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"Sonho Completo" - Revista Full Power
- Ed. 30 - Outubro/2004.
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Sonho Completo
Gol GTI 1994 com kit turbo, motor forjado com 1,5 kg de pressão e rodas
aro 17" é o sonho realizado de estudante do
interior de São Paulo
por Teco Caliendo
fotos Cleber Bonato
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Fábio
Akira, estudante de Educação Física de Mogi-Guaçu
(SP), via o Gol GTI 8V 1994 branco perolizado andando pelas ruas
de sua cidade e sonhava com o dia em que o esportivo ocuparia um
lugar de destaque em sua garagem.
Tentou comprar o carro diversas vezes: sem sucesso. Até o
dia em que o antigo dono resolveu casar e avisou Akira que venderia
o desejado GTI, "Não tive dúvida, corri para
vender minha Parati GTI 2000. O Gol tinha que ser meu!"
Fábio já teve muitos carros preparados e com o Gol
não seria diferente! Logo depois de fechar negócio,
começaram as alterações no visual e na mecânica.
As rodas aro 15" originais deram lugar às TSW Eurace
17" com pneus 205/40.
No interior, todos os comandos foram trocados por equipamentos Shutt:
volante R1, manopla de câmbio Matrix e pedaleiras Metal X.
A sonzeira também não foi esquecida, com uma unidade
Alpine, o par Bravox Endurance de 6" nas portas e dois Bomber
6x9" no tampão. No porta-malas estão o woofer
de 15" (também da Bomber) e o módulo Banda 9.8.
Já prevendo as alterações mecânicas,
Akira instalou alguns instrumentos para ficar de olho na futura
usina. O conta-giros Cobalt e o manômetro de turbo Pro Comp
(da gringa Auto Meter) foram fixados na parte superior do painel.
Na coluna A, um pod exibe manômetros de óleo e de combustível
(SPA), além dos leds, tem mostrador digital de temperatura.
Injeção atualizada (dos MI), filtro cônico
e válvula de alívio deslocados. No porta-malas, sonzeira
"grave".
O
dono da bagaça não podia deixar o manômetro
do turbo sem função. Então, foi "obrigado"
a instalar um kit turbo em sua cidade, na oficina Itaipu, do mecânico
Ricardo Teixeira.
Como o carro tem ar e direção, Teixeira adotou um
coletor de escape diferente dos vistos normalmente em motores AP.
Para o turbo não esbarrar no compressor do ar ou no sistema
de direção, a flange para a sua instalação
está mais próxima à parede corta-fogo. Ou seja,
muita criatividade para acomodar o caracol Master Power com caixa
quente .63 e fria . 42.
Pistões Iapel e bielas Ancona, ambos forjados, foram montados
e garantem que o bloco continue sendo uma peça única
e não quebre em diversos pedaços. A injeção
original FIC foi trocada por uma unidade do Gol MI que, apesar de
mais moderna, permite acesso quase irrestrito às curvas de
injeção.
Montado
e funcionando, o GTI viajou para a NPC Performance, de São
Bernardo doCampo (SP), onde Fábio Alexandre Reolon, Marcos
"Markinhos" Eli e Emerson "Gordo" Soares fizeram
o acerto. Fábio Reolon programou a injeção
e Gordo montou a linha de combustível externa, dosador HPI
e bicos retrabalhados. A válvula pop-off montada inicialmente
deu lugar a outra, de alívio, deslocada para perto da caixa
de bateria. Gordo explica a troca: "Sou mais a válvula
de alívio do que a pop-off. Além do turbo ficar com
a rotação estável, nas faixas intermediárias
o motor tem mais potência. Deu trabalho para montar, mas valeu
a pena!"
No dina, o 2.0 8V com 1,5 kg de pressão rendeu 334 cv a 5.700
rpm - já convertidos para o motor. O trabalho em equipe rendeu
bons frutos!
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Os acessórios são
Shutt e os instrumentos, multimarcas: conta-giros e manômetros
de turbo são da Auto Meter, hallmeter é da ODG
e manômetros de óleo e álcool, SPA. |
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Alfaiate de escape
Caso o seu carro seja novo demais e ainda não exista um
kit para ele, nada de desistir! È possível recorrer
aos fabricantes de escapes especiais.
O desenvolvimento, claro, vai exigir uma certa dose de paciência,
afinal não é nada fácil acomodar tubos, coletores
e turbinas em cofres cada vez mais apertados.
Hoje, só não monta um turbinado, quem não quer!
O dono da bagaça
E
essa montagem em equipe, ninguém ficou com o orgulho ferido?
O Ricardo sempre fez os meus carros. Até apoiou a idéia
de fazer o acerto na NPC Performance. Foi um ótimo trabalho
em equipe.
Gostou do resultado final da usina?
Claro que sim: ficou muito legal! Quando o Markinhos falou que a
injeção seria trocada, achei exagero. Mas depois de
pronto... Valeu a pena, o carro ta demais!
Ficha técnica |
Motor:
Quatro cilindros em linha, 2.0, 2 válvulas/cilindro,
OHC.
Alimentação: - Injeção
eletrônica multiponto, álcool.
Potência: 334 cv a 5.700 rpm.
Torque: 35,0 kgmf (estimado).
Transmissão: Mecânica, cinco marchas,
tração dianteira.
Freios: Dianteira: discos ventilados Traseira: discos
sólidos.
Pneus: 205/40 R 17".
Rodas: Aro 17", liga leve
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