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"Máquina Mortífera" - Revista Full Power - Ed. 26 - Junho /2004
Máquina Mortífera
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Full Power
Tome fôlego: A3 de Porto Alegre (RS) tem rodas 18",
carroceria em dois tons, DVD, bancos concha, portas sem
maçanetas, capô e pára-lamas rasgados e muito mais...
por Teco Callendo
Fotos: Cléber Bonato
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Basta uma etapa de um campeonato tuning no Rio Grande do Sul para
que o empresário Eduardo Portella Fernandes (o Duda) fature mais
de um troféu de campeão para sua loja - a CHT Tuning, de Porto Alegre
(RS). Duda já exibiu esse mesmo A3 na FULLPOWER de março de 2003
- "mesmo A3" numas, porque na realidade...
Há
um ano e meio, Duda enviou seu carro para preparação mecânica em
São Paulo (SP). Não deu outra, FULLPOWER clicou o Audi! Dessa vez,
fomos ao encontro da fera em seu hábitat. E na presença de seu domador
(o tuner Eduardo) registramos todos os detalhes desse Veloz
cada vez mais Furioso.
O visual é completamente diferente. Com o passar do tempo, o corpo
do animal foi encoberto com uma "pele" mais radical e
superbrilhante. Da metade para baixo, laranja forte. Na porção superior,
preto. A mutação só foi possível graças à parceria com a empresa
Orange, especializada em comunicação visual. Curtiu? Então prepare-se
para investir cerca de R$ 2.000 e deixar a caranga no estaleiro
por uma semana.
Portas e tampa traseira tiveram maçanetas emoldura de placa amputadas: ficou tudo liso - shaved, como dizem
os gringos. A abertura é feita por controle remoto.
Os sinais de agressividade estão por todo o corpo. Os pára-lamas,
por exemplo, agora exibem enormes saídas de ar. "Tudo feito
na lata. Nada de massa ou fibra de vidro", ressalta Duda. Os
repetidores de pisca originais não existem mais. O capô negro é
FULLPOWER, com tudo o que tem direito: duas enormes saídas de ar,
pintura especial, travas de competição...A colocação da tampa de
bocal de abastecimento (tipo competição) também exigiu um trampo
artesanal de funilaria: é perfeito!
Os pára-choques são da nova linha da marca brasileira Torky. "A
peça dianteira foi feita sob medida para acomodar o enorme intercooler",
diz Gabriel Gargioni Junior, dono da Torky. Atrás, o pára-chocão
serve de moldura para uma ponteira de escape nervosa - Raceway,
modelo MTR9.
Se você é maníaco por rodas, pire o cabeção nas redondas desse Audi.
Mille Miglia Ravia II aro 18", de duas peças cada. A pintura
é "Gun Metal": um meio termo de preto e roxo bem escuro,
com aspecto superenvernizado. As "borrachas" são Yokohama
Zemura, 225/40.
Os faróis foram tunados pelo próprio Duda, na CHT. A máscara interna
foi pintada de preto e a iluminação ganhou kit de xenônio (Hella,
de 8000 K), Angel Eyes e luz estroboscópica. A viatura é iluminada
até por baixo: um kit de néon azul, da GPP Tuning, ilumina a rota
da nave.
E já que um bom tuning só é conseguido com uma boa dose de preocupação
com detalhes...Duda não deixou escapar nada! Os retrovisores externos
parecidos com os utilizados no Mercedes-Benz SLR, segundo o tuner,
são a última tendência na Europa. "Esse modelo acabou de ser
lançado. Digo com orgulho que os carros da CHT são os primeiros
a contar com esse equipamento no Brasil."
Tudo diferente e com muito bom gosto. Repare nos detalhes: a
cor é, na verdade, um adesivo de primeira qualidade; tampa do
porta-malas e capô com travas de competição; néon dentro e fora;
rodas com pintura especial; espelhos esportivos; faróis personalizados...
Internamente,
a insanidade continua. Os macios e requintados bancos originais
foram aposentados por quatro bancos concha da Momo. Da mesma marca
ainda vieram volante, soleiras de porta e manopla do freio de
mão. Democrático, Duda também usou produtos da marca Sparco: pedaleiras
e manopla de câmbio.
A sonzeira multimídia foi toda revisada e, de quebra, ganhou uma
tela de cristal líquido sarada, de 7''. Instalada no centro do
carro, ela é a garantia de diversão e entretenimento para quem
viaja nos conchas traseiros.O porta-malas continua apavorando:
no assoalho, há um subwoofer quadrado de 10'' (Solobaric) e dois
módulos
amplificadores de potência (Impulse) - tudo da Kicker. No painel,
um DVD-player Kenwood KVT-910 é o destaque.
Para controlar a máquina, o piloto tem uma completa linha de relógios
Auto Meter. Na coluna esquerda, um pod acomoda manômetros de turbo
e de combustível (álcool) e conta-giros. À frente do câmbio, manômetro
de óleo e voltímetro. Por fim, acima do porta-luvas, termômetro
(água), hallmeter e manômetro (nitro).
No assoalho do porta-malas, um sub quadrado e dois amplificadores
de potência da Kicker são o destaque. As laterais são revestidas
de alumínio
Estilo Domenic Toretto: no A3, os cilindros de nitro ficam sob
o assento do banco do passageiro.
O acerto do motor foi feito por Fábio Reolon, da oficina paulista NPC Performance : "a preparação é praticamente a mesma de um anoatrás. Só afinamos o carro para andar sem falhas". No Dino,
o Audi mostrou que seu motor tem 299 cv. Adicione mais 30 cv do
kit nitro e...Divirta-se!
Tuning: até a tampa do motor foi personalizada com um grafite
muito louco. A barra anti-torção melhora a direção e protege a
carroceria das rachaduras. Filtrão sarado, nitro, válvulas do
upgrade turbinado, porta-fusível do som: cofre bombado!
O
dono da bagaça
FP: A primeira fase da preparação foi feita na Funari e a Segunda
na NPC Performance . Por quê?
Duda: Foi uma questão de afinação. O carro deu alguns paus no começo.
Como eu já pensava em nitrar, preferi deixar o A3 bem liso e acertado.
FP: Ensina pra gente algumas gírias automotivas típicas da região
sul do Brasil.
Duda: Por aqui, carro enfeitado demais é conhecido como embandeirado
ou pinheirinho. Manopla de câmbio é palanca. Mas isso é de menos:
o que vale mesmo é curtir tuning.
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