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"Turbo Legal" - Revista Full Power - Ed.
27 - Julho/2004.
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Turbo Legal
Sem encrenca com a polícia: preparador roda com
Saveiro tranqüilamente todos os dias.
por Teco Caliendo
fotos Cleber Bonato
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VW
Saveiro 1.6 roda turbinada com pressão no talo (1,9 kg),
suspensão sacada, com rodas 17, som pesado e... Dentro
da lei! Saiba como isso é possível
Ao comprar uma Saveiro 99, o preparador Marcos Eli estava tomado
por um único desejo: transformar a picape num canhão
de rua com visual insano e, principalmente, que não fosse
uma fonte de dor de cabeça.
O preparador é um dos donos da NPC Performance,
de São Bernardo do Campo (SP) e demonstra muita preocupação
em andar na linha para não ficar sem o grande
amor da sua vida: Vejo meus clientes gastando uma bala nas
carangas e se encrencando com a polícia. Não quero
esse tipo de problema, mas também não abro mão
de andar com a Saveiro.
Depois de pesquisar, ele consegui deixar a Saveiro quente.
Um laudo com uma série de testes foi elaborado e os documentos
estão em ordem (veja abaixo).
No
motor AP 600 original, um kit de coletor pulsativo da Mack Tech
e turbo Lacon S2A com 1,9 de pressão resultaram em 250 cv
(na roda) a 5300 rpm. As outras alterações que ajudaram
na performance são o comando de válvulas especial
e corpo de borboleta NPC Performance (com maior diâmetro).
Além do chip e dos bicos retrabalhados, um outro equipamento
foi usado no acerto da caranga: um MAP - sensor que mede a pressão
do coletor -, especial para carros turbinados.
Naveguei na internet muitas noites até encontrar um
MAP de pressão positiva, compatível com a injeção
MI, conta Marcos.
Um kit de freio a disco nas quatro rodas - com os dianteiros sarados,
ventilados e fresados - da Powerbrakes, seguram a bronca na hora
de parar e enchem as rodas aro 17. A única
observação é que para usar os discões
é necessário também uma roda maior - se não
for no mínimo aro 15, você terá uma surpresa
desagradável, além do pneu furado.
Para andar colado no chão com segurança e conforto,
a suspensão foi trocada por um conjunto de rosca com molas
de 2,5 de diâmetro e amortecedores mais curtos, da Contraste.
Markinhos não esqueceu do interior, tratou de melhorar o
acabamento com os bancos de couro e sistema de entretenimento: DVD,
CD e sonzeira de responsa com kit de voz Profile e dois subs de
10 NAR. Todo o conjunto é empurrado por módulos
Audio Bank. O estepe foi enviado para a caçamba para liberar
espaço para a caixa selada, atrás dos bancos.
O 1.6 é monitorado por conta-giros com memória, manovacuômetro
e manômetro de combustível - tudo da gringa Auto Meter.
Para saber se a mistura está sempre correta, um hallmeter
da HIS também foi instalado.
O visual não foi esquecido com as rodas
modelo RS4, o retrovisor cromado e tratamento "GTI": capô,
faróis e painel.
O dono da bagaça anda todos os dias, feliz da vida com
sua caranga. Não é para menos, ter uma caranga socada
e turbinada sem preocupação com lei...Não tem
preço!
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- Entretenimento de responsa: com o carro em movimento,
o monitor de 7 recebeuma capa protetora que impede
a sua visualização. A unidade principal e
o equalizador são Pioneer. Atrás dos bancos,
o espaço é tomado pelos amplificadores de
potência, subwoofers e disqueteira
- O motor 1.6 Mi: turbo pulsativo com 1,9 kg de pressão
gera 310 cavalos de potência, sem bico extra. Além
do chip da NPC Performance e dos bicos retrabalhados, um MAP de pressão
positiva auxilia no acerto
- Instrumentação Auto Meter mantém
o piloto ligado. O coletor pulsativo deixa o turbo em posição
elevada, facilitando a montagem da pressurização.
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Bonito na foto
Regularizar um carro fuçado está bem longe de ser
uma missão impossível - claro que um carro equipado
com molas cortadas, pneus carecas ou turbo fumando não tem
a menor chance.
A verificação do carro é feita por meio de
um teste de rolagem: o carro roda em um equipamento que analisa
suspensão, freio e até emissões. Depois, um
dinamômetro de chassi verifica a potência e define em
qual das alíquotas de IPVA o foguete vai entrar. Quanto mais
alta a potência, maior será o valor do imposto.
Além de estar tudo funcionando, outra exigência é
a apresentação dos comprovantes de compra (recibos
ou notas fiscais) dos equipamentos instalados.
Depois dos testes, é hora da foto. Isso aí, o laudo
técnico RTQ 24 (Inspeção de veículos
rodoviários automotores - modificação ou alteração
artesanal) sai com uma descrição dos equipamentos
e com uma foto da caranga.
Digite http://www.inmetro.gov.br/organismos
e clique em Segurança Veicular. Agora, é
só verificar qual empresa credenciada - capaz de realizar
o RTQ 24 - está mais próxima de você.
O dono da bagaça
FP: E essa documentação, os testes... devem ter
custado uma boa grana.
Foi uns R$ 600. O que eu gastaria com multa, guincho e estadia no
pátio por rodar irregular cobre o custo dessa documentação.
FP: Já estreou os documentos na rua?
Lógico! Saveiro socadona e turbão é parada
obrigatória, né? Já me pararam duas vezes e
foi tudo legal. Na segunda vez, o guarda até deu parabéns
pela atitude de legalizar.
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