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"Mais por Menos" - Revista Full Power - Ed. 36 - Abril/2005.

 


Mais Por Menos

Marea Turbo utiliza componentes de alta confiabilidade e roda diariamente com 347 cavalos alimentados com gasolina Premium.

Por Teco Caliendo
Fotos João Mantovani

Na década de 70, Opala, Passat TS e Fusca, todos com motor aspirado, reinavam soberanos pelas ruas queimando gasolina azul: o engenheiro químico Sydney Zucchini era uns dos pilotos de rua daquela época.

Passados alguns "poucos" anos, Zucchini continua na ativa, mas com uma preparação condizente com a realidade atual (gasolina nobre e eletrônica embarcada).



Suspensão e freios especiais seguram o sedã canhão


Zucchini comprou o Marea zero-quilometro em 2001 e realizou alterações leves no cinco cilindros 2.0: filtro de ar K&N cônico, escape com saída de 3" e turbo de 2,5" com três abafadores da Giba Escapes, alem de chip de potência (com 1,6 Kg de pressão em overboost).

Terminada a garantia, hora de mais modificações: Sensor MAF (para leitura da massa de ar) maior, dosador de 4 Kg válvula by-pass Bosch de Audi S3 - melhora a resposta do turbo em retomadas e trocas de marcha.

Aos 40.000Km, o turbo Garrett T28 original não suportou a sobre pressão e... Fumou! O que para qualquer dono de Marea seria um problema, para Sydney significou a gloria. Era chegado o momento de extrair mais alguns cavalos do Sedã. O upgrade escolhido foi o da turbo Anhanguera, baseado em um conjunto Garrett APL 525 (eixo, carcaça central e reator) "fuçado", com caixas de 128, alem de coletor de escape em aço inox Giba e bomba de alta vazão Savor. A NPC Performance é a responsável pelo atual rendimento, com eliminação do overboost (1,3 Kg de pressão) e programação exclusiva, que só admite gasolina Premium e faz 8 Km/l na cidade. " Tive um Opala com o mesmo rendimento, só que fazia 1,5 Km/l e os carburadores custarão mais do que a preparação inteira do Fiat. Estou no lucro ", avalia Syd".
Após 110 mil quilômetros rodados, R$ 5.000 investidos e 347 cv, temos que concordar: é lucro certo!


 

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