Ford com álcool foi utilizar um dosador HPI, elevar a vazão dos bicos originais para 50 lb/h e substituir a bomba original por uma da Savor, mais canhão e preparada para o poder corrosivo do combustível verde. “Este cabeçote de ferro fundido original tem uma queima deficiente, mas consegui deixar a mistura ar/combustível dentro do mínimo aceitável. O resultado superou as expectativas”, comemora Gordo.
O turbo escolhido foi um Master Power T2. No reduzido cofre, o caracol convive com o novo coletor de escape tubular Giba. No dinamômetro da NPC Performance, foram obtidos 125 cv com apenas 1kg de pressão turbo (mais do que o dobro da potência original). Restava saber por quanto tempo este pequeno dinossauro suportaria o fôlego extra. “Estou rodando com o turbo há exatos dois anos e nunca me deu uma dor de cabeça sequer. O carro está na rua todos os dias. Inclusive, fiz seis viagens a foz do Iguaçu (PR) sem problema e com um consumo de dar inveja. Na cidade, ele faz 7,5 km/l e na estrada chega ao 10km/l”, garante Celso.
Diante de tanta propaganda do dono e ciente da má fama do Endura, não resisti e dei uma volta com o “milagroso”. O carro é surpreendente, capaz de burn-outs invejáveis – você viu as fotos na abertura da matéria?! Ele também acelera rápido, sem engasgar. O único pecado está nas retomadas em baixas rotações, deficiência reprisada do modelo original. Não dá para saber a faixa exata de rpm, pois o carro não tem conta-giros – bom, nem termômetro de água ele tem...
Gostou do brinquedinho? Saiba que um Ka 99 hoje está a cerca de R$ 11 mil. Separe mais de R$ 6 mil para a preparação e prepare-se para muita diversão.
Turbinado e econômico
O compacto faz 7,5 km de álcool na cidade e chega aos 10 km/l na estrada
Voltar
|
|