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Mídia

"Tunig" - Revista FullPower - Ed. 57 - Janeiro/2007.

 


Tuning

Astra edição especial ficou ainda mais exclusivo: ganhou turbo para chegar aos 250 cv e tuning para chamar a atenção

Por Eduardo Bernasconi
Fotos por Cleber Bonato


Astra Sedan é um dos modelos mais comportados quando sai da linha de montagem. Além do visual sisudo, as opções de motor quatro cilindros (1.8 ou 2.0, 8V ou 16V) deixam a desejar: falta potência e o consumo é elevado. Leandro Vitoretti, de São Caetano do Sul (SP) comprou seu Astra série especial Milenium e não pensou duas vezes: tunou e turbinou. A parte estética ficou por conta da Flash Wheels. Já o motor, teve o trabalho realizado pela NPC Performance. Ambas lojas são do ABC paulista e já trabalharam em conjunto em vários veículos.

No dia-a-dia, rodar com o carro ficou mais divertido e mais rápido. O kit turbo montado com turbina pequena e 0,8 kg de pressão não fez milagre mas ajuda e muito o desempenho. No dinamômetro Dynojet, foram apontados 198 cv na roda, cerca de 250 cv no motor. E não foram utilizados bicos extra na injeção de combustível, que continua com bomba de combustível elétrica original. Segundo Fábio Reolon, da NPC Performance, os bicos originais foram abertos (tiveram a capacidade de vazão dobrada) por eletro-erosão e a gasolina deu lugar ao álcool no reservatório de combustível (a bomba elétrica continua original).

Nem mesmo a embreagem foi trocada (continua a original). Ou seja, o pedal é macio e o consumo não chega a ser um exagero perto dos números originais (5 km/litro). A partir das 2.000 rpm a turbina enche o motor 1.8, que chega rapidamente ao limite de giro, pouco acima das 6.000 rpm. As rodas dianteiras não perdem tração pois não estamos falando de um canhão, mas um pouco mais de corda no parafuso da pressão vai levantar fumaça dos pneus calçados em rodas TSW aro 17".




O escape 2,5 polegadas ronca mas não denuncia o turbo. Porém, ao passar dos 3.500 giros, quando a turbina já está soprando forte, não há quem não perceba. E o espirro nas trocas de marchas no câmbio manual de cinco velocidades entregam os pontos definitivamente: a válvula de prioridade faz barulho sem dó: tchiiiiii!!! A suspensão mais baixa, sem exageros, ganhou molas Eibach - manteve o conforto, deixou o visual mais agressivo e tornou a estabilidade compatível como o novo rendimento turbinado do sedan. A instalação das molas foi feita na Flash, que cuidou também da personalização e sonorização do carro. Os pára-choques ganharam tela metálica, material que também roubou o lugar da grade dianteira. Somada a suspensão mais baixa e o pára-choque tunado, exige mais cuidado ao sair de...

Leia a íntegra dessa matéria na FullPower de janeiro.




Fonte: Carsale


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