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Mídia

 

"Turbo Legal" - Revista Full Power - Ed. 27 - Julho/2004.

 


Turbo Legal

Sem encrenca com a polícia: preparador roda com
Saveiro tranqüilamente todos os dias.

por Teco Caliendo
fotos Cleber Bonato

 

VW Saveiro 1.6 roda turbinada com pressão no talo (1,9 kg), suspensão sacada, com rodas 17”, som pesado e... Dentro da lei! Saiba como isso é possível

Ao comprar uma Saveiro 99, o preparador Marcos Eli estava tomado por um único desejo: transformar a picape num canhão de rua com visual insano e, principalmente, que não fosse uma fonte de dor de cabeça.
O preparador é um dos donos da NPC Performance, de São Bernardo do Campo (SP) e demonstra muita preocupação em “andar na linha” para não ficar sem o grande amor da sua vida: “Vejo meus clientes gastando uma bala nas carangas e se encrencando com a polícia. Não quero esse tipo de problema, mas também não abro mão de andar com a Saveiro.”
Depois de pesquisar, ele consegui deixar a Saveiro “quente”. Um laudo com uma série de testes foi elaborado e os documentos estão em ordem (veja abaixo).


 

No motor AP 600 original, um kit de coletor pulsativo da Mack Tech e turbo Lacon S2A com 1,9 de pressão resultaram em 250 cv (na roda) a 5300 rpm. As outras alterações que ajudaram na performance são o comando de válvulas especial e corpo de borboleta NPC Performance (com maior diâmetro).
Além do chip e dos bicos retrabalhados, um outro equipamento foi usado no acerto da caranga: um MAP - sensor que mede a pressão do coletor -, especial para carros turbinados.
“Naveguei na internet muitas noites até encontrar um MAP de pressão positiva, compatível com a injeção MI”, conta Marcos.
Um kit de freio a disco nas quatro rodas - com os dianteiros sarados, ventilados e fresados - da Powerbrakes, seguram a bronca na hora de parar e “enchem” as rodas aro 17”. A única observação é que para usar os discões é necessário também uma roda maior - se não for no mínimo aro 15”, você terá uma surpresa desagradável, além do pneu furado.
Para andar colado no chão com segurança e conforto, a suspensão foi trocada por um conjunto de rosca com molas de 2,5” de diâmetro e amortecedores mais curtos, da Contraste.
Markinhos não esqueceu do interior, tratou de melhorar o acabamento com os bancos de couro e sistema de entretenimento: DVD, CD e sonzeira de responsa com kit de voz Profile e dois subs de 10’’ NAR. Todo o conjunto é empurrado por módulos Audio Bank. O estepe foi enviado para a caçamba para liberar espaço para a caixa selada, atrás dos bancos.
O 1.6 é monitorado por conta-giros com memória, manovacuômetro e manômetro de combustível - tudo da gringa Auto Meter. Para saber se a mistura está sempre correta, um hallmeter da HIS também foi instalado.



O visual não foi esquecido com as rodas modelo RS4, o retrovisor cromado e tratamento "GTI": capô, faróis e painel.

 

O dono da bagaça anda todos os dias, feliz da vida com sua caranga. Não é para menos, ter uma caranga socada e turbinada sem preocupação com lei...Não tem preço!

  • Entretenimento de responsa: com o carro em movimento, o monitor de 7” recebeuma capa protetora que impede a sua visualização. A unidade principal e o equalizador são Pioneer. Atrás dos bancos, o espaço é tomado pelos amplificadores de potência, subwoofers e disqueteira
  • O motor 1.6 Mi: turbo pulsativo com 1,9 kg de pressão gera 310 cavalos de potência, sem bico extra. Além do chip da NPC Performance e dos bicos retrabalhados, um MAP de pressão positiva auxilia no acerto
  • Instrumentação Auto Meter mantém o piloto ligado. O coletor pulsativo deixa o turbo em posição elevada, facilitando a montagem da pressurização.

 

Bonito na foto

Regularizar um carro fuçado está bem longe de ser uma missão impossível - claro que um carro “equipado” com molas cortadas, pneus carecas ou turbo fumando não tem a menor chance.
A verificação do carro é feita por meio de um teste de rolagem: o carro roda em um equipamento que analisa suspensão, freio e até emissões. Depois, um dinamômetro de chassi verifica a potência e define em qual das alíquotas de IPVA o foguete vai entrar. Quanto mais alta a potência, maior será o valor do imposto.
Além de estar tudo funcionando, outra exigência é a apresentação dos comprovantes de compra (recibos ou notas fiscais) dos equipamentos instalados.
Depois dos testes, é hora da foto. Isso aí, o laudo técnico RTQ 24 (Inspeção de veículos rodoviários automotores - modificação ou alteração artesanal) sai com uma descrição dos equipamentos e com uma foto da caranga.
Digite http://www.inmetro.gov.br/organismos e clique em “Segurança Veicular”. Agora, é só verificar qual empresa credenciada - capaz de realizar o RTQ 24 - está mais próxima de você.



O dono da bagaça


FP: E essa documentação, os testes... devem ter custado uma boa grana.
Foi uns R$ 600. O que eu gastaria com multa, guincho e estadia no pátio por rodar irregular cobre o custo dessa documentação.

FP: Já “estreou” os documentos na rua?
Lógico! Saveiro socadona e turbão é parada obrigatória, né? Já me pararam duas vezes e foi tudo legal. Na segunda vez, o guarda até deu parabéns pela atitude de legalizar.

 



 

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