PesquisarPesquisar
Nascarchips nas redes sociais Veja nosso perfil no Facebook Siga-nos no Twitter e saiba tudo
Veja muitos vídeos em nosso canal no Youtube

Mídia

Passe de mágica - Revista Fullpower - 2013.

 


Full Power

Alteramos um Renault Sandero de motor ao visual e vamos
devolvê-lo assim para a fábrica. Quem sabe assim eles
não se animam em oferecer uma série mais invocada...

por Eduardo Benasconi
fotos João Mantovani


 

NPC Performance na FullPower

Há algumas semanas, pegamos um Renault Sandero 1.6 8V Hiflex para realizarmos alterações leves. Por incrível que pareça, há alguns entusiastas dentro da empresa franco-brasileira que nos cederam o hatch e pediram para colocarmos alguns equipamentos que poderiam ser oferecidos nas concessionárias, sem causar problemas com garantia, segurança...

A primeira medida foi interferir na central eletrônica e saber quanto é possível ganhar em potência e torque sem alterações mecânicas. Os parâmetros foram manipulados por Fábio Reolon, da NPC Performance. O especialista foi taxativo: "esses motores flex têm acerto muito bom para uso diário. Conseguir ganhos sem trocas de peças mecânicas é bem difícil e o consumo pode aumentar", comentou. Realmente, o ganho foi apertado: pouco mais que quatro cavalos além dos 108 originais e menos de 1 kgfm de força extra. Além disso, o consumo aumentou perto de 10%. Para otimizar o resultado na reprogramação eletrônica, o ideal é adotar um filtro de ar esportivo externo e se possível trabalhar escape e catalisador. A outra alternativa é partir para a ignorância: tubinar o quatro cilindros e aí, sim, chegar perto dos 200 cv com o caracol acertado em cerca de 1,0 kg de pressão.

NPC Performance na FullPower

Ao sair da NPC Performance, em São Bernardo do Campo, o compacto da Renault foi para a Castor Suspensões, em Jundiaí. André Luis, responsável pela empresa e por desenvolver vários kits de molas esportivas (fixa) e com regulagem (ar e rosca), foi avisado que esse Sandero voltaria à Renault, para rodar com engenheiros e os que gostam de modificados da fábrica. André ficou alguns dias com o carro estudando a instalação e não simplesmente encaixou suas molas no lugar.

Os ajustes finos deixaram o carro cinco centímetros mais baixo e os amortecedores foram retrabalhados, com troca de válvulas internas e de óleo. O carro ficou bem mais rápido e firme. Claro que ficou mais duro, porém, ainda com conforto surpreendente.

Grande parte da melhoria dinâmica se deve às novas rodas Scorro, aro 17, modelo S215. Os pneus Nankang 215/45, enviados pela Motorcrazy (Curitiba, PR) foram escolhidos nessa medida para manter o máximo de conforto para um carro de grande volume e consumidores que querem aros maiores, mas pneus que possam absorver impactos sem amassar as rodas. Evidente que ficaria mais bonito se fossem mais baixos e até mais estreitos, para seguir a tendência "stretch". Mas, também seria arriscado para um carro de linha. O conjuto rodas/pneus 17" + suspensão trabalhada cumpriu o pretendido: mais estilo com bom comportamento.

Para mudar levemente o visual de forma reversível e atrativa, Luiz "Luuk-film" Agostinho se inspirou em alguns carros da Renault Sport vendidos na Europa. "Fiz faixas e quadriculados que remetem a competição, como em algumas versões RS européias. A película deu velocidade á carroceria, desde o capô e teto, até as laterais ". Tudo isso, aliado a um belo par de bancos tipo concha, da Shutt, instigam uma tocada mais esportiva de pequeno hatch, que ganha todas essas alterações em pouco tempo: as mudanças podem ser resolvidas em até duas semanas, desde a preparação até o visual.

Alguns itens encarecem o projeto, como o par de bancos, que chega perto de R$ 3 mil. Mesmo assim, podem ser passados para um próximo projeto.

Entre adesivar e rebaixar, no entanto, a brincadeira fica na casa dos R$ 1,5 mil. Nada de outro mundo para diluir em parcelinhas na concessionária.

NPC Performance na FullPower

 

 

 


Voltar

 


Desenvolvimento: Netbit Internet (http://netbit.com.br) / nascarchips.com, Todos os Direitos Reservados
Netbit Internet