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"Queimando Tudo" - Revista Full Power - Ed. 27 - Julho/2004.

 


Queimando Tudo

"Brasil o paraíso dos combustíveis,é um dos países onde os postos oferecem o cardápio mais completo do mundo.Descubra qual pode trazer mais benefícios (e potência) para o seu carro".

por Teco Caliendo
fotos Cleber Bonato

O desempenho do motor está ligado diretamente á qualidade do combustível .Um "agualcool" nervoso ou aquela gasosa de R$ 1,59 causam muitos prejuízos ao motor da sua caranga.
No caso da gasosa,o problema é mais sério.Dependendo da mistura o motor pode falhar,criar depósitos e borras em muitos componentes internos,ou em casos extremos, quebrar.Uma das propriedades mais importantes da gasosa é a octanagem.Ao contrário do que muitos pensam a octanagem é a capacidade do combustível de resistir á detonação (batida de pino) e não tem nada a ver com a capacidade de queima.
Três métodos definem a octanagem dos combustíveis:RON,MON e IAD.
O primeiro avalia a capacidade do combustível de resistir á detonação com o motor em carga total e em baixa rotação.Já o MON classifica essa característica com motor em carga total e alta rotação.O método IAD é a média dos resultados MON e RON.
A quantidade mínima de octanas presentes em gasolinas comerciais é de 87 octanas para a comum e aditivada e 91 para as premium.Existe ainda a Podium,oferecida pela Petrobrás em algumas cidades brasileiras,com 95 octanas.
Mas não pense que uma gasosa de alta octanagem pode aumentar o desempenho de qualquer motor.Taxa de compressão alta ou gerenciamento de combustível e ignição, geralmente definem se o combustível fará alguma diferença no rendimento.Normalmente,motores modernos respondem melhor a uma gasolina de nível elevado de octanas.
Na maioria dos motores é mais importante um combustível que mantenha os componentes internos limpos e livres de depósitos do que uma octanagem sarada.Por ter um preço mais acessível e procura menor,o álcool não tem sofrido tanto com os "batismos" de distribuidores e donos de postos inescrupulosos.
Na verdade,pode-se dizer que o Brasil é o "paraíso dos combustíveis" para alta performance.Qualquer preparador do mundo sonha em ter á sua disposição álcool a venda em qualquer esquina.
Apesar de um menor poder calorífico,o combustível tem grande capacidade anti-detonante e de refrigeração da câmara de combustão.Essas características permitem usar altas taxas de compressão,pressões de turbo "inimagináveis" para motores a gasolina ou curvas de avanço de ignição radicais.
A desvantagem é o alto consumo por quilômetro rodado e partida a frio deficiente.
Com um preço baixo e os sistemas de alimentação cada vez mais modernos,a conversão de motores (de gasolina para álcool) tem sido prática comum.Fábio Reolon,dono da NPC Performance,comenta: "Em muitos casos,é possível até mesmo ganhar potência com a troca de combustível,o ponto de ignição pode ser trabalhado radicalmente."
O preparador lembra que além da conversão por remapeamento da injeção,é necessária uma revisão em todo o sistema de alimentação e a instalação de reservatório de partida a frio: "No inverno,fica difícil ligar o carro.A instalação de partida a frio se torna absolutamente indispensável",diz Reolon.

Agora que você já tem as informações,é só encher o tanque e dar um role com sua caranga.Sempre com combustível de procedência.


Combustível de Foguete

Existe um supercombustível capaz de extrair potências inacreditáveis dos motores chamadas de nitrometano.Altamente volátil e instável quando queimado dentro de câmaras fechadas,ele pode destruir motores em segundos.Esse combustível é usado em foguetes (até mesmo nos ônibus espaciais) e nos Dragsters mais potentes do planeta,os Top Fuels.Para se ter uma idéia do poder da bagaça os motores V8 com blower dos Top Fuel geram 6.000 cavalos de potência!O segredo de tanta energia é uma característica curiosa chamada monopropelente:ao ser queimado,o combustível libera grandes quantidades de oxigênio dentro da câmara.Como a potência de um motor a combustão é gerada pela combinação de combustível e comburente (na proporção certa) dentro da câmara,um combustível capaz de liberar comburente na queima é algo insano.
Quanto mais combustível é injetado,maior é a potência.
Os Top Fuels são os carros mais potentes do planeta,graças ao combustível utilizado:Nitrometano,tão poderoso que é usado por foguetes.


Teste ao Vivo


Pouca gente sabe,mas todo posto é obrigado a realizar um teste de teor de álcool presente na gasolina:basta que o consumidor o solicite antes do abastecimento.
Essa obrigatoriedade está prevista na portaria da ANP, número 248, de 31/10/2000.Se o frentista se negar á realização do teste,vire as costas e acelere para um posto que trate você( e sua moto ) com o devido respeito.
E não se esqueça de denunciar o posto fora-da-lei,entrando em contato com a central de atendimento da Agência Nacional do Petróleo (ANP) : 0800 900 267.
E se você quer se tornar um consumidor ainda mais consciente,acesse o site da Agência (www.anp.gov.br) e aprenda tudo sobre combustíveis:como é realizado o teste,relação de postos autuados,a diferença entre os combustíveis,o que fazer no caso de seu carro ter sido "contaminado" com gasolina de má qualidade...

 


 

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