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Fusca APR 390 cv - Fuscão aceita desafio em interlagos - Revista FullPower - 2013.

 


Full Power

FullPower coloca o Fusca preparado para rodar em Interlagos ...

Texto e Fotos João Mantovani


 

NPC Performance na Full Power

Esse mês, pela primeira vez, convidamos um carro preparado para algumas voltas lançadas em Interlagos, durante as medições do Fullpower Lap do Volvo desta edição (acompanhe a partir da página 82). O convite, na verdade, foi mais em tom de desafio, pois todas as responsabilidades do teste ficaram por conta de Fabio Reolon, da NPC Performance. Ou seja: para validar o tempo do Fusca 390 cv (às 6.100 rpm), o carro deveria completar três voltas rápidas nas mãos de um de nossos pilotos oficiais do Lap, e no caso de qualquer problema, o preparador deveria arcar com as consequências. Embaixo do capô deste VW está uma preparação APR, com turbo K-04 da KKK, intercooler maior, saída de escape de 3 polegadas e filtro de ar da VW Racing, além de um sistema de freios gigantescos da marca Brembo, o mesmo do Audi R8.

Trato feito, hora de acelerar o Fuscão. Danilo Dirani assumiu feliz da vida o banco do motorista e logo percebeu a força do VW preparado. O piloto fez uma volta de aquecimento e rasgou a reta dos boxes forte. Na freada do S do Senna, o velocímetro apontava quase 230 km/h. Contornou a famosa sequência de curvas e logo estava na reta oposta. Mais uma freada forte e desceu o lago, controlando o acelerador para não perder a frente do carro. Mesmo em quarta marcha, ao chegar perto da zebra interna na tangente, um pouco a mais de pedal fazia a frente escorregar forte, apesar das rodas de aro 20" e sistema de suspensão firme, equipado com amortecedores Koni, importados.

NPC Performance na Full Power

Depois dessas duas freadas fortes, o sistema do R8 já não estava tão eficiente. Ainda assim, o miolo do traçado paulistano não exigiu muito e, só depois de completar a volta e rasgar novamente pela reta foi que o piloto percebeu o tamanho da encrenca. Na hora de montar no pedal para contornar novamente o S, o pesado VE (são 1.417 kg, quando original) praticamente não respondeu o Fusca passou reto, direto para a área de escape. Isso é um sintoma do famoso fading, resultado de um super aquecimento do óleo do sistema. Assim, para cada volta rápida, o piloto precisava de uma extra lenta para esfriar os freios.

Na terceira volta mais acostumado com o excesso de torque (são 50 kgfm), Dirani conseguiu dosar bem aceleração e frenagens para virar 2min 01seg 260 - o modelo original, testado na edição passada, virou 2min 05seg 871. Depois, tome volta lenta para ventilar bem os freios e esfriar o sistema, que literalmente ferve quando exigido ao extremo. O motor, por outro lado, de nada reclamou, nem o preparador, satisfeito com o resultado de sua obra, que soma mais de R$ 20 mil ao preço do carro, só em preparação de motor.

NPC Performance na Full Power

E aí, quem mais assume a responsabilidade de deixar um bólido preparado em nossas mãos para três voltas rápidas em Interlagos?

Se você quer mostrar seu trabalho, mande email para redação@revistafullpower.com.br com a ficha técnica do seu carro. Assim que tivermos pista liberada, seu telefone vai tocar.

E lembre-se: está na pista, é para acelerar!

 

  Assista ao vídeo:

Clique abaixo para reproduzir.


Fusca APR 390 cavalos em Interlagos



 

 

 


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