|
"Amigos para sempre" - Revista FullPower - Ed. 59 - Março/2007.
|
Amigos para sempre
Dupla de costumizadores presenteia amigo com Fusca modificado! Na lista de alterações estão rodas 17", pára-lamas alargados, pintura, som...
Por Ricardo Tadeu Fotos por João Mantovani
|
A garagem de José Roberto Capella, empresário de São Caetano do Sul (SP), é sonho de qualquer entusiasta. Miniaturas, réplicas de bombas de combustível dos anos 50, rodas, pôsteres, e uma série de artigos ligados a carros causam nos visitantes a sensação de estarem em um parque temático. Há até um exótico Fox com três eixos.
Mas o novo integrante da coleção é esse simpático Fusca 85, um presente dado a Capella por dois amigos: Luís "Cavalo" Bragone e Cláudio "Espiga" Celliberte, donos da oficina de pintura e funilaria Bracelli. Cavalo conta: "Este carro era da minha esposa. Quando decidiu trocá-lo, eu e o Espiga resolvemos presentear o Capella, que é nosso migo de longa data". Os efeitos da customização começaram a surgir no pára-lamas, cortados e, em seguida, alongados em oito centímetros. "Essa é a parte mais complicada do projeto, pois são peças côncavas. Deu muito trabalho arredondar as chpas, depois soldar e alinhar tudo", explica Espiga.
Os pára-choques também cresceram para acompanhar a nova largura. Além disso, as peças foram alisadas, assim como o capô. Novos faróis, com piscas embutidos aposentaram o conjunto antigo, que trazia as setas no topo dos pára-lamas. "O carro ficou mais atual com retrovisores de Stilo e maçanetas de Santana", conta Capella.
Painel em madeira MDF, modelado em fibra de vidro, ganhou revestimento em couro sintético creme e preto
Antes de passar por uma pintura completa, Luís decidiu inovar também na tampa traseira do carro. "Tiramos a meia-lua que serve de suporte para as luzes da chapa do carro, subimos a superfície da tampa e criamos um rebaixo iluminado". Na cabine de pinturas, o Fusca recebeu o mesmo Amarelo Modena das Ferrari F360.
Renovado, o carro partiu para a loja Leandrini, onde passou a ser cuidado por Rhicky Leandrini. O painel foi remodelado com estrutura de madeira MDF e fibra de vidro. Agora, acomoda conta-giros e velocímetros de Gol G3, além de três instrumentos Auto Meter - voltímetro e manômetros de combustível e óleo. As laterais de porta também foram refeitas e contam com apoio de braço pintados de preto.
Rhicky providenciou ainda um console central estendido até a parte traseira do carro que, aliás, mais parece uma sala de estar. Quem vai atrás, tem à disposição dois porta-copos entre os bancos Glicar, revestidos com couro. Depois de colocar uma linha completa de acessórios Sparco, a Leandrini providenciou uma de suas maiores especialidades: sonzeira!
A unidade principal é um CD-player Clarion com tela sensível ao toque e equalizador. Tudo o que o aparelho produz "vaza" por dois kits duas vias Lightning Audio, nas laterais do carro. Da mesma marca são os dois subwoofers Bolt de 8" e o amplificador, todos montados no tampão traseiro.
Na oficina Crazy Cars, o Fusca incorporou uma melhoria estética em seu motor, com peças cromadas e cabos de vela especiais. A NPC Performance se encarregou de sepultar a dupla carburação colocando em seu lugar um sistema de injeção eletrônica de Kombi 1.6 a ar, previamente "chipado" por Fábio Reolon. No dinamômetro, o Fusca mostrou um pequeno ganho de potência (de 57 cv para 63 cv). "Em compensação, dirigibilidade e consumo são infinitamente melhores agora", assegura Gordo.
Motor 1.6 rodou apenas 100 quilômetros depois de adotar injeção eletrônica.
Antes de ir para as ruas, o carro recebeu seus últimos reforços: suspensão catracada, rodas Vaska e pneus Toyo 215/45, tudo na No Limits. Durante as fotos, um outro amigo de Capella, Eduardo "Tôca" Moura, nos levou para um passeio a bordo da máquina. Apesar de "quicar" um pouco em razão do "set" ultrarebaixado da suspensão, o Fusquinha é conquistador. O novo motor apresenta bom torque em baixas rotações e o giro sobe rápido. O escape tipo aranha grita ardido, do jeito que todo fuscamaníaco curte - e é da hora mesmo!
Conhecido por negociar carros personalizados, Capella afirma: "Esse eu não vendo! Vou curtir ao lado do meu filho, Adivan, que está perto dos 18 anos". Garoto de sorte.
Ficha Técnica
Motor |
4 cilindros boxer. 1,6. 8v. OHV |
Alimentação |
Injeção eletrônica multiponto, gasolina |
Potência |
63 cv a 4300rpm |
Torque |
13kgfm a 26000 rpm |
Transmissão |
Manual, quatro marchas, tração traseira |
Freios |
Dianteira: discos ventilados, traseira: tambores |
Pneus |
215/45 |
Rodas |
Aro 17", liga leve |
Upgrade |
Rdas, peneus, escape, suspensão, instrumentos, bancos em couro, volante, manoplas pedaleiras, CD-player, kit duas vias, subwoofers, amplificador, acabamento interno, capô alisado, pára-choques alongados, pára-lamas alargados, tampa traseira modificada, lanternas, faróis |
Empresa |
NPC Performance (chip), Bracelli (customização externa), Leandrini (som e interior), Crazy Cars (motor), CenterFaggio (suspensão), No Limits (rodas e pneus) |
|
|
Voltar
|
|