|
Stilo Nitrado " - Revista Full Power - Ed.
21 - Abril/2003
Kit nitro da NX aplicado por preparador da NPC Performance Power Chips
|
Escorpião Rei
De uma só vez, Stilo Abarth 2.4 ganha kit nitro
com 78 cv, body kit nervoso e som pesadão
por Péricles Malheiros
fotos Cléber Bonato
|
Nada de doses homeopáticas na hora
de equipar o carro. O jovem Élcio Oliveira, 22 anos, foi
radical com seu Stilo Abarth 2.4 20V: "Depois que comecei,
não parei mais. Primeiro foi o som, depois o nitro, o bodykit...".
Para montar o som, ele optou pela unidade
Morumbi da loja TMD, em São Paulo. Depois de duas semanas
parado, o carro foi transferido para a unidade Jardins da TMD. Lá,
o Stilo ficou na responsa do instalador Sérgio Maciel dos
Santos, um dos especialistas mais badalados de São Paulo
quando o assunto é criatividade em acabamento de som automotivo.
A tela que protege os dois subs Diamond, por exemplo, é de
madeira e traz a imagem vazada de um escorpião - símbolo
da Abarth.
Kit nitro com 78 cavalos
O "veneno letal" (um kit
nitro da NX) foi aplicado por Marcos Eli, sócio
e preparados da NPC Performance. A medição no
dinamômetro Dynojet comprovou que a pancada do nitro
é violenta: foram 62,5 cavalos na roda, ou seja, mais
de 78 cv no motor! Para suportar a violência, o coletor
plástico de admissão é devidamente "travado",
com solda plástica e fita tensionadora. Para disparar
o nitro é necessário ativar uma chave geral
(tipo aviação) e afundar o pé no acelerador
(kickdown).
O motor ficou forte. A sonzeira, então,
potente e com alta fidelidade. Mas ainda faltava dar um talento na
aparência do Stilo. Para deixar o visual da carroceria compatível
com o desempenho e a sonzeira, Élcio levou sua caranga até
a Star Paint. De lá, o Fiat saiu com um kit aerodinâmico
completo - destaque para os pára-choques esportivos da Personal
Parts.
As rodas originais (aro 16") foram
trocadas por um jogo de aro 17", da Mangels, numa transação
com o pessoal da loja Two Brothers.
O dono da bagaça
Élcio Oliveira |
Apesar do visual invocado, o escape do seu Stilo não
é tão roncador. Questão de gosto?
Exatamente! A primeira versão
do escape ficou muito barulhenta. Então, eu voltei
à Binho Escapes e o próprio Binho tratou de
colocar mais um abafador. Ficou 10!
E quando acabar a garantia, vai descontrolar?
Ah, vou! Não vou mandar
forjar, mas certamente vou turbinar e providenciar mais alguns
cavalinhos de nitro. Quero que a potência chegue aos
350 cavalos.
|
|
|