Esse mês, pela primeira vez, convidamos um carro preparado para algumas voltas lançadas em Interlagos, durante as medições do Fullpower Lap do Volvo desta edição (acompanhe a partir da página 82). O convite, na verdade, foi mais em tom de desafio, pois todas as responsabilidades do teste ficaram por conta de Fabio Reolon, da NPC Performance. Ou seja: para validar o tempo do Fusca 390 cv (às 6.100 rpm), o carro deveria completar três voltas rápidas nas mãos de um de nossos pilotos oficiais do Lap, e no caso de qualquer problema, o preparador deveria arcar com as consequências. Embaixo do capô deste VW está uma preparação APR, com turbo K-04 da KKK, intercooler maior, saída de escape de 3 polegadas e filtro de ar da VW Racing, além de um sistema de freios gigantescos da marca Brembo, o mesmo do Audi R8.
Trato feito, hora de acelerar o Fuscão. Danilo Dirani assumiu feliz da vida o banco do motorista e logo percebeu a força do VW preparado. O piloto fez uma volta de aquecimento e rasgou a reta dos boxes forte. Na freada do S do Senna, o velocímetro apontava quase 230 km/h. Contornou a famosa sequência de curvas e logo estava na reta oposta. Mais uma freada forte e desceu o lago, controlando o acelerador para não perder a frente do carro. Mesmo em quarta marcha, ao chegar perto da zebra interna na tangente, um pouco a mais de pedal fazia a frente escorregar forte, apesar das rodas de aro 20" e sistema de suspensão firme, equipado com amortecedores Koni, importados.
Depois dessas duas freadas fortes, o sistema do R8 já não estava tão eficiente. Ainda assim, o miolo do traçado paulistano não exigiu muito e, só depois de completar a volta e rasgar novamente pela reta foi que o piloto percebeu o tamanho da encrenca. Na hora de montar no pedal para contornar novamente o S, o pesado VE (são 1.417 kg, quando original) praticamente não respondeu o Fusca passou reto, direto para a área de escape. Isso é um sintoma do famoso fading, resultado de um super aquecimento do óleo do sistema. Assim, para cada volta rápida, o piloto precisava de uma extra lenta para esfriar os freios.
Na terceira volta mais acostumado com o excesso de torque (são 50 kgfm), Dirani conseguiu dosar bem aceleração e frenagens para virar 2min 01seg 260 - o modelo original, testado na edição passada, virou 2min 05seg 871. Depois, tome volta lenta para ventilar bem os freios e esfriar o sistema, que literalmente ferve quando exigido ao extremo. O motor, por outro lado, de nada reclamou, nem o preparador, satisfeito com o resultado de sua obra, que soma mais de R$ 20 mil ao preço do carro, só em preparação de motor.
E aí, quem mais assume a responsabilidade de deixar um bólido preparado em nossas mãos para três voltas rápidas em Interlagos?
Se você quer mostrar seu trabalho, mande email para redação@revistafullpower.com.br com a ficha técnica do seu carro. Assim que tivermos pista liberada, seu telefone vai tocar.
E lembre-se: está na pista, é para acelerar!
Assista ao vídeo:
Clique abaixo para reproduzir.
Fusca APR 390 cavalos em Interlagos