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Mídia

 

"Máquina Mortífera" - Revista Full Power - Ed. 26 - Junho /2004
Máquina Mortífera

 


Full Power

Tome fôlego: A3 de Porto Alegre (RS) tem rodas 18", carroceria em dois tons, DVD, bancos concha, portas sem maçanetas, capô e pára-lamas rasgados e muito mais...

por Teco Callendo
Fotos: Cléber Bonato


 

Basta uma etapa de um campeonato tuning no Rio Grande do Sul para que o empresário Eduardo Portella Fernandes (o Duda) fature mais de um troféu de campeão para sua loja - a CHT Tuning, de Porto Alegre (RS). Duda já exibiu esse mesmo A3 na FULLPOWER de março de 2003 - "mesmo A3" numas, porque na realidade...


Há um ano e meio, Duda enviou seu carro para preparação mecânica em São Paulo (SP). Não deu outra, FULLPOWER clicou o Audi! Dessa vez, fomos ao encontro da fera em seu hábitat. E na presença de seu domador (o tuner Eduardo) registramos todos os detalhes desse Veloz cada vez mais Furioso.
O visual é completamente diferente. Com o passar do tempo, o corpo do animal foi encoberto com uma "pele" mais radical e superbrilhante. Da metade para baixo, laranja forte. Na porção superior, preto. A mutação só foi possível graças à parceria com a empresa Orange, especializada em comunicação visual. Curtiu? Então prepare-se para investir cerca de R$ 2.000 e deixar a caranga no estaleiro por uma semana.
Portas e tampa traseira tiveram maçanetas emoldura de placa amputadas: ficou tudo liso - shaved, como dizem os gringos. A abertura é feita por controle remoto.
Os sinais de agressividade estão por todo o corpo. Os pára-lamas, por exemplo, agora exibem enormes saídas de ar. "Tudo feito na lata. Nada de massa ou fibra de vidro", ressalta Duda. Os repetidores de pisca originais não existem mais. O capô negro é FULLPOWER, com tudo o que tem direito: duas enormes saídas de ar, pintura especial, travas de competição...A colocação da tampa de bocal de abastecimento (tipo competição) também exigiu um trampo artesanal de funilaria: é perfeito!
Os pára-choques são da nova linha da marca brasileira Torky. "A peça dianteira foi feita sob medida para acomodar o enorme intercooler", diz Gabriel Gargioni Junior, dono da Torky. Atrás, o pára-chocão serve de moldura para uma ponteira de escape nervosa - Raceway, modelo MTR9.
Se você é maníaco por rodas, pire o cabeção nas redondas desse Audi. Mille Miglia Ravia II aro 18", de duas peças cada. A pintura é "Gun Metal": um meio termo de preto e roxo bem escuro, com aspecto superenvernizado. As "borrachas" são Yokohama Zemura, 225/40.
Os faróis foram tunados pelo próprio Duda, na CHT. A máscara interna foi pintada de preto e a iluminação ganhou kit de xenônio (Hella, de 8000 K), Angel Eyes e luz estroboscópica. A viatura é iluminada até por baixo: um kit de néon azul, da GPP Tuning, ilumina a rota da nave.
E já que um bom tuning só é conseguido com uma boa dose de preocupação com detalhes...Duda não deixou escapar nada! Os retrovisores externos parecidos com os utilizados no Mercedes-Benz SLR, segundo o tuner, são a última tendência na Europa. "Esse modelo acabou de ser lançado. Digo com orgulho que os carros da CHT são os primeiros a contar com esse equipamento no Brasil."

 

Tudo diferente e com muito bom gosto. Repare nos detalhes: a cor é, na verdade, um adesivo de primeira qualidade; tampa do porta-malas e capô com travas de competição; néon dentro e fora; rodas com pintura especial; espelhos esportivos; faróis personalizados...

Internamente, a insanidade continua. Os macios e requintados bancos originais foram aposentados por quatro bancos concha da Momo. Da mesma marca ainda vieram volante, soleiras de porta e manopla do freio de mão. Democrático, Duda também usou produtos da marca Sparco: pedaleiras e manopla de câmbio.
A sonzeira multimídia foi toda revisada e, de quebra, ganhou uma tela de cristal líquido sarada, de 7''. Instalada no centro do carro, ela é a garantia de diversão e entretenimento para quem viaja nos conchas traseiros.O porta-malas continua apavorando: no assoalho, há um subwoofer quadrado de 10'' (Solobaric) e dois módulos amplificadores de potência (Impulse) - tudo da Kicker. No painel, um DVD-player Kenwood KVT-910 é o destaque.
Para controlar a máquina, o piloto tem uma completa linha de relógios Auto Meter. Na coluna esquerda, um pod acomoda manômetros de turbo e de combustível (álcool) e conta-giros. À frente do câmbio, manômetro de óleo e voltímetro. Por fim, acima do porta-luvas, termômetro (água), hallmeter e manômetro (nitro).

 

No assoalho do porta-malas, um sub quadrado e dois amplificadores de potência da Kicker são o destaque. As laterais são revestidas de alumínio

Estilo Domenic Toretto: no A3, os cilindros de nitro ficam sob o assento do banco do passageiro.

O acerto do motor foi feito por Fábio Reolon, da oficina paulista NPC Performance : "a preparação é praticamente a mesma de um anoatrás. Só afinamos o carro para andar sem falhas". No Dino, o Audi mostrou que seu motor tem 299 cv. Adicione mais 30 cv do kit nitro e...Divirta-se!

Tuning: até a tampa do motor foi personalizada com um grafite muito louco. A barra anti-torção melhora a direção e protege a carroceria das rachaduras. Filtrão sarado, nitro, válvulas do upgrade turbinado, porta-fusível do som: cofre bombado!

 

 

O dono da bagaça


DudaFP: A primeira fase da preparação foi feita na Funari e a Segunda na NPC Performance . Por quê?
Duda: Foi uma questão de afinação. O carro deu alguns paus no começo. Como eu já pensava em nitrar, preferi deixar o A3 bem liso e acertado.

FP: Ensina pra gente algumas gírias automotivas típicas da região sul do Brasil.
Duda: Por aqui, carro enfeitado demais é conhecido como embandeirado ou pinheirinho. Manopla de câmbio é palanca. Mas isso é de menos: o que vale mesmo é curtir tuning.


 

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