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"Mais Especial" - Revista Full Power - Ed.
21 - Janeiro/2004
Astra "IRADO", com motor preparado pela NPC Performance Power Chips
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Mais Especial
Astra Edição Especial ficou ainda mais exclusivo:
ganhou turbo para chegar aos 250 cv e tuning para chamar
a atenção
por Eduardo Bernasconi
fotos Cleber Bonato
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O Astra Sedan é
um dos modelos mais comportados quando sai da linha montagem.
Além do visual sisudo, as opções de motor quatro cilindros (1.8
ou 2.0, 8V ou 16V) deixam a desejar: falta potência e o consumo
é elevado. Leandro Vitoretti, de São Caetano do Sul (SP) comprou
seu Astra série especial Milenium e não pensou duas vezes: tunou
e turbinou. A parte estética ficou por conta da Flash Wheels.
Já o motor, teve o trabalho realizado pela NPC Performance.
Ambas lojas são do ABC paulista e já trabalharam em conjunto
em vários veículos. No dia-a-dia, rodar com o carro ficou mais
divertido e mais rápido.
O kit turbo montado com turbina pequena e 0,8 kg de pressão não fez
milagre mas ajuda e muito o desempenho.
No dinamômetro
Dynojet, foram apontados 198 cv na roda, cerca de 250 cv no
motor. E não foram utilizados bicos extra na injeção de combustível,
que continua com bomba de combustível elétrica original. Segundo
Fábio Reolon, da NPC Performance, os bicos originais foram
abertos (tiveram a capacidade de vazão dobrada) por eletroerosão
e a gasolina deu lugar ao álcool no reservatório de combustível
(a bomba elétrica continua original).
Nem mesmo a embreagem foi trocada (continua
a original). Ou seja, o pedal é macio e o consumo não chega
a ser um exagero perto dos números originais (5 km/litro). A partir
das 2.000 rpm a turbina enche o motor 1.8, que chega rapidamente ao
limite de giro, pouco acima das 6.000 rpm. As rodas dianteiras não
perdem tração pois não estamos falando de um canhão, mas um pouco
mais de corda no parafuso da pressão vai levantar fumaça dos pneus
calçados em rodas TSW aro 17".
O escape 2,5 polegadas ronca mas não denuncia
o turbo. Porém, ao passar dos 3.500 giros, quando a turbina já está
soprando forte, não há quem não perceba. E o espirro nas trocas
de marchas no câmbio manual de cinco velocidades entregam os pontos
definitivamente: a válvula de prioridade faz barulho sem dó: tchiiiiii
!!! A suspensão mais baixa, sem exageros, ganhou molas Eibach -
manteve o conforto, deixou o visual mais agressivo e tornou a estabilidade
compatível como o novo rendimento turbinado do sedan.
A instalação das molas foi feita na Flash,
que cuidou também da personalização e sonorização do carro. Os pára-choques
ganharam tela metálica, material que também roubou o lugar da grade
dianteira. Somada a suspensão mais baixa e o pára-choque tunado,
exige mais cuidado ao sair de garagens e passagens de valetas.
O capô pintado de preto fosco, com uma
extensão da pintura que atinge o pára-choque dianteiro, está agora
com duas entradas de ar para melhorar a refrigeração do motor e
acabamento com tela metálica também.
Na cabine, tapetes metálicos e bancos
forrados em couro, assim como a laterais de portas, manopla de câmbio
esportiva W-One (mesma marca das pedaleiras), volante Lenker, além
de neon azul, a mesma tonalidade do neon externo e do porta-malas,
que ilumina os quatro sub-woofers (dois de 15" e dois de 10"). Nervoso
! Além de CD, pode-se curtir um DVD também, na tela do aparelho
Alpine CVA-1004.
Os olhos do Astra tiveram as máscaras
pintadas de preto e receberam angel eyes (aros de neon que
acendem em tonalidade azul). Os custos da brincadeira, que
pode ser aplicada em qualquer modelo, passam dos R$ 10.000.
O que torna caro, principalmente, é o sistema de som, especialmente
o aparelho para assistir DVD, da Alpine, que vara os R$ 5.000.
Quem quiser o motorzão apenas, vai
gastar um pouco menos de R$ 5.000 para sair rodando de motor turbinado, com
menos de 1.0 kg de pressão e mais que o dobro da potência original,
caso o trabalho seja executado numa boa oficina.
O dono da bagaça
Leandro Vitoretti
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Satisfeito com o motor ?
Gostei bastante. Desde que
comprei o Astra, há alguns meses, achava seu desempenho ruim.
Para acompanhar as mudanças visuais, acho que um motor fortinho
vai bem.
E os 200 cv na roda (perto de 250 cv no motor) são suficientes
?!
Rodo com o carro todos os dias.
Não dá para conciliar um canhão com uso diário. Ou seja, me
divirto com o Astrinha tunado e turbinado !
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