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"Fazendo Fumaça" - Revista Full Power - Ed.
31 - Novembro/2004.
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Fazendo Fumaça
Golf 1.6 beira os 300 cv, tem som forte, suspensão rebaixada, roda 18" ...tudo ao gosto de sua proprietária, uma jovem de 21 anos
por Eduardo Bernasconi
fotos Cleber Bonato
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Que tuning girl que nada! "Eu sou Dub Style Girl" diz a proprietária deste Golf, Camila Brito, paulista de 21 anos. Ela curte seu Golf equipado de maneira discreta, com sonzeira e motor fortes. E a Fumaça ao lado poderia estar saindo de uma usina de força sob o capô. Porém trata-se de um simples quatro cilindros, 1.6, turbinado na NPC Performance (SP), capaz de produzir quase 300 cv de potência. Os Golf como este, fabricados em 2000, vinham com coletor de admissão plástico. Depois de alguns turbos mandarem a peça para o espaço (literalmente), os preparadores passaram a utilizar o coletor de alumínio do motor 2.0, também do modelo VW, mas capaz de agüentar um caracol assoprando forte. Há apenas uma exigência para usar o coletor metálico: utilizar o corpo de borboleta do conjunto de maior cilindrada.
Filtrão de ar esportivo, dosador HPI e motor 1.6 que teve o coletor de admissão plástico trocado por outro de alumínio e recebeu turbo: são quase 300 cv de potência.
Para coletor de escape, sistema totalmente feito na Giba Escapes (SP). Depois da turbina k16, todo o conjunto tem 2,5 polegadas de diâmetro e dois abafadores iguais aos utilizados pelos Stock Car (os Astra V8). Para atenuar o risco de quebras, nada de pressão elevada: o Golf está com 0,8 Kg de pressão e mesmo assim "mostrou os dentes". No dinamômetro Dynotech, o gráfico lisão (que prova um bom acerto) apontou 232 cv nas rodas dianteiras, na terceira das cinco marchas do VW. Sem as perdas de transmissão de força seriam 290 cv no motor ou cerca de 20% a mais.
"Gostei muito da preparação. Tinha deixado o carro na responsabilidade do meu namorado para que ele montasse tudo e agora que ficou pronto estou curtindo e acelerando bastante", diz a proprietária. Os pneus aro 18" foram embora depois da seção de fotos, já que os preparadores estavam autorizados para derreter. No término da seção, o carro foi direto para a Garage R (SP), loja que vendeu os acessórios internos da Isotta, para um novo par de pneus dianteiros. A suspensão de rosca da Tebão, outra loja paulista, deixou o carro mais baixo e os pára-lamas parecem ter sido moldados para envolver os Michelin.
Todo o material adicionado no interior é de primeira: os instrumentos Auto Meter C2 (manômetro de combustível e do turbo), sonzeira feita na Áudio Design (SP) com subs Eclipse, módulo Lightning Audio, tudo da pesada, que em breve saberá tudo na Fullsound.
No total, o custo da brincadeira ficou elevado: mais de R$ 25.000,00 (motor, som, suspensão, rodas...). O namorado de Camila, Emerson, foi o responsável pela montagem de tudo e não assume se pagou a conta ou se apenas levou o carro e deixava a conta para pagar. Em comemoração ao término do trabalho e ao aniversário de Camila, Emerson nos enviou as fotos como uma sugestão de pauta. O cara está fazendo uma média para poder acelerar a máquina...
A Dona da Bagaça
Então nada de Tuning Girls?
É isso ai. Não gosto das naves, mas, sim, de performance e um visual mais discreto.
E o namorado, foi firmeza na montagem?
O carro está ótimo! Acho que ficou lindo, o som ta tocando um monte e dá para acelerar forte, do jeito que eu gosto. Quando os caras percebem que uma mulher está dirigindo o Golf, ainda mais turbinado, é bem engraçado.
Interior Isotta tem pedaleiras, volante, manopla. Os instrumentos são Auto meter C2 e sonzeira é da pesada
Ficha técnica |
Motor: Quatro cilindros em linha, 1.6, 2 válvulas/cilindro, OHC
Alimentação: Injeção eletrônica multiponto, álcool.
Potência: 290 cv a 6.300 rpm.
Torque: 39 Kgfm a 4.200 rpm.
Transmissão: Mecânica, cinco marchas, tração dianteira.
Freios: Dianteira: discos ventilados Traseira: discos sólidos.
Pneus: 225/45 R18".
Rodas: Aro 18", liga leve
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